Paleta de cores: como trabalhá-las em sua loja virtual

21/08/2019 Wandeson Felipe
4 min de leitura
1
Amou?

Paleta de cores

A escolha da paleta de cores para sua loja virtual é um fator determinante para influenciar a compra dos produtos contidos nele.

Fazendo as escolhas adequadas, o desempenho da sua loja virtual irá crescer consideravelmente e chamará mais atenção do que muitos sites por aí.

Nesse conteúdo vou te mostrar como deve ser o processo de escolha da paleta de cores para sua loja virtual, bem como dar dicas e sugestões de como a otimização dessas cores podem melhorar o desempenho do seu negócio.

1 – Conheça o significado das cores

O princípio básico das cores que você precisa saber é que elas não são apenas enfeites. Existe um significado e um apelo emocional diferente por trás de cada uma delas.

Com tantos anúncios e produtos tentando chamar a atenção do consumidor, o uso eficaz das cores é a forma mais assertiva de conseguir captá-los.

Confira abaixo o significado das principais cores:

  • Amarelo: otimismo, clareza;
  • Laranja: Amizade, confiança;
  • Vermelho: Amor, coragem;
  • Roxo: criatividade, sabedoria;
  • Azul: segurança, calma;
  • Verde: tranquilidade e saúde.
  • Cinza: neutralidade, elegância;
  • Preto: poder, sofisticação;
  • Branco: pureza, paz.

2 – Pense no seu público

O público é seu principal guia na hora de tomar decisões e escolher a paleta de cores da sua loja virtual.

Você precisa identificar se o público predominante dentro do site são homens ou mulheres, qual a faixa etária deles, além de conhecer seus gostos e comportamentos.

A loja se torna mais convidativa e atrativa para os clientes quando eles se enxergam lá dentro. É como se os elementos visuais presentes no site fossem familiares a eles.

Captando essas informações, será mais fácil selecionar as cores que farão parte da sua paleta de cores e que irão encantar seus clientes.

Tudo o que você precisa saber para montar sua persona

3 – Determine a quantidade de cores

Não existe uma regra determinando a quantidade de cores certas para uma loja, mas é fácil entender que quanto mais cores, maior será o número de informações.

Nenhum empresário quer que seu cliente fique confuso dentro do site. Quanto mais clara as informações, menores serão as objeções que impedem que o consumidor finalize a compra.

Desta forma, o layout do site precisa estar o mais harmônico possível para que o cliente se sinta seguro e confortável para comprar.

4 – Trabalhe a hierarquia das cores

Dentro de um site, sempre haverá elementos visuais mais importantes que outros e que precisam se destacar perante os demais. Uma das formas de fazer com que isso aconteça é trabalhando a hierarquia das cores.

Essa é uma técnica muito útil dentro dos sites e landing pages que tem por objetivo realizar uma chamada para ação ou fazer com que o usuário execute uma tarefa específica.

Mas para que a técnica funcione é preciso haver um contraste entre as cores escolhidas. Em outras palavras: os elementos mais importantes precisam ter um peso mais que os demais.

Dessa forma você estará destacando o que é mais importante e atraindo os olhares do consumidor para determinado produto, anúncio ou ação.

Só tome cuidado para não ser muito apelativo, pois a cor não deve ser o único elemento responsável por transmitir a informação que você deseja passar.

5 – Harmonia de cores

As cores possuem alguns tipos de harmonia, que quando combinadas, geram um resultado muito atrativo visualmente falando. Conheça elas:

  • Monocromáticas: Essa harmonização é a combinação de tons claros e escuros de uma única cor;

  • Análogas: Essa harmonização é a combinação de cores do círculo cromático que utiliza uma ou mais cores vizinhas;

  • Triádicas: Essa harmonização é resultante da combinação de cores que correspondem a um triângulo no círculo cromático;

  • Complementares: Essa harmonização é resultante da combinação de uma cor e sua cor oposta no círculo cromático.

Depois dessas dicas ficou fácil escolher a paleta de cores da sua loja virtual! Não se esqueça de deixar um <3 aqui em baixo e compartilhar o conteúdo com outras pessoas.