Ecommerce de moda feminina: Mercado rentável com proporções gigantescas

29/08/2018 Kalina Teixeira
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O consumo online feminino só aumenta ao longo dos anos, até 2016 os homens ainda lideravam o ranking de maior consumo online, porém em 2017 a mulherada ultrapassou essa média, com um consumo de 1,4 milhão de pedidos a mais que o público masculino.

Ainda em 2017 a categoria de Moda e Acessórios teve a maior porcentagem em volume de pedidos comparado com outras categorias, em um total de 14% de acordo com a última pesquisa de 2017 da Ebit.

Com esses poucos dados podemos perceber a grande força que o mercado feminino vem adquirindo nas vendas online e também sua principal categoria de consumo: Moda!

Dito isso, preparamos esse post com informações, características e estratégias especiais e comprovadas por ecommerces reais da moda feminina.

Vale a pena investir no mercado de moda feminina?

Atualmente, em pesquisas feitas já no 1º trimestre de 2018, a categoria de moda e acessórios cresceu mais de 45% em comparação com o percentual do ano anterior.

Ou seja, abrir um ecommerce de moda é uma ótima oportunidade para empresários que estão querendo abrir seus negócios.

Óbvio que não é um milagre e nem uma fórmula mágica, abrir um ecommerce de moda feminina é uma ótima oportunidade de negócio, porém não é garantia de sucesso.

Isso porque para ter um ecommerce financeiramente saudável e com sucesso duradouro, você precisará, sim, de muito esforço, dedicação e empenho.

Os primeiros passos para abrir um ecommerce de Moda feminina

1. Planejamento

O que você vai vender

Bom, acho que pro comecinho de tudo, se você ainda não tiver nenhuma noção do que gostaria de vender, o primeiro passo será: escolher seu produto!

A moda feminina abrange diversos nichos, como: moda feminina plus size, moda feminina de acessórios(bolsas e calçados), moda feminina em jóias e bijuterias, moda feminina casual, moda feminina chic, moda feminina em artigos de beleza, moda intima, entre outros.

Automaticamente, quando você escolher o nicho que irá atuar, você também escolherá seu público. Por isso o ideal é você escolher pelo menos um desses nichos como maior foco e assim trabalhar de maneira assertiva em todos os próximos quesitos que citarei a seguir.

Proposta de valor e diferenciais

A proposta de valor do seu ecommerce de moda feminina nada mais é do que a sua intenção com ele no mercado.

O que você quer passar para essas mulheres/meninas? O que você trará de bom pra vida delas? O que te diferencia dos concorrentes existentes? Porque elas comprariam de você e não deles?

Essas são perguntas essenciais que você deve responder, pois a partir da resposta dessas perguntas você desenvolverá todas as estratégias do seu ecommerce.

Equipe que vai operar

Esse quesito se encaixa mais para lojas femininas que já tem algum tempinho de mercado e possuem loja física. Para quem ainda tá no começo, abrindo agora seu ecommerce, ter uma equipe é algo para ser planejado mais a frente, a medida em que as atividades começarem a aumentar e apenas uma só pessoa já não consiga mais da conta.

Para os que já tem uma demanda de produtos, é necessário ter pelo menos 1 pessoa focada totalmente e exclusivamente no ecommerce. Parece besteira, mas isso fará total diferença, acredite!

Muitos imaginam que para administrar um ecommerce você não precisará de muito esforço, mas te garanto que na prática é bem diferente. Seu ecommerce precisa ser tratado com a mesma prioridade da sua loja física, com a mesma atenção, cuidados e preocupações.

Por isso, antes de pensar em contratar uma plataforma de ecommerce, planeje sua equipe e quem ficará responsável em administrar e cuidar do seu ecommerce.

Formas de pagamento

Você precisa definir quais formas de pagamento você irá oferecer para seus clientes. Esse costuma ser um fator que impacta bastante nas vendas do seu ecommerce, e poderá também impactar até mesmo no custo do seu produto.

Caso você opte por cartão de crédito, por exemplo, você precisará adicionar a taxa de cobrança da operadora de cartão de crédito no valor do produto, assim você não sairá perdendo.

Isso servirá até mesmo pra você ofertar algum desconto, numa cobrança livre de taxas, por exemplo, como o pagamento em loja física.

Para se aprofundar mais: Meios de pagamento: escolha o melhor, economize dinheiro e conquiste clientes.

Formas de entrega

Assim como a forma de pagamento, a forma de entrega também pode impactar no custo do seu produto.

Você precisa definir que maneiras você oferecerá essa entrega, para assim poder planejar o custo e inserir ou não no valor final do produto.

As modalidades mais usadas são: Entregas usando os serviços dos Correios; Entrega na sua localidade, usando algum serviço de entrega rápido e com custo acessível, como por exemplo, uma entrega via motoqueiros; e até mesmo uma retirada em loja física, caso você possua, trazendo assim a facilidade do frete gratuito, já que você não teria custos com a entrega.

2. Plataforma de ecommerce

Identidade visual

A identidade visual do seu e-commerce é um aspecto importantíssimo pelo qual você deverá se preocupar.

Quando falo identidade visual, estou basicamente falando do Layout e Design que seu ecommerce terá. A especificação disso como identidade visual, é porque o seu ecommerce precisa ser criado, pensado e arquitetado completamente baseado na identidade do seu negócio e principalmente no seu público.

O público feminino é um público bastante exigente nesse quesito, se elas não se identificam de cara com sua loja, com sua proposta e valores, provavelmente nunca mais voltarão. Por isso, não perca cliente e se atente quanto a isso na hora de escolher a plataforma que irá operar e desenvolver seu ecommerce.

Leia também: Como o Layout pode impactar nas vendas do seu ecommerce

Manutenção

A Plataforma que vai operar sua loja virtual precisa ser acompanhada e desenvolvida por profissionais que consigam dominá-la.

Fazendo com que sua loja virtual esteja sempre funcionando corretamente, garantindo também que os clientes consigam realizar os processos de compra de maneira rápida e sem erros.

Sabendo disso, você precisa ter a sua disposição uma equipe técnica que esteja preparada para antever possíveis problemas e resolver qualquer problema que surja.

Suporte técnico

É importante você ter uma equipe à sua disposição para lhe ajudar em questões que envolvam o gerenciamento da sua loja virtual e até mesmo em relação à utilização de serviços adicionais.

Leia também: Cuidado! Não contrate uma plataforma de ecommerce sem suporte técnico

Segurança

Não preciso nem dizer a importância da segurança de informações da sua loja virtual certo? A final na sua loja terão informações valiosas de seus clientes, e você deve prometer sigilo total quanto a isso.

Por isso, na hora de buscar pela plataforma de ecommerce certifique que o servidor que você está escolhendo consegue proteger totalmente seus clientes.

Dessa forma, por maiores os problemas ou imprevistos que existam a sua loja sempre estará preservada.

Esse também é um ponto essencial na hora de conquistar seus clientes, pois se você tiver um certificado digital SSL (esse cadeado que fica ai cima antes do “https”) você já ganhará pontos de confiança nos usuários que acessarem sua loja.

Velocidade

Um dos principais pontos (se não o mais) para uma boa experiência de usuário com sua loja, é a velocidade de carregamento de páginas, produtos e informações.

Cada segundo vale ouro! Se a sua loja virtual demora muito para processar o que sua cliente está buscando, ela desistirá em segundos e você provavelmente perdeu pra sempre aquela possível cliente.

Um dos quesitos que contribuem para a velocidade do seu ecommerce é a hospedagem que sua loja está armazenada. Se você terá, por exemplo, uma loja com quantidade grande de acessos, você deverá escolher uma plataforma que ofereça uma hospedagem que se enquadre nessa quantidade, se não, automaticamente sua loja se tornará mais lenta.

*Existem plataformas que não oferecem a hospedagem, ou seja, você precisa contratar um ambiente online onde sua loja será armazenada e transmitida em tempo real para qualquer lugar.

3. Divulgação

Sua loja virtual já está em andamento nessa fase, certo? Aqui você já contratou a melhor plataforma para operar sua loja de moda feminina, chegou então a hora de gritar aos 7 ventos que ela existe!

O sucesso de uma loja virtual pode ser resumido em uma só palavra: VENDAS! Me corrija se estiver louca, mas sem vendas a sua loja não conseguirá sobreviver, correto?

E para conseguir ter vendas, você sabe o que deve e como fazer? Pois bem, no próximo tópico eu falarei sobre as principais estratégias de vendas para ecommerce de moda feminina!

Estratégias de sucesso para e-commerce de moda feminina

Tratarei as estratégias focadas em 3 etapas pelas quais sua loja virtual passará:

Lançamento  Venda  Pós-venda

1. Lançamento

Campanhas

As primeiras campanhas que você fará no seu ecommerce, deverão ser focadas em um objetivo simples: trazer tráfego para sua loja

As plataformas mais conhecidas e usadas pelos empreendedores de moda feminina são: Google Ads e Facebook Ads.

Cada uma dessas plataformas possuem suas devidas configurações e particularidades, por isso o ideal antes de você colocá-las em prática, seria estudar bastante sobre o assunto, entendendo qual melhor se encaixa para seu público, e assim trazer o melhor tráfego para seu ecommerce (um tráfego que seja realmente relevante, com pessoas interessadas na sua marca).

Para se aprofundar: Passo a passo: Criação de campanhas no Facebook Ads
Passo a passo: Criação de campanhas no Google Ads

Redes Sociais

Nesse primeiro momento o objetivo das postagens em suas redes sociais, também será para trazer tráfego para sua loja.

Entenda que neste momento, você apenas quer que as pessoas conheçam sua marca, entendam que você existe e te gravem na memória!

Não deixe que seus “seguidores” esqueçam da sua loja (claro que sempre mantendo o bom senso). Entenda onde sua persona está e alimente essa rede social, corra atrás de novos seguidores, de mais curtidas, mais comentários, mais visualizações e etc.

Poste semanalmente e estrategicamente fotos do seus produtos. Seja criativo, coloque legendas legais, faça perguntas, interaja com seus seguidores, descubra o que eles gostam ou gostariam de ver, poste seus diferenciais, novidades entre diversas outras coisas.

Leia também: Como funciona a parceria de redes sociais e ecommerces

Influenciadores

Muitos ainda não entendem a importância dos influencers digitais para o marketing e divulgação, porém é realmente uma estratégia promissora, principalmente para o mercado de moda feminina.

Busque por uma influencer onde você realmente acredite que conseguirá trazer seguidoras realmente interessadas na sua marca.

Existem diversas influencers por aí, muitas com milhões de seguidores outras com bem menos, de começo, se você ainda não tiver muito capital, tente influencers locais, algumas costumam aceitar apenas o produto como pagamento.

2. Venda

Campanhas 2

As primeiras campanhas que você promoveu pro seu ecommerce, foram campanhas com o objetivo de tráfego certo? Pois bem, agora o seu foco será em fazer campanhas que tragam conversões (vendas) para seu ecommerce.

O mais importante dessa fase é você ter conseguido adquirir mais conhecimento sobre seu público nas primeiras campanhas de tráfego, pois assim poderá trabalhar de uma forma mais otimizada as campanhas de conversão, com segmentações mais focadas e também com investimentos maiores e etc.

Leia também: 5 dicas cruciais para otimizar suas campanhas no Facebook Ads

SEO

SEO é uma estratégia que demora a surtir efeito e deve começar a ser feita até mesmo antes da sua loja ser lançada.

Existem diversos fatores que fazem com o que o Google ranqueie sua loja na primeira página, por isso, estudar sobre esse assunto é de máxima importância, pois é a maneira mais saudável de trazer vendas para seu negócio, afinal você não precisará pagar NADA por isso, apenas fazer as recomendações e otimizações corretas.

Para se aprofundar: SEO básico para cadastrar produtos na sua loja virtual
Técnicas de SEO – guia completo para alcançar os primeiros lugares no Google

Frete

“36% dos compradores on-line não fazem compras on-line, a menos que o frete grátis seja oferecido. Outros 42% dos compradores on-line disseram que o frete grátis era “um tanto importante” e buscavam ativamente ofertas de frete grátis” comScore

O frete também comprovado através de muitas pesquisas, é o principal fator para o abandono de carrinho nas lojas virtuais, por isso deve ser um fator a ser bem pensado para sua loja virtual.

Quanto menor o frete da sua loja for, maior a probabilidade de uma taxa de conversão mais alta.

Produtos relacionados

Essa é uma sessão clássica dentro da página de um produto e até dentro do checkout em algumas lojas.

Para o público feminino que tem o maior número de pedidos, essa é uma estratégia essencial, pois quanto mais a cliente ver algo que se interessa, mais ela compra.

O principal objetivo dessa estratégia é impactar a cliente que está comprando um produto, mostrando uma ou duas sessões de outros produtos relacionados, trazendo para ela vontade de comprar mais.

3. Pós-venda

Email marketing

A cada venda que sua loja tiver, novos contatos de clientes você terá! O que fazer com esses contatos? Aquecê-los e jamais Esquecê-los!

  • Pré-venda de produtos: mandando o produto até mesmo antes de ser lançado, assim quando o produto estiver realmente no ar, já vai ter saído várias vendas.
  • Alimentar a lista com as novidades da loja: novos produtos, novos conteúdos…
  • Abandono de carrinho: MUITA ATENÇÃO pra essas pessoas, mandar email segmentado com produtos relacionados, ou com algum benefício para conseguir fazer com que o usuário compre.
  • Campanhas sazonais: Dias das mães, dia da mulher, black friday, Natal, Reveillon, etc..
  • Promoções, cupons de descontos, Aniversário dos clientes, Aniversário de cadastro na loja, Aniversário da loja virtual

Para se aprofundar: 5 ações inteligentes para fazer pós-venda

Recursos importantes para e-commerce de moda feminina

Varejo e Atacado

As duas formas de vendas costumam ser bem lucrativas no universo de moda feminina. O varejo para as clientes que querem usar seus produtos e o atacado para quem quer revendê-los.

Se você possuir as duas formas de vendas, o melhor seria também ter uma loja virtual que atue com as duas formas, assim facilitando tanto pra você o controle de vendas, quanto para suas clientes no processo de compra.

A TLD é loja de moda feminina, que até então atuava apenas com lojas físicas, agora com um ecommerce novinho em folha desenvolvido pela Bleez. Uma de suas maiores preocupações eram como construir uma loja virtual onde pudessem ter vendas tanto por atacado como também em varejo.

Essa preocupação foi completamente resolvida pela nossa plataforma, pois possuímos em um de nossos planos, a opção de ter 2 lojas em um só ambiente (ecommerce).

Filtro de buscas avançadas

O filtro de busca avançada é um requisito essencial para a experiência de compra da suas clientes, principalmente se você vender roupas!

Os filtros de busca ajudam as clientes a encontrar o que desejam de forma mais simples e rápida, causando uma experiência de usuário bem mais completa, ágil e clara.

A KN é um ecommerce de moda feminina Plus Size e nós desenvolvemos todo o e-commerce baseado em suas personas. Um dos principais requisitos para eles foram os filtros avançados, como você pode ver na imagem, em todas as suas categorias as clientes podem filtrar por tamanhos e cores e assim já visualizam todos os produtos que contêm na loja de acordo com suas exigências e especificações.

Guia de tamanhos

A guia de tamanhos para todas as lojas virtuais, sejam elas do segmento que for é de extrema importância.

Uma das principais desvantagens do ecommerce que faz com que muitos ainda não consigam efetuar compras online, é por simplesmente não ter noção de como ficará uma peça ou um produto em si.

Informações como uma Guia de tamanhos resolve completamente esse problema, e ainda diminui a probabilidade de trocas, pois através dessas medidas os usuários conseguirão visualizar como aquele produto ficará e assim sentirem-se mais confiantes e atraídos em comprar.

A the Beerhood é uma loja virtual de camisetas com a temática voltada para cervejaria. Não são uma loja voltada apenas para o público feminino, mas possuem uma grande procura da mulherada. Nós desenvolvemos uma aba para eles apenas para ser colocado a tabelinha de medidas, assim os usuários que necessitarem de informações sobre tamanho de manga, largura e comprimento das camisetas, já estarão bem mais satisfeitos e confiantes para efetuar sua compra.

Descrição de tecidos

Esse deveria ser um quesito óbvio onde todos os ecommerces de moda deveriam ter como prioridade.

Como você quer que alguém compre uma peça sua se você sequer fornece qual tecido ela compõe? Para muitos parece besteira, mas este é sim um fator decisivo de compra de muitos clientes.

A printerama também desenvolvida por nós é uma loja de camisetas e acessórios só que com a temática voltada para o público geek. A printerama em todas as descrições de seus produtos colocam todas as especificações de tecido, estampas e por qual processo os produtos passam.

Além de ser ótimo para o processo de decisão de um cliente, também é completamente importante para SEO, pois quanto mais você investe em texto e palavras chave em seus produtos, mais chances eles têm de estar na primeira página do Google.

Categorias bem arquitetadas

As categorias e subcategorias do seu e-commerce devem ser feitas com muito cuidado e com toda atenção possível. Para muitos parece ser algo sem importância, porém mal sabem que é um grande fator para decisão de compra de um cliente.

Uma das dicas que aprendi é: Deixe seus produtos acessíveis com no máximo 3 cliques.

Exemplo:

1º clique: Home
2º clique: Categoria de roupas femininas
3º clique: Subcategoria de saias

Busca interna

A busca interna inteligente pode aumentar a conversão em vendas da sua loja virtual em até 30%, você sabia disso?

Imagine que sua cliente entra na sua loja em busca de um produto, porém ele não está exposto na Home, automaticamente sua primeira reação será procurar a forma mais rápida de achar o produto e a busca resolve (ou deveria resolver) esse problema.

A Parko é um ecommerce de moda, também desenvolvido pela Bleez, voltado para o segmento de lifestyle, na imagem demonstramos o funcionamento da busca interna, onde pesquisamos por bermudas e caímos na página onde a loja me mostrará apenas bermudas.

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