Os 7 principais gatilhos mentais para você conquistar seus clientes

05/09/2019 Kalina Teixeira
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gatilhos mentais no ecommerce

Todos os dias temos que tomar diversas decisões.

O que faz alguém comprar algo? O que faz com que essa pessoa decida por isso? Existem diversos fatores! Muitos compram por necessidade, outros por impulso, outros por terem sido influenciados por alguém e outros, compram porque foram impactados e realmente convencidos por uma marca de tomar essa decisão. A decisão de compra dessas pessoas foi ocasionada por conta de Gatilhos Mentais.

Continua a leitura que vamos te explicar direitinho o que é Gatilho mental e quais são os mais importantes para você usar em suas estratégias de marketing.

O que é Gatilho mental

São estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Geralmente são decisões que tomamos no piloto automático, e que sofrem por influência de algum outro fator.

Ao longo do nosso dia, desde a hora que acordamos, até a hora que vamos dormir, precisamos tomar decisões. Umas nosso cérebro já está programado a fazer todos os dias, e outras são totalmente automáticas que vêm da nossa cultura, educação, bagagem, sentimentos do dia e outros diversos fatores que podem influenciar essas ações.

Gatilho mental como estratégia

Usar o gatilho mental como estratégia para atingir clientes é muito eficaz para qualquer conteúdo que você fizer!

O necessário e imprescindível para conseguir usar essa estratégia é ter total conhecimento de quem é o seu público, e principalmente sobre o que eles desejam, necessitam e gostam de ver, ouvir, usar em seu dia-a-dia.

Saiba mais sobre:
Personas: Tudo que você precisa saber para fazer a sua

Psicologia do gatilho mental: Persuasão x Manipulação

  • Persuasão:
    Convencer alguém sobre alguma coisa ou fazer com que essa pessoa mude de comportamento e/ou opinião.
  • Manipulação:
    Falsificação da realidade que busca induzir alguém a pensar de determinada forma: manipulação de informações.

O ideal na hora usar o gatilho mental como estratégia para atingir clientes é, usar de forma persuasiva e não de maneira manipuladora, pois e persuasão usa coisas reais e verdadeiras para convencer alguém de algo, já a manipulação, engana/falsifica a realidade para induzir alguém, e isso é realmente muito errado.

Clientes gostam de VERDADE! Para persuadir seu público, você precisa ser sincero, atingindo seus sentimentos de alguma forma, e fazendo-o assim comprar de você.

  • Nunca prometa algo que não pode cumprir.
  • Não diga que seu produto é melhor do mercado se ele não for.
  • Não diga que seu produto irá resolver um problema, que de fato, ele não resolverá.

Estilos de gatilhos mentais

Escassez

Todo mundo valoriza aquilo que é escasso!

No mundo virtual, é difícil encontrar um produto que não tenha diversos concorrentes vendendo praticamente o mesmo que você. A estratégia de escassez é muito eficaz, para tentar ter destaque contra seus concorrentes, pois demonstra ao comprador que aquele produto, promoção ou desconto está próximo de acabar, ativando assim, um gatilho mental de “preciso comprar esse produto agora!”.

  • Resta apenas mais 1 item;
  • Estoque quase acabando;
  • Válido até 00:00 do dia X;
  • Só até amanhã!;
  • 10 pessoas já adquiriram, restam apenas 5 vagas;
  • Tempo/Vagas limitadas.

 

gatilho mental escassez

Na imagem temos o exemplo o site do Booking, eles utilizaram a escassez como estratégia para fazer com que os clientes que estejam ali, já a procura de um hotel, se sintam ainda mais pressionados a comprar.

Urgência

A urgência tem total ligação com a escassez, o que diferencia é que a urgência fala especificamente do tempo que o comprador tem disponível.

O ideal na estratégia de urgência como gatilho mental é você oferecer uma oferta e estipular o tempo que ela ficará no ar e informar isso ao cliente.

  • Não faça oferta de urgência toda semana.. (isso tira o sentido da estratégia, pois os clientes irão perceber que você toda semana lança algo do tipo, e tirará deles a impressão de urgência).
  • “Só hoje!”
  • “Última oportunidade!”
  • “A promoção será válida só até 15:00 horas”

gatilho mental urgencia

Na imagem temos o instagram da loja Printerama, um de nossos clientes. Eles estão usando nessa publicação um gatilho mental de urgência, comunicando os clientes que este é o último dia dessa promoção.

Autoridade

A estratégia de autoridade como gatilho mental é um pouco mais difícil de ser colocada em prática, pois demanda um pouco mais de tempo de mercado.

Você precisa demonstrar pro seu cliente que é líder em algo, que o seu produto tem algo que nenhum outro tem, ou até mesmo na questão do branding, em passar para o cliente a ideia de que aquele produto é o melhor em algum aspecto, ou que vai trazer a melhor solução pro problema que ele está tentando resolver em comprá-lo.

O lance é que, você não pode mentir, então o seu produto precisa realmente ter essa autoridade, e além de tudo, saber informar essa autoridade para os clientes.

  • Faça conteúdos, mostrando que é expert no segmento;
  • Colha depoimentos dos seus clientes, para que os novos comprovem que é verdade;
  • Faça landing pages, com informações focadas em dizer para os clientes suas expertises;
  • Se você oferece algum tipo de serviço, mostre cases de sucesso.

Reciprocidade

O gatilho de reciprocidade, pode ser bem explicado com aquela famosa frase “Gentileza, gera gentileza”. Todo mundo gosta de receber um presente inesperado!

  • Enviar brinde na primeira compra do cliente;
  • Oferecer algum desconto na 2ª compra;
  • Enviar uma cartinha no aniversário do cliente com algum desconto.

Esse gatilho é uma das melhores maneiras de fidelizar clientes, pois você vai estar entrando em sua mente, mesmo depois do mesmo ter comprado seu produto.

Prova Social

O gatilho de prova social é basicamente em mostrar para as pessoas outras pessoas com seu produto.

  • Depoimento de clientes;
  • Repost de seus seguidores nas redes sociais utilizando seus produtos/serviços;
  • Parceria com blogueiras;

Antecipação

A estratégia de antecipação traz para o usuário vontade de comprar seu produto, antes mesmo dele estar a venda. Às vezes a ideia de ter um produto é mais apaixonante do que ter o produto em si, portanto, apele para isso.

  • Fazer um pré-lançamento do produto (solte informações do produto antes dele ser lançado, pode utilizar vídeos como making of das fotos dos produtos…)
  • Pré-venda
  • Contar alguma história interativa sobre o produto/serviço, fazendo com que as pessoas despertem seus sentimentos em relação ao produto.

Curiosidade

O gatilho de curiosidade anda bem interligado ao de antecipação. Gere curiosidade em seus clientes, automaticamente eles te darão no mínimo atenção!

  • Utilize as redes sociais para postar prévias dos produtos que estão vindo..
  • Teasers e propagandas misteriosas em relação ao produto que está chegando para venda

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