Entenda o que é a estratégia omnichannel

01/06/2020 Autor Convidado
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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

omnichannel

 

Enquanto há alguns anos atrás, ter um website da sua empresa na internet era sinal de lucratividade, hoje em dia, apenas isso não é mais o suficiente.

Mesmo que 93% das pessoas conectadas no país utilizem compras pela internet, com a expansão dos canais de comunicação online, a competição entre empresas se tornou mais acirrada.

Nos dias de hoje, existem inúmeras formas de divulgar, se comunicar e até mesmo vender com os consumidores, seja essas estratégias realizadas em uma loja física ou em um e-commerce.

Os variados canais de comunicação possuem uma mesma finalidade: proporcionar uma experiência satisfatória de relacionamento e compra.

Se você vende uniforme nr10, por exemplo, a utilização de diversos canais de comunicação é essencial para alcançar com mais precisão e otimização o seu público-alvo. E é aí que entra em cena a estratégia omnichannel.

E neste post nós iremos te explicar todos os detalhes sobre o omnichannel e como essa estratégia vem se tornando mais visível ao longo dos anos. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

Afinal, o que é o omnichannel?

De forma básica, o omnichannel diz respeito ao uso simultâneo e sincronizado de diversos canais de comunicação. Essa estratégia tem como objetivo estreitar a relação da empresa com os clientes de maneira online e também offline.

O omnichannel tem como foco aprimorar e otimizar todos os processos de comunicação e experiência com os clientes.

O termo omnichannel veio do prefixo “omni”, que em Latim significa algo como “inteiro”. Já o “chanel” pode ser traduzida como “canal”.

Ou seja, ele referencia a todos os canais de comunicação no qual uma empresa está conectada, seja ela online ou offline.

Por exemplo: se você tem uma empresa de tratamento de água, mesmo dentro do seu próprio espaço físico, você pode utilizar mecanismos online e tecnológicos para se comunicar com os clientes.

O omnichannel faz questão de interligar todos os tipos de comunicação para oferecer uma experiência de compra cada vez melhor e a estreitar as relações de empresa para cliente!

Quais são os benefícios da estratégia omnichannel?

Utilizar estratégias que envolvem o omnichannel já se tornou comum para grande parte das empresas. Afinal, é investindo em uma boa experiência que a empresa pode deixá-los mais satisfeitos, e como resultado, o negócio tem chances de:

  • Gerar clientes mais fidelizados;
  • Construir uma imagem positiva frente ao mercado;
  • Fidelizar clientes e fazer com que os mesmos recomendem o seu negócio para outras pessoas;
  • Maximizar o faturamento por meio do aumento das vendas;
  • Ganhar vantagem competitiva e superar as ações da concorrência; entre outros.

Vale lembrar que a estratégia omnichannel é totalmente personalizável e flexível, ou seja, você pode personalizá-la e interligar as estratégias de comunicação online e offline do seu próprio jeito.

Se você vende produtos mais específicos, como no caso de uma fritadeira elétrica industrial, por exemplo, é possível adaptar as estratégias de omnichannel e conseguir alcançar mais clientes, mesmo que seja dentro de um nicho.

Agora que você já entende o que é o omnichannel, o que acha de aplicar essa ideia contemporânea em seu próprio negócio? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.