Dicas de um consultor de resultados para aplicar em sua loja

29/05/2019 Sarah Patrício
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O que faz um Consultor de Resultados

O consultor de resultados acompanha uma loja virtual em todas suas fases, desde o planejamento até a análise dos resultados, guiando-o pelo os melhores caminhos em busca do sucesso online.

Realizada em cima de pesquisas que visam entender a fundo o negócio, a consultoria busca entender quais estratégias do marketing digital são mais lucrativas e que farão a loja virtual vender, além de acompanhar mês a mês os principais números, visando melhorar toda a saúde da loja.

Neste post separamos algumas dicas valiosas de um dos nossos consultores de resultados, que serão essenciais para você colocar em prática na sua loja virtual!

Conheça mais de perto a nossa consultoria de resultados, clicando aqui!

#Dica 1: Estabeleça uma Meta e faça Projeções

Tudo se inicia com um planejamento e na consultoria não é diferente. Antes de iniciar qualquer divulgação na sua loja virtual, é importante estabelecer metas, principalmente uma meta de faturamento.

Não precisa ser uma meta gigantesca, mas também não pode ser muito fácil de alcançar.

Um pouco confuso?

Calma vamos explicar melhor!

Primeiro, estabeleça 3 tipos de metas:

  • Meta básica (super fácil de alcançar),
  • Meta intermediária (mais ou menos fácil de alcançar)
  • Meta avançada (difícil de alcançar).

Sempre indicamos para nossos clientes gastarem suas energias inicialmente na meta intermediária (mais ou menos fácil de alcançar) em seus 6 primeiros meses de loja e conforme os resultados forem vindo, focar na meta mais avançada ou até em outras mais desafiadoras.

Definida a meta, basta você criar uma projeção de 6 meses!

Você pode realizar essa projeção através de um cálculo básico de regra de três entre a meta de faturamento, taxa de conversão e ticket médio da loja.

Conforme os resultados forem vindo e a meta for alcançada, basta você criar metas mais avançadas.

#Dica 2: Adicione boas fotos

As fotos são elementos importantíssimos para o sucesso de uma loja virtual!

Comprar online não é como comprar em uma loja física, existem alguns empecilhos no momento da compra online e um deles é não poder pegar ou sentir o que se está comprando.

Por conta disso você precisa minimizar ao máximo essa “dificuldade” para o consumidor, e as fotos são as suas melhores aliadas.

É muito importante que o seu produto reúna fotos de todos os ângulos (lado, costas, frente…) e sejam é claro, fotos de qualidade.

Lembre-se que elas precisam expressar sentimentos da mesma forma que se estivessem na loja física.

Faça fotos de algum detalhe específico do seu produto, deixe em evidência na página do produto os mais variados modelos e cores que ele tenha e não deixe de apresentar o que você tem de melhor para o seu cliente.

#Dica 3: Divulgue sua loja virtual

“Não preciso divulgar minha loja virtual, ela se vende sozinha, na internet é bem mais fácil!”

Esse é o maior MITO já falado!

Muitos empresários acreditam que as vendas na internet acontecem como em um passe de mágica, sendo que não é bem assim que funciona!

A sua loja virtual é um negócio como qualquer outro, você precisa entender isso.

Da mesma forma que o seu negócio físico precisa de visitantes na loja, o seu negócio online também precisa!

Elabore estratégias para gerar visibilidade para a sua marca, para atrair visitantes para a loja e experimente todas as formas possíveis de divulgações. Não deixe sua loja depender só de uma canal de tráfego, pois isso não é nem um pouco saudável pra ela.

Abaixo listamos os principais canais de tráfego que a sua loja deve e precisa está inserida.

Pesquise, estude sobre esses canais e caso a sua loja virtual ainda não esteja inserida neles, você precisa correr!

#Dica 4: Faça um planejamento financeiro

E a nossa última dica, não menos importante é sobre o planejamento financeiro da sua loja.

É muito comum das empresas passarem por uma desorganização financeira e acabar cortando gastos de lugares que são essenciais para a loja virtual ter sucesso, como o investimento em marketing digital!

Para que o marketing digital da sua loja flua perfeitamente é preciso que a sua empresa se organize financeiramente, senão tudo desanda!

Por conta disso, elaborei alguns pontos para te ajudar nessa organização financeira:

Mapear custos

Fazer a contabilidade da empresa sem saber quais são os custos fixos é a fórmula perfeita PARA QUEBRAR!

O primeiro passo é entender as necessidades do e-commerce e como que ele está de saúde.

E não se esqueça jamais do capital de giro. Muitas empresas acabam fechando porque não lembram de incluir o capital nas contas.

Buscar o ponto de equilíbrio

Para saber se o negócio se mantém ou não, é preciso calcular o ponto de equilíbrio financeiro.

Se a soma dos gastos fixos, entre eles operação e ações em marketing, ultrapassar o valor previsto das vendas, provavelmente você terá de se reorganizar.

Se faça a seguinte pergunta: Eu possuo capital próprio para crescer? Se não, é melhor voltar para a prancheta e pensar bem nesse seu planejamento.

Pensar na margem de lucro

Já diz o ditado: menos é mais. Às vezes, vender os produtos a preços menores, mas ganhar no volume comercializado, pode ser uma saída viável para quem precisa tirar o e-commerce do vermelho, mas, de forma PLANEJADA é claro.

A precificação também deve ser guiada pelo valor agregado do seu produto.

Kits, por exemplo, costumam vender mais sem precisar diminuir o preço do item principal.

Por isso, pense bem antes de baixar o preço dos seus produtos por aí, sem planejamento não vai funcionar não.

Agora depois dessas dicas, fica fácil né?! Boa sorte e sucesso!

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