Como a Sua Empresa Pode Aproveitar Datas Sazonais

17/01/2021
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Conteúdo produzido em parceria pelo o Bruno Guerra

Você sabia que as datas sazonais podem gerar mais vendas e oportunidades para a sua empresa? Pois é, elas são bastante importantes para os negócios!

Porém, você sabe como aproveitar essas datas de maneira efetiva? Sim? Não? 

No artigo de hoje, nós separamos para você informações e dicas realmente importantes que irão ajudar a sua empresa a conseguir bons resultados ao investir em marketing sazonal!

Gostou da ideia? Então é só continuar acompanhando a leitura para ficar por dentro de tudo. Esperamos ajudá-lo.

A importância das datas sazonais para empresas

Todos os anos temos o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday, Natal e mais uma série de outras datas específicas que são celebradas pelas pessoas.

E cada uma delas pode ser aproveitada para gerar mais negócios. Basta ter uma estratégia bem alinhada de marketing sazonal!

Por exemplo, uma floricultura pode atingir números bem expressivos em datas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, afinal de contas, nessas ocasiões é comum que as pessoas presenteiem outras com flores.

E este é apenas um exemplo simples para que você possa entender melhor este contexto.

Agora, como aproveitar de fato as datas sazonais levando em conta o cenário da sua empresa? Seguindo as dicas a seguir!

Conheça muito bem o seu público

Quanto mais você conhece o seu público, mais a sua empresa conseguirá aproveitar as oportunidades das datas sazonais.

Portanto, antes de iniciar suas ações de marketing sazonal, tenha ciência de que você precisa entender bem o seu público e traçar estratégias pensando nele. 

Seu público possui mais homens ou mulheres? Qual a faixa etária dele? Que tipos de conteúdos consome? Qual a renda média? Quais os gostos e desejos…?

Essas e outras informações precisam estar bem claras e alinhadas para que você possa escolher as ações certas e avançar para a próxima dica.

Crie um calendário com antecedência

Acabamos de entrar em 2021, então este é um ótimo momento para você planejar um calendário com as datas sazonais para a sua empresa.

Você pode incluir datas já conhecidas e consolidadas, que normalmente são comemoradas pela maioria das pessoas e pode incluir também datas específicas, que tenham relação com o seu nicho e público-alvo.

Por exemplo, se a sua empresa trabalha com videogames, séries, histórias em quadrinhos e assuntos relacionados a esse universo, ela pode muito bem incluir no calendário o Dia do Orgulho Nerd, que é celebrado no dia 25 de maio.

Assim, ao montar este calendário, a sua empresa estará preparada para colocar em prática as melhores ações e estratégias quando essas datas estiverem próximas.

Quer um outro exemplo? A Black Friday. Cada vez mais empresas estão participando e aproveitando o potencial desta data, que há alguns gera bilhões em vendas.

Portanto, fique ligado e aproveite cada data da melhor maneira.

Planeje as ações de marketing

Depois que você criar seu calendário com todas as datas relevantes, você precisa planejar quais serão as ações de marketing que a sua empresa fará. 

É importante que você pense em questões como:

Quais meios e mídias serão utilizados? Qual o objetivo das ações? Qual a frequência das postagens? Qual o investimento necessário? E assim por diante.

Geralmente, campanhas de e-mail marketing e ações nas redes sociais funcionam bem nesse tipo de ação.

Além disso, você pode estabelecer também ações fora do mundo online. Por exemplo, dando brindes personalizados.

Vamos supor que a sua empresa atua no setor de contabilidade. A sua empresa pode, por exemplo, no dia 25 de abril (Dia do Contabilista), dar canecas ou copos personalizados para colaboradores, parceiros e fornecedores.

Isso ajuda a estreitar relacionamentos e a fidelizar pessoas importantes para o seu negócio. 

Faça promoções e sorteios sazonais

Outra forma de aproveitar as datas sazonais é fazendo promoções e sorteios em datas específicas. 

Dessa forma, a sua empresa pode conseguir mais alcance, visibilidade, engajamento, parceiros, clientes e vendas.

Para exemplificar, vamos para uma outra área de atuação agora. Vamos supor que a sua empresa seja uma agência de viagens.

No dia 27 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Turismo. Portanto, que tal fazer promoções em comemoração a data? Ou ainda sortear 3 viagens para quem seguir o perfil da sua empresa no Instagram e marcar dois amigos em uma postagem X?

Com certeza isso ajudaria a atrair mais e mais pessoas e, assim, a sua marca teria mais alcance e visibilidade que, posteriormente, podem ser aproveitados para conseguir mais clientes e fechar novos negócios.

Considerações finais

Como você pôde ver ao longo deste artigo, as datas sazonais são bastante importantes para os negócios e, de acordo com os exemplos dados, elas podem funcionar para diferentes tipos de nicho. Basta saber aproveitá-las.

Portanto, neste ano e nos próximos também, aproveite as datas sazonais para conseguir mais vendas e clientes para a sua empresa.