Tudo que você precisa saber antes de começar a fazer Email Marketing

15/03/2018 Kalina Teixeira
6 min de leitura
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Você sabia que o email marketing é um dos principais canais de vendas de muitas empresas? Isso porque além de conseguir se comunicar de forma natural com seus clientes, você consegue ter um ótimo custo-benefício, pois as campanhas de email marketing não possuem um custo alto e te trazem um retorno valioso.

Se o email marketing ainda não está inserido nas suas estratégias de vendas, eu te aconselho a repensar urgentemente sobre essa possibilidade e continuar essa leitura.

Abordagens do conteúdo:

  • O que é email marketing
  • Qual a importância do email marketing no e-commerce
  • Os 3 principais tipos de e-mail marketing
  • Pontos essenciais na hora de fazer o email marketing

O que é email marketing

O email marketing é uma estratégia que utiliza o envio de emails para criar e manter um relacionamento com clientes.

O mais importante dentro dessa estratégia é que ela não deve funcionar de forma intrusiva como os emails de publicidade que algumas empresas costumam mandar.

Pelo contrário, o email marketing tem uma linguagem permissiva e agradável, onde os usuários permitem que você se comunique com eles, fazendo questão de receber, ler e fazer alguma ação/conversão através deste contato.

No finalzinho desse artigo eu te dou algumas dicas de pontos essenciais na hora de fazer seus emails!

Qual a importância do email marketing no e-commerce

Uma estratégia bem feita de email marketing, poderá trazer diversos benefícios para seu e-commerce. Citarei detalhadamente algum destes benefícios para que você entenda a importância dessa estratégia para sua loja virtual e o quão lucrativa ela pode ser.

Alcance

O email marketing possui um alcance gigantesco e a tendência é que esse número só cresça. Segundo uma pesquisa feita pela Radicat, o número de usuários de email chegará a 2,9 bilhões em 2019, isso significa que mais de um terço da população mundial usará o email até o final de 2019.

Por isso, não fique pra trás! Imagine o tanto de clientes que você possivelmente está perdendo, se ainda não começou sua estratégia de email marketing.

Custo benefício

O email marketing é mais barato que qualquer outro tipo de mídia. É por esse fator que o retorno sobre esse investimento é na maioria da vezes tão satisfatório.

Pois você não precisará investir um valor alto inicialmente e terá uma grande possibilidade de conseguir um volume significativo de receita.

Segmentação

Uma das grandes vantagens do email marketing é que você consegue atingir um público completamente segmentado. Isso porque você só terá o email do seu cliente se ele escolher e optar em te passar essa informação.

Fora que, com esses contatos, você conseguirá segmentar os usuários a partir de seus interesses e, dessa forma, criar conteúdos que se alinhem nas expectativas de cada grupo.

Relacionamento com clientes

O email marketing é uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento da sua marca com seus clientes.

Se enviado estrategicamente e com uma boa periodicidade, você conseguirá melhorar a presença da sua marca no imaginário de seu público, gerando cada vez mais empatia.

Conseguindo reforçar as especialidades da sua loja e gerando também a necessidade de compra em seus clientes.

Impulsionar seus conteúdos

Se você tem um blog, o email marketing é a estratégia perfeita para impulsionar seus conteúdos.

Isso porque, você poderá atualizar semanalmente, ou da forma que você preferir, seus leads, sobre os conteúdos do seu blog.

Essa é uma das formas mais eficazes de nutrir seus leads, com informações e conteúdos importantes e que sejam do total interesse deles.

3 principais tipos de Email marketing

Existem diversas formas de email marketing. O mais importante na hora de escolher os tipos de emails que você irá trabalhar, é tentar ser o mais coerente possível com sua persona, escolhendo a forma que mais se adequa com ela para que a segmentação consiga ser assertiva e assim gerar bons resultados.

Confira os 3 principais tipos de email marketing:

Newsletter

Uma das formas mais conhecidas de fisgar o email do seu usuário é com uma Newsletter. O foco principal de uma newsletter é o conteúdo.

Você enviará periodicamente conteúdos ou informações relevantes para o destinatário que fez questão de assinar sua newsletter e receber seus emails.

Esse é um email que gera uma grande oportunidade de relacionamento e qualificação de leads. Será neste email que você precisará identificar qual assunto é do interesse do seu lead e assim tentar a melhor forma de abordá-lo, solucionando claro, algum de seus problemas, objeções ou dúvidas.

Emails transacionais

Esses são aqueles emails de relacionamento, onde você mostra pro seu lead que você lembra e se importa com ele.

São aqueles emails de desconto em aniversários ou datas especiais, emails de confirmação de compra, troca de senhas, lembretes, informativos e etc.

São emails essenciais para a satisfação e fidelização de clientes. Funciona bastante se você conseguir automatizá-los da maneira correta, enviando dependendo apenas das necessidades e particularidades de cada cliente.

Emails de nutrição de leads

O email de nutrição de lead resumidamente, serve para estimular o interesse de compra do seu lead.

Funciona da seguinte forma, um usuário que já fez o primeiro contato, te fornecendo os dados dele já pode entrar pro funil de vendas, que é o email de nutrição de leads.

Serão emails automatizados onde você irá guiar os seus leads pelas fases do funil, para que assim no final ele esteja preparado para receber uma oferta e assim fazer a conversão mais importante: comprar de você!

Estes emails irão qualificar seus leads e através deles, você conseguirá entender quem são as pessoas que querem e gostam realmente da sua empresa e produtos.

Pontos essenciais na hora de fazer o email marketing

Não compre lista de emails

Comprar uma lista de emails parece ser a solução perfeita para conseguir diversos contatos e assim converter muitos clientes.

Porém, essa é uma das piores ações de email marketing que você poderá fazer, pois será um dinheiro investido em algo que não irá te trazer retorno nenhum, pelo contrário, só te gerará problemas.

Um desses problemas seria a destruição da reputação da sua empresa, pois você irá praticar uma ação desonesta e totalmente inconveniente, mandando emails para pessoas que não optaram por recebê-los.

Sem contar que estes usuários sinalizarão seus emails como SPAM, e as plataformas de envio irão te punir por isso, podendo até bloquear sua conta, te impedindo completamente de fazer novos disparos.

Tenha uma boa plataforma

Existem plataformas gratuitas como a Mailchimp e também plataformas pagas como a Rdsatiton, dependendo claro, do seu orçamento e também das necessidades da sua empresa, é que você deverá se basear ao escolher sua plataforma.

Porém, opte por uma plataforma que tenha uma boa reputação, que seja confiável e que principalmente tenha uma boa qualidade de envios no email marketing, assim você garantirá uma melhor entregabilidade de seus emails.

Perca tempo elaborando o assunto

O assunto do seu email deve ser tratado como prioridade. De nada adianta você ter um email incrível, com um conteúdo ou oferta que resolva todos os problemas do seu lead, se ele não se sentir atraído o bastante para abrir seu email.

Por isso, o conselho que eu lhe dou é: perca sim, muito tempo elaborando seu assunto, até você ter certeza que essa é a melhor forma de conseguir atrair realmente seu lead.

Seja pessoal

Uma das funcionalidades mais legais no email marketing, é que você pode se comunicar de forma completamente pessoal com seus leads.

Com uma boa plataforma, você poderá adicionar variáveis como:

*|NOME|*, *|PRIMEIRO_NOME|*, *|EMPRESA|*, *|EMAIL|*, entre várias outras.

Usando a variável *|PRIMEIRO_NOME|*, por exemplo, quando você enviar o email a sua plataforma irá inserir para cada lead o primeiro nome dele.

Não se comunique com seus leads como uma empresa, ao invés de só enviar a logo da sua marca como remetente, utilize um nome, para o lead ter uma experiência ainda mais próxima, como se estivesse realmente falando com você e não com sua empresa.

Teste e mais testes

Como com toda estratégia, ter paciência é a chave do negócio. Você terá que ter muita paciência para cada passo, tanto para fazê-los bem feitos como para esperar pelos resultados.

E os testes são essenciais para o sucesso da sua estratégia, pois na maioria das vezes você cometerá algum erro, seja na segmentação, no conteúdo, no assunto e etc.

Esses testes servem justamente para isso, para ir ajustando os erros e acertos em seus emails e assim ir melhorando cada vez sua estratégia, até que ela esteja perfeita e assim gere realmente os melhores resultados.

Analise tudo

Tão importante quanto se esforçar para fazer essa estratégia funcionar está em medir tudo o que acontece dentro dela.

Você precisa acompanhar e analisar individualmente cada email, fluxos e segmentações, dessa forma você compreenderá o que pode não estar funcionando e assim consertar.

Os principais detalhes que você deverá ficar sempre de olhos abertos, são:

  • Quantidade de emails entregues
  • Taxa de abertura, taxa de cliques
  • Bounce rate,
  • Descadastros
  • Horários das interações
  • Links clicados