Estratégias de e-mail marketing para loja virtual

27/08/2020
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e-mail marketing para loja virtual

As estratégias de e-mail marketing para loja virtual tem se mostrado uma das formas mais baratas e eficazes para gerar novos leads e vendas nos dias de hoje.

Há quem pense que usar o e-mail para atrair novos clientes é coisa do passado. Mas essas pessoas estão enganadas!

Existem vários tipos de e-mails que você pode utilizar dentro do seu e-commerce, e que se aplicados da forma correta, os resultados alcançados serão altamente satisfatórios.

Neste conteúdo criamos um guia completo de estratégias de e-mail marketing para loja virtual, exemplificando todos os tipos e formas, bem como exemplos do que você pode fazer para aumentar suas vendas utilizando essas estratégias.

Como elaborar estratégias de e-mail marketing para loja virtual?

Antes de de sair disparando e-mails, você precisará realizar um planejamento para levantar alguns aspectos:

  • Para quem vai enviar?
  • Com que frequência os envios serão feitos?
  • Qual será a mensagem veiculada nos e-mails?

Se você não tem resposta para nenhuma das perguntas acima, é hora de dar os primeiros passos:

  • Construa uma lista de e-mails dos clientes que já compraram com você;
  • Mesmo que o número de clientes seja pouco, não compre lista de emails (pois geralmente esse público não é o seu); 
  • Crie uma calendário de postagens;
  • Ofereça vantagens para que as pessoas se cadastrem na sua lista de e-mails;
  • Não peça informações demais no ato do cadastro;
  • Deixe o cliente escolher com que frequência ele gostaria de receber e-mails da loja;
  • Não utilize e-mails genéricos para se comunicar com os clientes:

Exemplo:

Ao invés de usar contato@suaempresa.com.br

utilize seunome@suaempresa.com.br

Tipos de e-mail marketing para loja virtual

1 – Newsletters;

2  – Pré-venda de produtos;

3 – Campanhas promocionais;

4 – Transacionais;

5 – De clientes inativos;

6 – Abandono de carrinho;

7 – Pós-venda.

Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles?

1 – Newsletter

Os e-mails de newsletter são textos mais informativos, mostrando as novidades e produtos novos que chegaram na loja. O foco aqui não é vender, mas sim, deixar o cliente por dentro dos acontecimentos da loja.

Para quem enviar: Todos os inscritos;

Frequência: Mensal;

Uma dica é você divulgar nas suas redes sociais as vantagens de se cadastrar na newsletter para ter informações e benefícios em primeira mão.

2 – Pré-venda de produtos

Os e-mails de pré-venda são uma ótima forma de testar o interesse do seu público por aquele produto que você irá lançar.

Para quem enviar: Público segmentado (que tem interesse por aquele produto com base no histórico de compras);

Frequência: 20 dias antes do lançamento oficial;

Uma boa estratégia aqui é oferecer vantagens para quem comprar antes do lançamento oficial, como por exemplo:

  • 5% de desconto para quem comprar na pré-venda;
  • Compre a camisa e ganhe um botton/chaveiro da estampa escolhida;
  • Quem comprar na pré-venda ganha frete grátis;

3 – Campanhas promocionais 

Os e-mails de campanhas são uma das formas mais tradicionais de você chamar a atenção do seu cliente para as promoções que estarão ativas na sua loja virtual.

Esse tipo de e-mail é muito comum em datas comemorativas, tais como Dia do consumidor, Dia das Mães, Dias dos Pais, Black friday e Natal. Ou sempre que você quiser dar um boom nas suas vendas e fazer uma queima de estoque.

Para quem enviar: Todos os clientes do banco de dados

Frequência: Um e-mails 15 dias antes da promoção e 1 e-mail no dia da promoção

No primeiro e-mail que será enviado, foque em informar ao cliente que a loja estará em promoção no período determinado e mostre as condições disponíveis (Ex: tudo com 20% de desconto).

No segundo e-mail, que será no dia de início da promoção, seja mais objetivo e utilize gatilhos mentais para e-commerce com ofertas de urgência (Ex: “Somente hoje”, “Estoque limitado”).

4 – E-mails transacionais

Os e-mails transacionais são disparados sempre que algum cliente realiza uma compra na sua loja virtual. 

O conteúdos desses e-mails geralmente são a confirmação do pedido, status da encomenda (em produção, entregue a transportadora), aviso de entrega e etc.

Para quem enviar: Todos os clientes que concluíram uma compra;

Frequência: Sempre que houver mudança no status do pedido.

Você também pode usar os e-mails transacionais para dar boas vindas aos clientes que se cadastraram na newsletter ou para informar que um produto, que determinado consumidor mostrou interesse de compra, voltou para estoque.

5 – Pós-venda

A pós-venda é uma das etapas mais importantes para fidelizar clientes e fazer com que eles comprem novamente com você.

Utilizando o e-mail, você fazer uma pesquisa de satisfação sobre o produto e processo de compra, bem como solicitar um depoimento do cliente na página do produto adquirido em troca de algum benefício.

Para quem enviar: Selecionar uma amostra de principais clientes ativos;

Frequência: 7 dias após o recebimento da encomenda

6 – Abandono de carrinho

O checkout é uma das etapas do processo de compra online que você deve ficar mais atento dentro da sua loja virtual! 

Isso por que é muito comum os usuários realizarem todo o processo de compra e na hora de finalizarem o pedido, eles simplesmente desaparecem!

Para quem enviar: Todos os clientes que abandonaram o carrinho.

Frequência: Enviei um e-mail 2h após o abandono do carrinho, relembrando o cliente de finalizar o pedido. Se mesmo assim o cliente não concluir a compra, envie um outro e-mail 48h após o abandono com uma oferta de urgência para ele concluir a compra.

Procure sempre entender o motivo pelo qual o cliente abandonou o carrinho, para tentar minimizar ao máximo perder uma venda.

Estratégias para recuperar carrinhos abandonados.

7 – Clientes inativos

Esse e-mail é para não perder de vista aquele cliente que já comprou com você, mas que já faz um tempo que não compra!

No conteúdo do e-mail seja mais humano e demonstre que está sentindo a falta do cliente. Você também pode pedir para ele atualizar suas preferências de compra ou oferecer um desconto exclusivo para que ele possa voltar a comprar.

Para quem enviar: Clientes que não compram a mais de 120 dias;

Frequência: 1 vez após um longo período sem comprar.

Como saber se as estratégias de e-mail marketing para loja virtual estão dando certo?

Selecione um grupo de clientes e faça testes A/B para identificar quais e-mails geram mais engajamento. 

Além disso, você pode mensurar as taxas de abertura, taxa de cliques no link, taxa de conversão e taxa de descadastro.

Pronto! Agora ficou fácil disparar e-mails para seus clientes, né?

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