Paleta de cores: como trabalhá-las em sua loja virtual
A escolha da paleta de cores para sua loja virtual é um fator determinante para influenciar a compra dos produtos contidos nele.
Fazendo as escolhas adequadas, o desempenho da sua loja virtual irá crescer consideravelmente e chamará mais atenção do que muitos sites por aí.
Nesse conteúdo vou te mostrar como deve ser o processo de escolha da paleta de cores para sua loja virtual, bem como dar dicas e sugestões de como a otimização dessas cores podem melhorar o desempenho do seu negócio.
1 – Conheça o significado das cores
O princípio básico das cores que você precisa saber é que elas não são apenas enfeites. Existe um significado e um apelo emocional diferente por trás de cada uma delas.
Com tantos anúncios e produtos tentando chamar a atenção do consumidor, o uso eficaz das cores é a forma mais assertiva de conseguir captá-los.
Confira abaixo o significado das principais cores:
- Amarelo: otimismo, clareza;
- Laranja: Amizade, confiança;
- Vermelho: Amor, coragem;
- Roxo: criatividade, sabedoria;
- Azul: segurança, calma;
- Verde: tranquilidade e saúde.
- Cinza: neutralidade, elegância;
- Preto: poder, sofisticação;
- Branco: pureza, paz.
2 – Pense no seu público
O público é seu principal guia na hora de tomar decisões e escolher a paleta de cores da sua loja virtual.
Você precisa identificar se o público predominante dentro do site são homens ou mulheres, qual a faixa etária deles, além de conhecer seus gostos e comportamentos.
A loja se torna mais convidativa e atrativa para os clientes quando eles se enxergam lá dentro. É como se os elementos visuais presentes no site fossem familiares a eles.
Captando essas informações, será mais fácil selecionar as cores que farão parte da sua paleta de cores e que irão encantar seus clientes.
3 – Determine a quantidade de cores
Não existe uma regra determinando a quantidade de cores certas para uma loja, mas é fácil entender que quanto mais cores, maior será o número de informações.
Nenhum empresário quer que seu cliente fique confuso dentro do site. Quanto mais clara as informações, menores serão as objeções que impedem que o consumidor finalize a compra.
Desta forma, o layout do site precisa estar o mais harmônico possível para que o cliente se sinta seguro e confortável para comprar.
4 – Trabalhe a hierarquia das cores
Dentro de um site, sempre haverá elementos visuais mais importantes que outros e que precisam se destacar perante os demais. Uma das formas de fazer com que isso aconteça é trabalhando a hierarquia das cores.
Essa é uma técnica muito útil dentro dos sites e landing pages que tem por objetivo realizar uma chamada para ação ou fazer com que o usuário execute uma tarefa específica.
Mas para que a técnica funcione é preciso haver um contraste entre as cores escolhidas. Em outras palavras: os elementos mais importantes precisam ter um peso mais que os demais.
Dessa forma você estará destacando o que é mais importante e atraindo os olhares do consumidor para determinado produto, anúncio ou ação.
Só tome cuidado para não ser muito apelativo, pois a cor não deve ser o único elemento responsável por transmitir a informação que você deseja passar.
5 – Harmonia de cores
As cores possuem alguns tipos de harmonia, que quando combinadas, geram um resultado muito atrativo visualmente falando. Conheça elas:
- Monocromáticas: Essa harmonização é a combinação de tons claros e escuros de uma única cor;
- Análogas: Essa harmonização é a combinação de cores do círculo cromático que utiliza uma ou mais cores vizinhas;
- Triádicas: Essa harmonização é resultante da combinação de cores que correspondem a um triângulo no círculo cromático;
- Complementares: Essa harmonização é resultante da combinação de uma cor e sua cor oposta no círculo cromático.
Depois dessas dicas ficou fácil escolher a paleta de cores da sua loja virtual! Não se esqueça de deixar um <3 aqui em baixo e compartilhar o conteúdo com outras pessoas.