Funil das mídias sociais: Como mensurar resultados para o seu negócio

30/08/2016 Lahisla Vilar
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Muitas empresas enxergaram oportunidades de relacionamento com o cliente e vendas através das mídias sociais, mas ainda se enganam com as chamadas “métricas de vaidade”. Números que enchem os olhos, como seguidores e curtidas, podem não significar aumento do faturamento e é preciso ter cuidado com isso.

Apesar de o engajamento conquistado através das curtidas nas publicações em mídias sociais ser importante, pois indiretamente significam maior alcance para os seus posts, o foco deve ser nas métricas diretas, que mostram o interesse do público em continuar interagindo com a sua empresa nas redes sociais da Internet e em comprar o seu produto ou serviço.

Essas métricas diretas podem ser analisadas no formato de funil das mídias sociais, onde no topo temos as impressões e o alcance obtidos pelas publicações, no meio temos os cliques e visualizações e no fundo temos as conversões.

>>Leia também: Mídias sociais e e-commerce – Como essa parceria funciona.

Impressões e alcance

As impressões de suas publicações em mídias sociais são o número de vezes em que cada post foi exibido para os usuários, podendo ser exibido mais de uma vez para cada pessoa. Já o alcance é o número de usuários que viram sua publicação. Sendo assim, o número de impressões pode ser igual ou maior ao alcance de cada post.

Essas duas métricas são as principais para o topo do funil das mídias sociais, pois demonstram o quanto os seus posts estão sendo interpretados pelos algoritmos dos sites de redes sociais como relevantes para o seu público e sendo exibidos para ele.

Para ter mais impressões e alcançar mais pessoas com os seus posts, busque sempre otimizar esses conteúdos, analisando o tipo de publicação que mais agrada os usuários (mais impressões e interações), variando tamanhos e tipos de imagens, além de experimentar diferentes dias e horários das publicações.

Cliques e visualizações

Depois que suas publicações conseguirem aparecer na timeline dos usuários, o próximo passo é fazer com que eles cliquem no conteúdo para ir para alguma página da sua empresa (site, landing page, post de blog, etc) ou visualizem o vídeo/imagem do post.

Imagens atrativas e boas calls-to-action (chamadas para ação) pode aumentar consideravelmente as chances de os usuários se interessarem de ver o conteúdo e clicarem na sua publicação. Teste sempre, inclusive repetindo posts já publicados anteriormente e trocando imagens e chamadas.

Conversões

No marketing digital, chamamos de conversões o alcance de um determinado objetivo com uma ação executada pelo usuário. Por exemplo, quando alguém entra em contato com a sua empresa pelas mídias sociais, ela vira um lead, portanto um usuário comum foi convertido em uma oportunidade de negócio.

Para aumentar as chances de conversão de um usuário, é importante fazer publicações que mostrem como o seu produto ou serviço pode resolver alguma problema da vida dele. Trabalhe bem as imagens, calls-to-action e páginas de destino para as quais os links dos seus posts vão levar o seu público.

>>Leia também: Como as mídias sociais podem ajudar na gestão de clientes.

Em resumo, manter o foco nas métricas que realmente importam vão fazer diferença nas ações que você planeja executar e nos resultados alcançados. Pense sempre em fazer os seus seguidores e inscritos avançarem no funil das mídias sociais.