Receba conteúdo exclusivo sobre comércio eletrônico

Receba o nosso orçamento

Digite seus dados abaixo para que nossos consultores de vendas possam entrar em contato com você:

3 principais dúvidas sobre desenvolvimento de loja virtual

desenvolvimento de loja virtual - agência bleez

Depois de alguns bons anos trabalhando com e-commerce comecei a identificar algumas perguntas que todo mundo faz sobre desenvolvimento de loja virtual.

A ideia é respondê-las aqui, mas fique a vontade para perguntar mais nos comentários. 😉

1. Qual a melhor plataforma de loja virtual?

Nenhuma.

Eu consigo ver daqui a sua cara de “não to entendendo”, mas é isso mesmo, nenhuma plataforma é a melhor.

A verdade é que nesse caso a plataforma é como uma casa, você tem vários tipos, preços e tamanhos e a “melhor” vai ser aquela que se adequar ao seu momento de vida e ao seu bolso.

Se você é um jovem solteiro não vale a pena você tentar comprar uma casa gigante com 30 quartos. Você não vai ter dinheiro para comprar e manter algo deste tamanho e uma boa parte dela ficará completamente sub-utilizada. O melhor é alugar um apê pequeno e ficar lá enquanto sua vida permitir.

Se você é uma família composta de seu/sua cônjuge, você, dois filhos e um cachorro será bem complicado morar em um quitinete. A melhor coisa é procurar comprar uma casa maior.

A plataforma de loja virtual vai depender do tamanho da sua empresa, do tamanho da operação on-line que você está planejando criar e principalmente do quanto você pode investir.

Leia este post que fala sobre como escolher sua plataforma de e-commerce.

2. Como posso alavancar minhas vendas depois que a plataforma de loja virtual estiver pronta?

Para conseguir vender bem no e-commerce é preciso planejar a criação da loja e acompanhar o andamento após o lançamento.

Parece óbvio mas as pessoas acham que há uma fórmula mágica para ter milhões em vendas da noite pro dia mas não tem.

Até grandes e-commerce’s que tem muita bala na agulha pra investir em marketing tem prejuízo por que ainda não conseguiram uma forma de otimizar as receitas em relação aos gastos. Você que é pequeno não tem esse privilegio, então a melhor coisa é começar com calma, planejando e acompanhando os indicadores.

Para entender melhor sobre isso veja nosso post sobre como garantir o retorno sobre investimento no e-commerce.

3. Quanto tempo leva o desenvolvimento de loja virtual?

Isso também depende muito do tamanho da loja e do investimento que você pode fazer.

Hoje em dia existe meio que um modelo padrão de como uma loja virtual deve ser. Isso permite que existam o que chamamos de Plataformas Prontas ou Plataformas Alugadas. Essas plataformas são modelos padronizados que você pode contratar e começar a vender em no máximo 24 horas.

Porém pode ser que o seu modelo de negócios exija algo mais customizado, daí você terá que solicitar um desenvolvimento de uma plataforma para você. Dependendo do tamanho do desenvolvimento isso pode durar meses.

Aqui na Bleez nós trabalhamos com os dois modelos, isso permite que o cliente tenha liberdade de começar pequeno com uma plataforma pronta e depois migrar para uma customizada sem o trauma de fazer uma migração completa.

Vou deixar dois posts para você se aprofundar mais sobre loja virtual pronta e loja virtual sob demanda.

E se você já tem sua loja virtual, veja aqui quais os possíveis erros você pode estar cometendo