A importância do design exclusivo e responsivo para e-commerce

30/06/2020 Autor Convidado
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Este artigo foi escrito por Michele Leite, Redatora do Certificado Cursos Online.

Design responsivo e exclusivoUm dos segmentos do mercado com maior crescimento na atualidade é o e-commerce. Com o aumento de pessoas consumindo online, empresas de vendas online estão alcançando resultados expressivos.

Para aproveitar todos os benefícios desse segmento, é fundamental apresentar ao mercado um design exclusivo e responsivo. Essas são as principais características de um e-commerce de sucesso.

Por que investir em um design exclusivo e responsivo

De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) realizada em 2018, cerca de 48% dos jovens brasileiros fazem compras online e compram cursos online por meio do aparelho celular.

Com o crescimento do segmento, está crescendo também o número de players competindo pelo público consumidor. Nesse sentido, apenas os sites com design exclusivo e responsivo conseguem se destacar.

O que é o design para e-commerce

O design faz parte da identidade de uma marca e é uma das etapas da criação da loja virtual que envolve diversos aspectos gráficos, imagens e padrões utilizados. Dentro de um e-commerce, o design está presente no site, nas imagens, nos botões, na dinâmica de compras e muito mais.

Apesar de existirem modelos de sites prontos, que podem ser facilmente aplicados e utilizados, o recomendado é a criação de um padrão que seja único no mercado. Dessa forma a empresa consegue se destacar, melhorando seu posicionamento.

O que é um design exclusivo

A exclusividade é um dos grandes diferenciais para as empresas digitais. Todos os dias são criados milhares de negócios online, desde sites de notícias até plataformas de venda, como é o caso do e-commerce.

Para atrair a atenção dos consumidores, empresários se utilizam de designs exclusivos, que sejam completamente diferentes e personalizados, de acordo com as características, valores e propósitos do negócio.

Por exemplo, cada cor é responsável por despertar determinado sentimento e emoção nas pessoas. Por isso mesmo, o design cuida de cada detalhe, desde a escolha da paleta de cores até o formato e posição dos elementos.

Além disso, o design faz parte da identidade visual da empresa. Os consumidores se identificam com as características visuais da plataforma, o que contribui para a construção de um relacionamento com a marca.

Como criar um design exclusivo

Para criar um design exclusivo é necessário analisar, em primeiro lugar, as características do seu negócio, os valores que ele defende e qual mensagem ele deseja transmitir.

A exclusividade está muito relacionada à autenticidade, que é a marca das empresas que conseguem se expressar de forma única. Copiar os aspectos de outra plataforma ou reciclar designs não é uma boa ideia.

Ao planejar a identidade do seu e-commerce, também é importante levar em consideração as características do seu público, da sua audiência. Isso vai definir a linguagem a ser empregada, o estilo e padrões do desenho.

O que é um design responsivo

Ao mesmo tempo em que o e-commerce deve possuir um design exclusivo, ele também deve ser responsivo. Essa talvez seja uma das características mais importantes para o sucesso de uma plataforma de vendas online na atualidade.

No passado os sites eram construídos para serem acessados quase que exclusivamente pelo computador. Com o avanço da internet e dos dispositivos móveis, no entanto, as coisas mudaram.

Agora, boa parte dos acessos online acontece por meio dos smartphones, que possuem características bem diferentes do computador, começando pelo tamanho da tela. Por isso, para que os sites possam ser acessados com facilidade, devem ser responsivos.

Falar que um site é responsivo significa dizer que ele se adapta às diversas telas e dispositivos. Quando é carregado em um celular, por exemplo, ele apresenta uma estrutura própria para pequenos dispositivos, facilitando o acesso e navegação.

Para o segmento e-commerce essa é uma característica indispensável, tendo em vista que os celulares são usados constantemente para a realização de compras, pesquisa e comparação de preços.

Benefícios do design responsivo para e-commerce

Investir em uma plataforma responsiva é a chave para atingir resultados expressivos. Abaixo separamos alguns dos principais benefícios de transformar o seu e-commerce em uma página dinâmica, atualizada e moderna.

O design responsivo melhora a experiência do usuário

Se você deseja que o seu e-commerce seja exibido nos primeiros resultados das buscas no Google, a solução passa necessariamente pela construção de uma página responsiva, que carregue com perfeição em múltiplos dispositivos.

A gigante de pesquisas prioriza a exibição de sites que sejam responsivos, tendo em vista que essa característica está diretamente relacionada com a experiência e Feedback do usuário. Quanto mais responsivo um e-commerce, melhor será a experiência de uso.

Maior taxa de conversão

Quando um consumidor acessa uma página web que não é responsiva pelo celular, as chances de abandono imediato são grandes. Isso porque o design é ruim, o carregamento é lento e a usabilidade é precária.

Ao contrário, ao acessar uma página responsiva, os usuários conseguem navegar com velocidade e facilidade entre as páginas, analisar os produtos listados, fazer um cadastro e efetuar uma compra, de forma muito mais dinâmica.

Nesse sentido, o fato de um e-commerce ser responsivo faz com que a taxa de conversão seja maior. Mais clientes estarão acessando a página – com maior tempo de navegação e menor taxa de rejeição.

Como o layout pode influenciar nas vendas do seu e-commerce

Maior segurança para os consumidores

O design responsivo para e-commerce transmite uma sensação maior de segurança para os visitantes. Eles sabem que a plataforma é confiável, por apresentar características, formato, padrões e estrutura nova, atualizada e bem produzida.

Páginas com design deficiente, carregamento lento, botões e letras muito pequenos e em descompasso com o tamanho do dispositivo tendem a causar uma imagem contrária: os consumidores associam essas deficiências a uma falta de segurança.

Conclusão

Nesse artigo falamos sobre a importância de um design exclusivo e responsivo para e-commerce, destacando de que forma essas características contribuem para o sucesso de um negócio.

As plataformas e-commerce com design exclusivo e responsivo não são apenas mais bonitas: elas são mais rápidas, mais atraentes, mais eficientes para a captação de clientes e geram maior conversão.

Por isso mesmo, vale a pena investir na criação de um design personalizado e único para o seu negócio, que funcione com perfeição nos mais variados dispositivos, seja pelo computador, pelo tablet, celular e similares.

 

Este artigo foi escrito por Michele Leite, Redatora do Certificado Cursos Online.