Dicas de hospedagem para e-commerces

09/06/2020 Autor Convidado
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Esse artigo foi escrito por Felipe Cardoso, Analista SEO do Guerrilha Marketing.

Dicas de Hospedagem para E-commercesHá algumas décadas, construir e administrar uma loja online era tão complicado que não valia a pena o esforço. Entretanto, na era moderna de hoje, a maioria agora faz compras online, ter uma loja online tornou-se quase necessário para a maioria das empresas.

A ascensão do e-commerce trouxe inúmeras opções para se ter uma loja online, mas as principais formas de fazer isso são através de plataformas de e-commerce e hospedagem web em geral.

Antes mesmo de começar a construir a sua loja online, você precisa descobrir qual a opção de hospedagem de uma loja virtual que melhor se adapta a você e ao seu negócio.

O que é Hospedagem para E-commerces?

Para que seu site fique visível aos internautas, você precisa hospedá-lo. Quando seu site de e-commerce é hospedado, os dados do seu site são armazenados em um servidor de hospedagem e recebe uma URL de domínio que qualquer pessoa pode usar para navegar até o seu site.

Como é mais provável que você esteja rodando uma loja online, você vai querer olhar para serviços de hospedagem que atendam especificamente ao e-commerce.

Embora os serviços de hospedagem de loja virtual tenham muitos recursos que os web hosts em geral normalmente fazem, como web design, plugins e gerenciamento de conteúdo, eles também devem ter recursos específicos de e-commerce, como certificados SSL, funções de carrinho de compras e processamento de pagamentos. Aqui estão os recursos obrigatórios para um host de e-commerce.

Segurança

Se você está administrando um negócio online, a segurança é de vital importância. Portanto, seria melhor se você se certificasse de que a solução de hospedagem que você usa tem um plano de segurança robusto, incluindo proteção do servidor contra ataques DDoS, firewalls fortes, e instalações seguras com acesso restrito.

Além desses recursos básicos de segurança, eles também devem oferecer um plano que inclua um certificado SSL que garanta que seu site esteja protegido contra a maioria dos hackers.

Os visitantes podem ver que você tem isso olhando para o ícone de cadeado ao lado da sua URL no navegador, assegurando-lhes que seu site é confiável.

Muitos visitantes nem mesmo consideram colocar suas informações de pagamento em um site sem um certificado SSL, portanto não ter um pode ser prejudicial.

Uptime

Se o seu site está em baixo, você está perdendo dinheiro. Uptime refere-se ao tempo de funcionamento do seu site, por isso é vital que este seja o mais alto possível. O único tempo em que os servidores devem estar desligados é para manutenção ocasional necessária.

Seria melhor se você procurasse um provedor de hospedagem que garantisse pelo menos 99% de uptime com monitoramento 24/7. Também é uma boa ideia checar com um terceiro revisor para verificar suas reclamações de tempo de atividade.

Velocidade

Os tempos de carregamento são cruciais no mundo online; se o seu site leva muito tempo para ser carregado, os usuários vão pular e ir para outro lugar. Visitantes online deixarão uma página de carregamento se o site demorar mais de 3 segundos para ser carregado.

Um dos fatores mais críticos na velocidade do site é a hospedagem, então você precisa ter certeza de que tem um plano de hospedagem que possa lidar com o tráfego do seu site sem diminuir o desempenho.

Também é melhor testar a velocidade do seu site regularmente para que você saiba quando pode ser a hora de um plano de atualização.

Construtor do site

Uma característica chave que sua solução de hospedagem de e-commerce deve oferecer é uma forma de construir seu site. Ela deve permitir que você escolha entre vários modelos personalizáveis que você pode usar como base para o seu site.

Os construtores de sites de e-commerce podem variar muito em capacidades e personalização de plataforma para plataforma, portanto certifique-se de que aquele que você escolher tem as opções certas para o seu negócio.

Outro elemento crítico para a construção do site é o design responsivo, o que significa que o seu site é otimizado para funcionar tão bem quanto em uma tela de qualquer tamanho, incluindo desktops, tablets e smartphones.

Portanto, certifique-se de que o modelo de design do site esteja otimizado para celular, ou então você está perdendo uma porcentagem considerável de clientes em potencial.

Características SEO

Uma das ferramentas de marketing mais importantes no e-commerce é a otimização de SEO ou Search Engine Optimization (em e-mail marketing isso é, sem dúvida, automação de marketing).

Sem ela, o seu site não será classificado suficientemente alto em motores de busca para que os potenciais clientes o encontrem. Embora existam várias opções externas para otimização de SEO, tê-lo incluído nos serviços do seu provedor de hospedagem web mantém tudo em um só lugar conveniente.

Um bom recurso de otimização de SEO precisa de algumas coisas importantes.

  1. Deve ser fácil para você personalizar URLs e inserir meta-descrições para páginas individuais no seu site, como páginas de produtos.
  2. Deve ser fácil para você enviar seu site para os mecanismos de busca para que ele possa ser classificado.
  3. Deve fornecer ranking por palavras-chave e relatórios de análise competitiva para ajudá-lo a construir a melhor estratégia de SEO para o seu site.

Carrinho de compras

Um carrinho de compras virtual é necessário para sua loja online, caso contrário os clientes não terão como checar e finalizar uma venda.

Os recursos do carrinho de compras permitem que os clientes criem um pedido para os produtos que desejam, paguem por eles fornecendo suas informações de pagamento, e recebam o frete digitando suas informações de envio.

As plataformas hospedadas de e-commerce normalmente oferecem recursos de processamento de pagamento e opções de serviço de remessa fáceis de usar para você implementar em sua loja online.

Teste antes e depois que o site ficar online

Quando um site entra no ar e não funciona corretamente, qualquer pessoa que visualiza as páginas raramente tentará uma segunda vez no futuro.

Reduzir a sua taxa de retorno, evitar o abandono do carrinho e aumentar as vendas deve estar na vanguarda da cabeça de qualquer dono de loja online – isto significa que o seu site deve ser rigorosamente testado antes de entrar no ar.

Todas essas ferramentas de teste A/B podem ser usadas com efeito significativo, pois ser capaz de identificar possíveis problemas antes que um comprador online ajude a manter sua reputação limpa.

É claro que seu trabalho não é feito uma vez que seu site esteja online. O Google Analytics tem muitas ferramentas úteis para entender melhor os hábitos de navegação de seus clientes, tais como de quais países seus telespectadores estão vindo, quais pessoas estão procurando mais e quais seções do site estão sendo clicadas com mais frequência do que outras.

Principais métricas do Google Analytics.

Considerações Finais

Estas são apenas algumas dicas de comércio eletrônico que todo dono de loja virtual deveria estar pensando, mas no final, o principal a ter em mente é aprender fazendo e experimentando novas sugestões.

Clique para saber mais sobre o que é hospedagem de sites.

 

Esse artigo foi escrito por Felipe Cardoso, Analista SEO do Guerrilha Marketing.