Formas de pagamento no e-commerce: Vantagens e desvantagens

16/07/2013 Bruno Viana
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Formas de pagamento no e-commerce

Atualização: Escrevi recentemente um artigo atualizado e com mais informações sobre meios de pagamento. Confere lá.

Escolher uma forma de pagamento ágil e eficiente é um dos principais fatores que levam uma loja virtual a bons números em vendas. Entender bem as diferenças entre cada uma das formas de pagamento existentes leva você a escolher a mais adequada para a sua loja e os seus clientes.

Para pagamentos via Internet, existem três opções: Integração direta com os meios de pagamento, Facilitadores e Gateways.

Integração com os meios de pagamento

As operadoras de cartão de crédito disponibilizam um canal chamado Webservice para que as lojas virtuais possam enviar os dados de pagamento e de convênio e elas realizam o pagamento sem a necessidade de nenhum intermediário. Para usar esse tipo de pagamento, é preciso que a loja tenha convênio com empresas como Cielo e Redecard para vender pela Internet e o resto fica por conta do desenvolvedor criar o módulo de pagamento.

Vantagem: Uma vez desenvolvido o módulo, não é necessário pagar mais taxa alguma a não ser a da própria operadora de cartão.

Desvantagem: Como a integração é direta com a operadora, podem acontecer casos de mudança de estrutura no Webservice. Se isso ocorrer, é necessário ajuste no módulo da loja virtual para se adequar à nova estrutura. Enquanto esse ajuste não ocorrer, o site poderá perder vendas.

Facilitadores

Funcionam recebendo o pagamento do cliente na conta deles e depois fazem a liberação do pagamento para a loja virtual. Em outras palavras, quando o cliente realiza a compra, o dinheiro não cai na conta da loja, mas sim na conta do Facilitador e só depois o pagamento é repassado. Essa é uma categoria de pagamento bastante popularizada pelo PagSeguro, mas não existe somente esse, há outros facilitadores como BCash (antigo Pagamento Digital) e MoIP.

Vantagens:

– É ideal para lojas que estão começando pela facilidade de implementação. Com um cadastro simples já é possível começar a vender usando qualquer facilitador. Para a plataforma de e-commerce Magento, por exemplo, já existem vários módulos disponíveis para os mais diversos facilitadores.

– Com apenas uma conta é possível ter um leque de opções de pagamento.

– É possível assumir os juros do parcelamento ou repassar para os clientes.

– Para alguns usuários ver que a loja trabalha com facilitadores conhecidos, como o PagSeguro, traz sensação de segurança.

– Como o pagamento é na conta deles, o risco de charge back também é deles. Por conta disso, eles já fazem toda a análise de risco da compra.

– Não paga taxa da operadora do cartão.

Desvantagens:

– Com exceção do MoIP, que possui o checkout transparente, para realizar pagamento nos facilitadores é necessário sair da loja virtual para ir para o ambiente deles, muitas vezes tendo que realizar um segundo cadastro (o da sua loja e o do site do facilitador). Estatisticamente checkouts complicados como esse são responsáveis pela perda de 30% na conversão de vendas.

– A liberação do dinheiro pode demorar até 15 dias.

– Dependendo do facilitador, a taxa pode variar de 5% a 7% em cima do valor da compra.

– Têm taxas de juros maiores que as dos gateways.

Gateways

Essa categoria age intermediando a loja virtual e as operadoras de cartão de crédito. Quando uma venda é realizada, a loja informa ao Gateway que então comunica à operadora de cartão.

Vantagens:

– O valor pago, além da taxa da operadora de cartão de crédito, é por transação. O Gateway Allpago possui uma taxa de R$0,50 por transação, independentemente do valor da compra.

– O tempo de aprovação do pedido vai depender de quem estiver gerenciando a loja virtual ou da empresa que estiver fazendo a análise, pois é apenas uma ação de “aprovar” ou “recusar” o pedido.

– O lojista oferece o parcelamento sem juros, conforme a sua estratégia de vendas.

– Os recebimentos dos valores são depositados diretamente da administradora de cartões para a conta corrente da empresa.

– A loja virtual mantém as mesmas negociações comercias que a loja física junto às administradoras de cartão.

Desvantagens:

– O lojista recebe os pagamentos parcelados, conforme o cliente efetuar o pagamento. Se o cliente paga em 10 vezes o lojista recebe em 10 vezes também. Para antecipação dos pagamentos são cobradas taxas maiores.

– O lojista assume todo o risco e custos com a prevenção de fraudes nas vendas.

– Deve ser realizada afiliação com cada forma de pagamento que o lojista deseja disponibilizar para seus clientes.

É interessante lembrar que a loja virtual pode oferecer mais de uma forma de pagamento para o consumidor, evitando a perda da venda para os usuários que não confiem em uma das formas existentes.