Frete grátis é o fator mais decisivo para compra no e-commerce

26/02/2014
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Entrega no e-commerceÉ conhecido o fato de que o frete grátis estimula as vendas no e-commerce, mas a e-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, colocou esse fato em números. De acordo com pesquisa feita pela consultoria, sete em cada dez consumidores evitam pagar frete nas compras em lojas virtuais.

Dos consumidores pesquisados pela e-bit, 45% sempre escolhem o frete grátis ou a opção mais barata e outros 27% compram o suficiente para atingir o valor mínimo exigido para que a entrega não seja cobrada. A pesquisa ainda apontou que 58% das pessoas comprariam mais pela internet se a taxa de entrega fosse mais barata.

O frete grátis tem uma importância maior do que apenas um benefício a mais para a realização da compra. O fator psicológico de não estar pagando por algo que não seja um produto do qual o consumidor vai usufruir conta bastante para a decisão de compra. As lojas virtuais devem considerar o frete grátis como um investimento de marketing, traçando uma estratégia para oferecer esse benefício para seus clientes, como oferecer frete grátis só para algumas categorias de produtos ou estabelecer um valor mínimo de compra para a entrega sem custo para o consumidor.

É importante lembrar que mesmo oferecendo frete grátis, é essencial que a compra chegue no prazo estabelecido. Essa é uma das falhas mais graves que podem fazer o e-commerce perder a confiança do consumidor, um dos fatores mais importantes na hora da escolha de onde fazer a compra. Outros fatores considerados pelos usuários além do frete grátis e da confiança na empresa estão o preço e o prazo de entrega.