Como conseguimos posicionar 3.800 palavras-chave no Google

07/06/2019 Kalina Teixeira
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estratégia de SEO

A Bleez está com 8 anos de vida e desde então trabalhamos duro para conseguir ranquear nosso site e as palavras chaves corretas para nosso negócio no Google.

Com certeza essa não foi uma tarefa fácil, mas posso te dizer que é super possível, basta apenas você ter 3 quesitos: Estratégia, paciência e dedicação!

Neste conteúdo eu citarei exatamente todas as estratégias e esforços que fizemos para conseguir ter hoje em dia 3.800 palavras-chave ranqueadas no Google.

Vamos lá?

Planejamento

É clichê demais dizer que, tudo começa por um planejamento, mas a verdade é que: SIM, tudo começa por um planejamento (rsrs). Digo isso porque, tudo que você for fazer dentro do seu negócio precisa no mínimo de algum tipo de estudo, entendimento e embasamento, e por isso, tudo realmente precisa de um planejamento.

Os quesitos principais que a gente sempre separa para fazer um planejamento, seja de uma landing page, conteúdo ou estratégia, são:

Público alvo

Para qualquer estratégia que você for executar em seu negócio, você precisará imprescindivelmente, entender quem é seu público alvo. Este é o primeiro passo sempre, independente da estratégia que você estiver planejando.

A partir do entendimento do seu público alvo que você conseguirá definir todas as próximas etapas.

Aqui na Bleez, foi bem trabalhoso entendermos quem realmente era nosso público, isso porque existem características muito diferentes de um cliente para outro, e por isso decidimos separar nossa persona não por uma característica física como ─ Homens, de 35 anos, formados e casados. Decidimos separar nossas personas em várias etapas de maturidade no ecommerce.

Nossas personas se resumem basicamente em uma jornada de empreendedor, onde primeiramente ele quer validar seu negócio e assim vai crescendo a mentalidade e o seu entendimento sobre ecommerce, adquirindo aos poucos outras características realmente importantes para a Bleez.

Separamos as características de nossas personas através de personagens:

persona bleez SEO

E conseguimos a partir desse entendimento, escolher as melhores estratégias e principalmente palavras chave para atingi-los nos momentos certos.

Como a persona pesquisa no Google

Depois que entendemos como nossa persona se comporta e como seria ideal defini-la, tudo fica mais fácil.

O mais importante agora é você começar a fazer-se as perguntas certas, pois a partir delas você chegará nas respostas exatas para progredir na sua estratégia de SEO.

Como seu cliente pesquisa por você no Google? Você já se fez essa pergunta? Se não, sugiro fazê-la e principalmente encontrar as respostas para ela.

Para você conseguir colocar a estratégia de SEO pra funcionar, você precisa pesquisar, estudar, testar e comprovar como suas personas pesquisam por você no Google. O nome dado para essas palavras que são pesquisadas no Google é: Palavras-chave. Não se preocupe que nós teremos nos tópicos a seguir um em especial para falarmos apenas sobre elas.

Analise os concorrentes

Junto com a pesquisa de palavras chave usadas pelas nossas personas no Google, nós também fazemos uma pesquisa de concorrentes.

A pesquisa de concorrentes, é mais simples do que parece, porque ela é feita unicamente através do Google.

Ao achar as palavras chave certas, basta inserir elas no Google e buscar lá quem são seus concorrentes. Que são todos os sites que estão aparecendo na 1ª página do Google ou até mesmo na 2ª.

Ao anotar esses sites, você irá analisá-los. Investigar quais as palavras chave eles estão usando, de qual forma eles estão utilizando e a partir daí você já conseguirá ter mais entendimento do que é necessário para ultrapassar a colocação deles no Google.

O que costumo sempre fazer nessa análise de concorrentes, é visualizar o código fonte da página, para conseguir ver as palavras chave que eles utilizam (Não são todos os sites que fornecem essas informações no código fonte)

encontrar palavras chave SEO

Na imagem, temos o código fonte do site da Globo, onde podemos visualizar algumas palavras chave relevantes para eles, como: notícias, entretenimento, esporte, tecnologia e etc.

Pra você que não sabe como visualizar o código fonte de uma página, basta você:

1º) Abrir a página que você quer;

2º) Apertar no botão esquerdo do mouse e clicar na opção “Exibir código fonte da página” (ou apenas clicar no atalho Ctrl + U);

3º) Em outra aba abrirá o código e você pesquisará com Ctrl + F a palavra “Keywords”

Principal estratégia: SEO

Agora vamos colocar a mão na massa. Passamos da fase de planejamento onde entendemos todas as diretrizes para ter uma boa estratégia funcionando e agora é hora de colocar ela em prática.

Acredito que se você está lendo esse conteúdo, provavelmente sabe o que é SEO, se não, para por aqui, lê esse conteúdo abaixo e depois volta pra cá.

Técnicas de SEO – Guia Completo para alcançar os primeiros lugares no Google

Continuando…

O SEO engloba tudo o que precisamos e fizemos para conseguir atingir 3.800 palavras no Google:

Esses dados nós conseguimos extrair tanto através do nosso Search Console como também através da ferramenta Ubersuggest do Neil Patel.

1. Pesquisa de palavras chaves

A primeira tarefa que fazemos para iniciar a estratégia de SEO é a pesquisa de palavras chave.

Quando entramos na fase de pesquisa de palavras chave pensamos em 2 principais pontos:

  • Como nossa persona pesquisa no Google
  • Quem são nossos concorrentes no Google (pois será com eles que iremos lutar para conseguirmos ser ranqueados)

Já falamos sobre esses 2 pontos nos tópicos anteriores, então agora como prometido falaremos mais sobre como fazer uma boa pesquisa de palavras chave.

Ferramentas de pesquisas para Palavras chave

Para conseguir fazer uma boa pesquisa de palavras chave, você precisará da ajuda de algumas ferramentas, cada uma contendo informações e características diferentes, mas que em conjunto se completam.

Semrush

ferramentas de SEO

Semrush particularmente, na minha humilde opinião, é uma das ferramentas mais completas para SEO. É uma ferramenta gratuita, porém também possui pacotes pagos, que conseguem te passar informações bem mais completas.

Eu sempre uso apenas através do modo gratuito e dá super certo.

O Semrush pode parecer complicado para quem acessa-o pela primeira vez, pois ele fornece muitos tipos de relatórios, e muitos acabam não entendendo como funciona, mas assim que você começa a desbravar a ferramenta, você realmente encontra informações valiosas, então vale a pena tentar mexer e entender como funciona.

Nós utilizamos o Semrush para:

  • Pesquisar as Keywords mais acessadas do site (tanto do site da Bleez, quanto do site dos concorrentes).
  • Para fazer projetos. Essa é uma das funções que mais utilizo na ferramenta. Através desses projetos, você consegue acompanhar o desempenho de até 10 palavras chaves e ainda ver como essa palavras estão em relação aos seus concorrentes.

Veja abaixo como fazer:

1º passo: Faça o cadastro no site do Semrush;

2º passo: Procure a opção “projetos” na parte esquerda, onde fica o Painel de ferramentas;

ferramenta para SEO semrush

3º passo: Abrirá uma janela onde você irá clicar em “Adicionar novo projeto”;

4º passo: Você colocará o domínio do seu site sem o “https://” e também colocará um nome pra esse projeto;

criar um projeto SEMRUSH SEO

5º passo: Assim que você criar o projeto, clique nele, e prossiga com as configurações;

6º passo: Escolha qual tipo de projeto você quer fazer

ferramenta para SEO SEMRUSH

Eu geralmente, sempre escolho o “Rastreamento de posição”. Então vamos dar continuidade como se ele tivesse sido seu escolhido.

7º passo: Agora você irá configurar. Insira o nome exato da sua empresa (de acordo com que ela aparece no Google Maps);

8º passo: Insira o tipo de dispositivo que você quer analisar e a localidade (eu costumo colocar para o Brasil, ou se quero para algo mais local, coloco o estado ou a cidade);

9º passo: Insira até no máximo 20 concorrentes para o Semrush gerar relatórios que analisem o desempenho das suas Keywords comparando com o seus concorrentes.

como fazer um projeto no SEMRUSH SEO

10º passo: Escolha no máximo 10 Keywords para analisar, insira elas no painel “caixa de texto” e depois clique em “Adicionar ao projeto”. Automaticamente elas passarão para a tela onde tem “Palavras-chave do projeto” e pronto, clique em “Atualizar”.

Ufa! Seu projeto está criado, e agora basta você fazer o acompanhamento. Os relatórios te mostrarão quantas posições no Google você subiu ou desceu para as palavras chave cadastradas, mostrará como está o desempenho delas em relação aos seus concorrentes.

Esse relatório é perfeito pra você saber se os seus trabalhos de SEO estão surtindo o efeito desejado, que é estar na primeira página do Google.

*OBS* No modo gratuito, você só tem direito a fazer 1 projeto por conta.

Search console

Através do Search console, nós conseguimos visualizar as principais palavras chaves que nossos usuários usam para buscar pela Bleez.

Se você ainda não tem o Search Console configurado para seu site, aprenda como fazer aqui: Configurar search console pro site. O Search console é uma importante ferramenta de análise, e através dele você conseguirá diversas mensurações.

Uso o Search console para obter as principais palavras chaves acessadas no Google que caem em nosso site, para ver também quais são as principais páginas do site.

SEO search console

Google Ads – Planejador de palavras chave

Através do Google Ads, na ferramenta de “planejador de palavras chaves” você consegue ter mais de 100 sugestões de palavras chave, e ainda consegue visualizar a média de pesquisas mensais dessa palavra no Google, e também se a concorrência é alta, média ou baixa e muito mais.

planejados de palavras chave google ads SEO

O planejador de palavras chave do Google Ads para mim é a melhor ferramenta para sugestões de palavras chave, sempre consigo extrair boas palavras chave por lá.

Para conseguir entrar no Google Ads, você deverá criar uma conta, e tudo é completamente gratuito.

2. Otimização de categorias e páginas

Temos sempre o compromisso de otimizar todas as páginas que publicamos em nosso site.

Otimização On page, onde basicamente fazemos:

Utilizamos a palavra chave principal de uma página em:

  • Título da página
  • Tag título
  • URL
  • Meta description
  • H1 ou H2

Outras questões importantes:

  • Otimização de imagens. Em todas as nossas páginas nós temos pelo menos uma imagem e nessa imagem otimizados o seu Atributo Title (título da imagem). Se você usa o WordPress é só clicar no botão esquerdo do mouse em cima da imagem e aparecerá a opção de nomear o atributo Title. Tente colocar ou a palavra chave principal, ou palavras chave relacionadas;
  • Utilizamos palavras chave relacionadas no decorrer dos textos da página;
  • Utilizamos palavras chaves relacionadas em H3 e H4.

Para os nossos clientes, que possuem lojas virtuais, nós sempre indicamos colocarem em suas páginas de produtos, descrições. Pois através dela a sua página conseguirá ter textos e nestes textos você conseguirá introduzir as palavras chaves necessárias para que aquela página seja otimizada.

3. Conteúdos no Blog

Produzir conteúdos é uma das nossas principais estratégias de SEO.

A páginas mais acessadas do nosso site, são as de conteúdos. Dando uma nota de 0 a 10 em relação a importância de fazer conteúdos para seu site ou ecommerce, a nota com certeza seria 10!

Os conteúdos são de extrema importância para:

  • Fortalecer o domínio do site e assim ter mais chances de ser ranqueado no Google.
  • Impulsionar as chances do seu site de ser encontrado no Google, afinal quanto mais conteúdos você tiver, mais chances de aparecer no Google você terá.
  • Fortalecer as palavras chaves do seu site.
  • Ter mais visibilidade de links externos, ou seja, outros sites querendo produzir conteúdo pra você e vice-versa.

Hoje em nosso Blog, nós possuímos mais de 300 conteúdos publicados, e com certeza esse é um dos grandes fatores para termos atingido o número de 3.800 palavras chave ranqueadas no Google.

4. Link building

O Link building é uma estratégia de SEO que atua basicamente em indicações, ou seja, quando um site indica seu site.

Procuramos sempre, aqui na Bleez, estar impulsionando e fortalecendo nosso domínio dessa maneira, que funciona de uma maneira bem simples:

Procuramos um site de parceiro que tenha idéias e conteúdos relacionados com os nossos, propomos a parceria de troca de links, que pode ser tanto através de Link building como também através de Guest post, onde produzimos um conteúdo pro blog do parceiro e vice e versa.

Este geralmente é um contato fácil, afinal, quem está em busca de fazer um bom SEO provavelmente estará disponível para receber uma troca de links.

Essa é uma estratégia muito forte para o Google, pois quanto mais links ele perceber que seu domínio e uma devida página tem, mais chances tem de ele entender que seu site e seus conteúdos tem relevância, consequentemente assim, te dando melhores posições nas pesquisas.

link building bleez SEO

Na imagem temos a página de conteúdo do nosso Blog, com uma parceria que fizemos de guest post com a Resultados digitais, onde eles produziram um conteúdo para nosso blog, contendo links e nós também produzimos para o blog deles.

5. Criação de Landing page

Landing pages são páginas de um site onde o seu maior foco é trazer algum tipo de conversão.

São super importantes para uma estratégia de SEO, porque através delas, nós conseguimos além de trazer um conteúdo otimizado, com palavras chave fortes para o negócio, também podemos ser mais focados em trazer conversões/venda, já que em uma página de conteúdo do blog, o intuito é apenas de ensinar e comunicar sem vender nada.

Em nosso site nós possuímos algumas landing pages, completamente estratégicas para aparecer de forma correta no Google quando um cliente em potencial buscar pelo nosso tipo de serviço no Google.

estratégia para SEO landing page

Na imagem acima temos uma de nossas landing pages na 1ª posição do Google, para a palavra chave que nós achamos relevante para nosso negócio, de acordo com o que conhecemos e entendemos de nossa persona.

Essa landing page é focada em fazer com que o usuário que acesse, entenda o que somos, e faça a principal conversão que entrar em contato conosco.

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