Como funciona um e-commerce de produtos odontológicos

16/01/2020 Autor Convidado
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Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal.

O Brasil se destaca pela qualidade e quantidade de dentistas no mercado. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, são mais de 200 mil profissionais trabalhando atualmente.

Devido ao número de dentistas, é grande a necessidade na compra de materiais odontológicos para realizar os seus serviços com qualidade e eficiência.

Esse mercado é altamente lucrativo. Segundo o mesmo Conselho Federal de Odontologia, o mercado odontológico fatura R$ 38 Bilhões.

Por causa da grande demanda, muitas empresas do setor odontológico estão criando e-commerces para vender equipamentos de forma fácil produtos para os dentistas.

Isso porque, o E-commerce traz mais praticidade e condições de venda que as lojas físicas não oferecem, como preço e variedade de produtos.

E nesse texto você vai entender como funciona um E-commerce voltado para a odontologia.

Por que investir em um E-commerce odontológico?

Além da possibilidade de ganhos financeiros, os e-commerces se destacam pelo baixo investimento na implementação do portal, fazendo com que o retorno seja rápido.

Outra vantagem é a interação com o seu cliente. Com os e-commerces, os usuários podem fazer comentários e avaliações no seu site, podendo ajudar a ser mais eficiente na venda de produtos e em oferecer condições especiais.

Essas lojas virtuais também funcionam o todos os dias da semana, sendo dedicadas para dentista 24 horas e estudantes de odontologia.

E sem contar nas grandes possibilidades de venda, pois não existem divisas na internet, podendo ajudar o seu e-commerce a vender produtos para pessoas de diferentes cidades e até estados.

O que seu e-commerce de odontologia precisa?

Os e-commerces do setor de odontologia precisam de uma atenção especial na administração do negócio.

Isso porque esse setor é bastante delicado, pois os dentistas buscam produtos de alta qualidade para trabalhar com eficiência.

Para atender essa demanda, é necessário seguir as seguintes etapas:

1 – Tenha uma boa gestão

Assim como a gestão de consultório, administrar um e-commerce de odontologia é complexo e exige dedicação.

Isso porque a falta de gestão é responsável pelo fechamento de uma em cada 4 empresas no Brasil, de acordo com o SEBRAE, incluindo também os e-commerces.

Ao administrar o seu e-commerce odontológico de forma eficiente, você terá controle de tudo que acontece na loja, sendo essencial nas tomadas de decisão.

Por exemplo, todo e-commerce precisa conhecer a quantidade de produtos em estoque, os custos com aquisição dos produtos e da entrega dos produtos.

Essas informações ajudam na eficiência na entrega dos produtos e na lucratividade do negócio, facilitando o planejamento no médio e longo prazo.

2 – Investir em um software de gestão

Caso não tenha tempo para fazer uma boa administração do e-commerce, os softwares de gestão podem ser grandes aliados.

Isso porque esses softwares disponibilizam informações diversas sobre o e-commerce, tais como controle de estoque, fluxo de caixa, nota fiscal, controle das vendas, aquisição de aparelho odontológico, entre outros.

O lado positivo é que, além de facilitar o acesso às informações, você o fará com muito mais rapidez, pois tudo estará disponibilizado na tela do seu dispositivo.

Esses softwares podem ser acessados em desktops, smartphones e tablets em qualquer lugar e horário.

Dessa forma, você pode ter mais dedicação a atividades mais produtivas como vendas e atendimento ao cliente.

3 – Invista em marketing digital

Outra maneira eficiente para o seu e-commerce odontológico ter resultados é o investimento em divulgação na internet.

Com estratégias de marketing digital, o seu negócio terá mais visibilidade na rede, mais usuários e consequentemente, clientes.

Uma forma de atrair um grande número de pessoas são as redes sociais. Com a divulgação de conteúdos relevantes sobre o seu nicho de atuação, você poderá atrair um grande número de pessoas para sua página.

Além disso, os seguidores vão te enxergar como uma autoridade no assunto, podendo ser um ponto crucial na decisão de compra do seu público, devido a confiança na marca.

Outra forma de conseguir mais visibilidade na internet é o marketing de conteúdo. Por meio de conteúdos altamente relevantes e detalhados, os mecanismos de busca das páginas de pesquisa vão melhorar o posicionamento do e-commerce.

Estar nas primeiras posições dos buscadores é outro fator importante no aumento do tráfego, pois eles tem mais acessos que sites em posições abaixo das primeiras.

Aumente seus lucros com um e-commerce odontológico

Um e-commerce voltado para a odontologia é uma alternativa para os profissionais de odontologia adquirirem produtos e materiais para dentistas, como implantes dentários.

Para vender esses materiais em e-commerces a qualidade é um fator determinante, pois isso ajuda no trabalho dos dentistas.

Entre os principais benefícios dos e-commerces estão a possibilidade de venda a qualquer hora do dia e lugar, sem barreiras geograficas.

Além disso, os e-commerces superam as lojas físicas nas condições de venda e no estoque, pontos decisivos na hora do cliente comprar o produto.

Assim, seu e-commerce terá mais benefícios empresariais, maior lucratividade e visibilidade no mercado, se destacando e superando a concorrência.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal.

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