Como fazer um pós-venda eficiente para o E-commerce usando Email Marketing

30/07/2018 Lahisla Vilar
3 min de leitura
0
Amou?

Computador com cartas saindo dele representando Email Marketing como pós-venda eficiente

Você também já se perguntou como fazer um pós-venda eficiente? Essa é uma pergunta feita por vários empreendedores e agora você vai entender como o Email Marketing pode te ajudar nisso.

O e-mail marketing é uma forma de comunicação com o cliente eficiente, rápida e de baixo custo. Segundo estudo da Experian Marketing Services sobre performance no e-commerce, o e-mail é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para os sites de e-commerce no Brasil, com 2,53%.

O número de conversões em vendas do e-mail pode parecer baixo ou pouco representativo no volume total de vendas, mas a taxa de conversão média do e-commerce é de 1,44%, portanto o e-mail marketing ainda é um dos canais de comunicação mais eficientes, seguidos dos links patrocinados, com 1,5%, e das mídias sociais, com taxa de conversão de 1,18%.

Além de ser uma eficiente ferramenta de comunicação, o e-mail marketing é também uma importante ferramenta de relacionamento, levando informações úteis sobre a empresa para os clientes e trazendo informações deles de volta, como no caso dos e-mails de pós-venda e avaliação de produtos.

A dinâmica de compra na Internet é muito rápida. Enquanto nas lojas físicas eu preciso ir a vários lugares para comparar preços de produtos, nas lojas virtuais basta alguns cliques para isso. No caso de anúncios de ofertas em mídias tradicionais, o público vê o anúncio e tem que buscar pelo produto, o que não acontece com o e-mail com ofertas de uma loja virtual, que uma vez recebido, basta um clique para visualizar o produto e mais alguns para efetuar a compra daquela oferta.

No caso do pós-venda, o email marketing também tem a eficiência e a rapidez necessárias para ações de relacionamento com o cliente. Enviar mensagens pedindo avaliações dos produtos recebidos não só causa uma boa impressão em relação à preocupação da loja com a satisfação do cliente, como também gera mais vendas para a loja. Como dito no post sobre cases de comércio social, a Amazon conseguiu se tornar um dos maiores varejos online do mundo utilizando também as recomendações dos usuários. Se o seu cliente responde a um e-mail marketing com a avaliação de um produto, essa mensagem tanto serve como pesquisa de marketing para melhorar o seu atendimento e produtos quanto como ação de marketing para seus futuros clientes, que irão considerar as avaliações de outros clientes no momento da compra.

Exemplo de pós-venda eficiente

Como bom exemplo do uso do e-mail marketing, pode ser citada a Netshoes. A loja envia emails diariamente com ofertas de acordo com o perfil de compra do cliente, tornando-se extremamente relevante e mantendo a marca presente na mente dele. Além disso, sempre envia e-mails pedindo avaliações sobre os produtos vendidos, acrescentando as recomendações às páginas dos produtos.

 

Print de um email da Netshoes exemplificando um pós-venda eficiente

 

Print de uma avaliação na Netshoes exemplificando um pós-venda eficiente

Esse é um excelente uso do e-mail marketing, gerando vendas e um bom relacionamento online.

Saiba mais sobre outras ações de pós-venda:
5 Ações inteligentes de pós-venda para te fazer vender mais

_

Quer ter uma loja virtual? Conheça nossos planos, recursos e benefícios:

Bleez shop: A plataforma de ecommerce que une tecnologia e resultados