Equipe de e-commerce: 5 profissionais indispensáveis

28/09/2020
3 min de leitura
2
Amou?
Equipe de e-commerce

Para montar uma equipe de e-commerce, você precisa primeiramente conhecer os processos existentes dentro um negócio virtual e entender a importância que cada uma.

Assim como uma loja física precisa de profissionais exercendo determinadas funções, uma loja virtual também precisa de funcionários específicos para obter sucesso nas operações.

Muitos empresários pensam que apenas colocando a loja do ar, as vendas irão surgir naturalmente. Mas eles estão completamente enganados, visto que a loja virtual é um negócio como qualquer outro e não vai funcionar sozinha! 

Será preciso unir esforços e montar uma equipe de e-commerce para que ele ganhe visibilidade e comece a dar resultado.

Nesse conteúdo preparamos um resumo das principais funções existente dentro de uma loja virtual, bem como as características que esses profissionais precisam ter.

Será que preciso de uma equipe de e-commerce?

Seja você iniciante ou com ampla experiência no mercado online, tenha em mente que em algum momento você vai precisar montar uma equipe de e-commerce.

Você pode estar se perguntando: “Quantas pessoas eu devo contratar?” Essa é uma resposta que só você pode se dar.

Se você é iniciante e está testando seu produto no mercado, provavelmente você consiga dar conta das atribuições iniciais sozinho ou com a ajuda de uma pessoa.

Mas à medida que seu negócio for crescendo você vai perceber a necessidade de contratar ou terceirizar outros profissionais para lhe dar assistência e conseguir dar conta da demanda.

Veja a seguir 5 profissionais que são extremamente importante para a gestão e crescimento do seu e-commerce.

1 – Gerente de e-commerce

O cargo de gerente sempre será um dos mais importantes em qualquer empresa, pois este irá gerir toda a equipe e atividades desenvolvidas pela companhia.

No mercado digital, o gerente de e-commerce precisa ter capacidade analítica para entender os dados gerado pelo tráfego na loja e montar estratégias com base nos números apresentados.

É de fundamental importância que ele também domine ferramentas digitais, como Google Analytics, Google ADS, Facebook ADS, além de e-mail marketing e SEO.

2 – Operador da plataforma

Essa é a pessoa responsável por alimentar sua loja virtual com cadastro de produtos, alimentação de estoque e configurações adicionais.

Também será responsável por controle de vendas, manter o site atualizado e algumas operações logística do e-commerce, como agendar coleta dos pedidos junto aos Correios ou transportadora.

É importante que este profissional tenha familiaridade com computadores e sistemas online para melhor desempenhar a função.

3 – Atendimento ao cliente

A principal função de uma atendente de e-commerce será sanar as dúvidas clientes, e para isso precisará estar bem informada sobre os produtos e serviços que a empresa oferta.

Esse profissional precisa estar atendo aos canais de atendimento que a loja possui para responder o cliente o mais rápido possível, seja nas redes sociais, e-mail, telefone ou whatsapp.

Experiência com atendimento será um diferencial, visto que o consumidor nem sempre estará satisfeito com sua loja e será preciso ter agir com transparência para deixá-lo mais calmo.

O Bom atendimento manterá a reputação da loja virtual sempre em alta.

4 – Designer 

O designer será responsável por toda a identidade visual do seu e-commerce e também das redes sociais. 

O cliente que entra na sua loja virtual precisa ser atraído de cara, para que seja despertado nele o desejo de compra.

É aí que o designer entrar em ação com a cria banners e vitrines atrativas para encantar o consumidor.

Nas redes sociais não vai ser diferente. Elas precisam ser o reflexo da sua loja virtual e servir como uma segunda vitrine para seus produtos através dos post e conteúdos criados.

5 – Gestor de tráfego e campanhas

O gestor de tráfego tem um papel fundamental para seu e-commerce: fazer com que o máximo de pessoas visite a sua loja online.

E como ele vai fazer isso? Através das campanhas do Google e Facebook ADS!

Nos primeiros meses de loja virtual, esse será um dos seus principais canais de tráfego, visto que sua loja é nova e pouca gente conhece.

Por isso será necessário investir em campanhas para levar visitantes para dentro da loja.