Como fazer embalagem para e-commerce que encante seus clientes

09/04/2014 Lahisla Vilar
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Pessoas trocando presente exemplificando embalagem para e-commerce

Antes de qualquer outra finalidade, a embalagem para e-commerce tem a função de proteger o produto durante o transporte, mas ela também pode criar um diferencial em relação aos concorrentes.

Escolhendo embalagem para e-commerce

O primeiro item a ser analisado para a escolha da embalagem ideal é o tipo de produto que será vendido e entregue ao cliente. Ela precisa ter todas as características necessárias para que a compra chegue intacta, sem amassados ou arranhões, portanto é necessário ter o tamanho ideal, ser revestida com o material necessário (plástico bolha, isopor, espuma, etc), entre outras características. Antes da escolha, é preciso também pensar por quais situações o produto passa do armazenamento até a saída da loja e por quais passará durante o transporte até a entrega.

O produto chegar intacto é o mínimo que o cliente espera de uma loja virtual, sendo uma obrigação de todo e-commerce proporcionar esse tipo de experiência positiva para o seu consumidor. Mas a embalagem pode ser usada também como um diferencial, chamando a atenção do cliente.

Embalagens inovadoras, chamativas e bonitas aumentam a satisfação do cliente em relação à loja. Elas demonstram uma preocupação maior com a experiência de consumo desde a escolha da embalagem e transmite confiança ao consumidor.

Caso uma embalagem inovadora não seja possível para o tipo de produto vendido ou seja muito caro investir nesse tipo de inovação, o e-commerce pode fazer outras ações para diferenciar o produto, como acrescentar um papel especial e personalizado para revestir a caixa, um panfleto de promoções da empresa com descontos especiais para o cliente nas suas próximas compras, uma simples mensagem de agradecimento pela compra ou ainda pequenos brindes que caibam dentro da caixa em que o produto será enviado.

Pesquisar o que os concorrentes estão fazendo é uma boa forma de começar a pensar em como inovar na embalagem dos seus produtos. Outra boa dica é assistir ao vídeo da palestra de Alejandro Nigro, da empresa de embalagens Sealed Air, no Congresso Operações & Negócios 2013 sobre tendências de embalagem para o e-commerce até 2020:

O e-commerce deve sempre estar pensado em novas formas de surpreender positivamente o cliente e se diferenciar no mercado, pois setor está aquecido e a concorrência aumentando.

Lembre-se sempre de que planejamento e trabalho contínuo trazem boas vendas.

Se você ainda não tem uma loja virtual fica aqui o convite para você conhecer nossos planos.