Estratégias para recuperar carrinhos abandonados

06/08/2020
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Post escrito por: Sarah Patrício

Existem alguns dados importantes que devem ser observados com atenção para a saúde do seu e-commerce. Por conta disso, é crucial que o gerente de e-commerce, se atente aos detalhes e acompanhe diariamente os canais de tráfego e as estratégias usadas na loja virtual.

Como qualquer negócio, manter um e-commerce de pé, demanda bastante trabalho e esforço, e umas das maiores frustrações desse meio são os carrinhos abandonados.

Em um e-commerce, quando um usuário coloca um produto no carrinho, não significa nem um pouco que aquela venda já está certa.

Por exemplo, já aconteceu de você ficar namorando um livro ou uma peça de roupa que você está sonhando a muito tempo, chegou a colocar no carrinho, mas já na página de checkout, resolveu pensar mais um pouquinho, e pensou: “Será que realmente preciso de peça nova no meu guarda-roupa? Tenho certeza que já!

Só pra você ter noção, as taxas de carrinhos abandonados dos e-commerces brasileiros atingem uma média de 83%.

Então, meu amigo se você ainda não coloca em prática estratégias pra recuperar os carrinhos abandonados da sua loja, acredite, você está perdendo dinheiro.

Como analisar carrinhos abandonados no Google analytics?

Analytics, é uma ferramenta gratuita do google e perfeita para analisar os dados da sua loja, incluindo a taxa de abandono.

Você consegue ter acesso a esses dados através do funil de conversão. Ele não apenas permite que você entenda como e quando as pessoas abandonam o funil de compra, mas também permite avaliar a taxa de abandono do carrinho ao longo do tempo.

Para configurar o funil de conversão, basta seguir o seguinte passo a passo dentro do analytics:

  1. Clique em administrador, canto direito inferior da tela:

2. Clique em configurações do comércio eletrônico:

3. Depois basta ativar as duas opções abaixo e adicionar as etapas do funil conforme mostrado abaixo:

E pronto, está configurado! Para você visualizar os dados é só ir em: Conversões > comércio eletrônico > comportamento de compra

Você visualizará uma tela exatamente como mostrado na imagem abaixo.

Então por exemplo, no exemplo acima, podemos ver que tiveram 49 carrinhos abandonados

Observação: Você só conseguirá visualizar os dados no seu google analytics, apenas 1 dia depois de configurar o funil

Estratégias para carrinhos abandonados

Remarketing em campanhas do instagram e facebook

O remarketing no instagram ou no facebook, é ótimo para recuperar usuários que abandonaram a loja, incluindo os que abandonaram carrinho.

Através das campanhas do facebook/instagram, você tem a opção de criar um público de pessoas que abandonaram o carrinho nos últimos 30, 60, 90 e até 120 dias. Essa liberdade permite você criar a estratégia que mais se adequa ao seu negócio.

Cálculo de frete na página de produto

Você pode pensar que não, mas isso impacta demais na taxa de abandono da sua loja. Todo mundo sabe que um dos maiores empecilhos pra comprar online é o frete, por conta disso, a primeira coisa que o usuário faz depois de se interessar por um produto é calcular o frete.

Quando a opção de cálculo de frete fica disponível apenas no carrinho, o cliente acaba indo até lá só pra fazer isso, com isso, a probabilidade dele abandonar o carrinho é muito alta, ainda mais se o frete estiver alto.

Você ameniza essa taxa, deixando a opção de calculo de frete na página de produto mesmo.

Deixar o resumo do pedido visível durante o processo do funil

É sempre bom deixar o resumo do pedido do cliente o mais visível possível e em todo o processo de compra dele. 

É a partir dele, que o usuário terá as informações de entrega, de preço, de tamanho etc..

Disponibilizar diversas formas de pagamento

Outro motivo para uma grande taxa de carrinhos abandonados, são as poucas opções de pagamento na loja.

O cliente precisa encontrar uma alternativa acessível pra ele, então caso a loja não ofereça uma para ele, certeza ele vai desistir e buscar uma outra loja que tenha o que ele precisa.

Então busque oferecer variadas formas de pagamento para seu usuário (boleto, cartão de crédito, transferência etc…) 

Conclusão

Entender a importância de colocar em prática estratégias para carrinhos abandonados na sua loja, é o primeiro passo para sua loja se tornar um diferencial no mercado. 

Citamos acima, diferentes estratégias para você minimizar essa taxa, e se tratam de estratégias possíveis e fáceis de serem feitas, então agora, só depende de você!

E não se esqueça, lave bem as mãos, fique em casa se puder e se cuide, isso tudo vai passar!

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