Gatilhos mentais: O que são e 5 exemplos para você usar

06/05/2021
3 min de leitura
1
Amou?

Introdução

Seja em um artigo, um anúncio, um post ou qualquer outro tipo de conteúdo, uma Headline (título) é a primeira coisa que um usuário visualiza, por isso é importante que ela seja a mais chamativa possível para então atrair seu leitor para dentro da página.

A maioria das headlines que você vê nesses conteúdos da internet possuem os chamados gatilhos mentais, que são técnicas voltadas especialmente para despertar algum tipo de sentimento em você. 

Inclusive esse conteúdo aqui, gerou algo em você 😉

Seja uma dúvida, curiosidade ou medo, os gatilhos mentais existem para despertar algo nos leitores. Funciona da seguinte forma pra você entender melhor:

Primeiramente, seu cérebro decide o que você vai fazer de forma inconsciente. Depois essa decisão é levada para o consciente de forma racional, logo em seguida você age de acordo com a decisão tomada. Resumidamente é assim que acontece.

Pensando na importância de usar esses gatilhos mentais em seus conteúdos e seu negócio como um todo, explanamos de forma bem simples os 5 gatilhos mentais mais usados para você usar e abusar daqui pra frente.

Vamos lá!

1. Comprovação

Nada melhor que testar algo que já foi comprovado por outras pessoas, certo?! É exatamente isso que o gatilho mental de comprovação aborda.

Para usar esse gatilho você precisa de um grupo de pessoas que conheça seu produto ou serviço e que já tenha comprovado a eficácia do mesmo.

#Modelo 1: 100% comprovado: Aumente suas vendas agora mesmo

#Modelo 2: Saiba como perder peso de uma forma 100% Garantida

#Modelo 3: Uma maneira 100% garantida de perder peso sem ir para a academia

#Modelo 4: Encontrada uma maneira 100% Comprovada de otimizar seu tempo

2. Autoridade 

Seja “o cara” da música do Roberto Carlos, que todos vão querer ler seus conteúdos!

Esse é um gatilho audacioso e que deve ser bem planejado para não surtir efeitos indesejados. Para ativá-lo, você precisa posicionar seu negócio como líder do mercado no qual está atuando. 

Não se trata apenas de dizer ser o maior ou melhor, mas de efetivamente estar nessa posição, é necessário também manter sua equipe focada no posicionamento da empresa para que o gatilho funcione corretamente.

#Modelo 1: Revelamos o segredo por trás de todo o sucesso de nossos clientes

#Modelo 2: Um empreendedor revela os segredos para ter um negócio online de sucesso

#Modelo 3: Temos a resposta para o problema que você está enfrentando 

#Modelo 4: Encontramos uma dica incrível para você perder 5kg em 30 dias

Se você está em dúvida de qual tipo de gatilho mental se encaixa melhor com o público do seu segmento, confere nosso conteúdo sobre a definição de persona, clicando aqui que tudo vai ficar mais claro para você!

3. Prova social

Mostre que a sua marca é escolhida por pessoas bem-sucedidas ou que tenham tido excelentes resultados com a sua solução.

O gatilho mental de prova social, funciona muito bem em qualquer tipo de marketing, pois é baseado no efeito adesão, fenômeno da psicologia que explica porque as pessoas geralmente tendem a optar por algo que outras pessoas já possuem.

Com esse fenômenos, as pessoas logo costumam comprar coisas que várias outras já experimentaram e deram a sua opinião (principalmente positiva) a respeito.

#Modelo 1: Os melhores profissionais da área realizaram este curso. 

#Modelo 2: Reunimos nesse conteúdo os melhores profissionais da área.

#Modelo 3: Veja os depoimentos de quem comprou e aprovou

#Modelo 4: Estudo de caso: Esse cliente faturou mais de 10K com nosso curso

4. Urgência

O gatilho da urgência, gera em uma pessoa a necessidade de dar uma resposta rápida, sem pensar demais para não perder oportunidades.

 Então, por exemplo, oferecer produtos e serviços com prazo de término, acende um senso gigantesco de urgência nas pessoas. 

#Modelo 1: Compre 2 e ganhe o terceiro de GRAÇA! Promo válida só até às 00:00 de hoje!

#Modelo 2: Promo da semana: Pague R$70,00 e ganhe um cupom de R$100,00 em peças exclusivas da loja.

#Modelo 3: Última chance! Hoje é o último da nossa promo pague 2 e ganhe 3

#Modelo 4: Só nesse final de semana, hamburguers pela a metade do preço

5. Escassez

Todo mundo valoriza aquilo que é escasso, o que está acabando. É aquele pensamento de que, “quanto mais difícil for conseguir uma coisa, mais eu quero”. Não é à toa que o diamante vale tanto, ele é escasso e, por isso, muito valioso.

Em momentos decisivos – como se devemos comprar ou não determinado produto – processamos não só as informações de preço e atributos da mercadoria, mas também os estímulos como oportunidade, disponibilidade, urgência, vantagens e etc.

#Modelo 1: Estoque limitado, garanta logo os seus!

#Modelo 2: Garanta já a sua peça! Restam apenas 2 peças disponíveis.

#Modelo 3: Faça a sua inscrição no nosso curso enquanto é tempo. Vagas Limitadas!

#Modelo 4: Resta apenas mais um item. Corre!!!