Como gerar tráfego qualificado para sua loja virtual

24/04/2018 Sarah Patrício
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Resumo da tática

Tráfego não qualificado

Tráfego qualificado

Gerar tráfego qualificado

  • Conheça bem sua persona
  • Quais fontes de tráfego usar

Introdução

Para uma loja virtual nova no mercado, atrair pessoas em potenciais é um dos maiores desafios.

Afinal, quanto mais pessoas interessadas em seu produto, maiores serão as chances de aumentar o seu faturamento e o seu lucro.

Esse tipo de dificuldade, acaba gerando nas empresas que estão começando agora no e-commerce, FRUSTRAÇÃO!

Tráfego não qualificado

  1. A grande parte dos visitantes entram na loja e não passam da home?
  2. Parte dos seus visitantes visualizam a página do produto e saem?
  3. A duração média de sessão da sua loja, não passa de 00:02:00?
  4. Grande parte dos visitantes não chegam nem a levar o produto para o carrinho e muito menos chegam no checkout?

Então sinto muito meu caro(a), o tráfego da sua loja não está qualificado!

Muitas empresas hoje, acham que o segredo para ter vendas recorrentes em uma loja virtual é começar a gerar o máximo de tráfego possível, não importando de onde venha e quem venha!

Acontece, que essa está longe de ser a solução!

O que as lojas precisam entender do e-commerce é que o tipo de público que você atrai para a sua loja, está atrelado diretamente ao sucesso em vendas dela.

Um tráfego não qualificado, só vai fazer você perder tempo e dinheiro com pessoas que não estão nem um pouco próximas do momento de decisão de compra.

Por isso tome cuidado, não precisa agir feito “louco” investindo em todas as plataformas do marketing digital que existem na internet.

Tráfego qualificado

Cerca de 80% das vendas de uma loja virtual, se deve ao tráfego de pessoas realmente qualificadas, na loja!

Quando falamos de tráfego qualificado, estamos nos referindo ao que o visitante faz de útil dentro da loja.

Por isso, é tão importante que você acompanhe DIARIAMENTE o passo a passo do visitante na loja através do Google Analytics

Digamos que dos 100 visitantes, 70% chegam até o checkout, significa que grande parte do público que você está atraindo para a sua loja, está qualificado.

Gerar tráfego qualificado

Para você começar a gerar tráfego qualificado na sua loja, é preciso você dominar dois pontos importantes:

Conheça bem sua persona

Acredito que “definir persona”, não seja um termo novo para você, até porque isso já virou essencial dentro de qualquer planejamento do e-commerce.

Conhecer a vivência, hábitos e comportamentos da sua persona, é o primeiro passo para atrair um tráfego qualificado para sua loja.

Se faça perguntas do tipo:

  1. Onde minha persona está?
  2. O que ela faz no seu dia-a-dia?
  3. O que a chama mais atenção ao navegar na internet?
  4. Quem são as pessoas que estão ao seu redor?
  5. Que tipo de páginas ela segue em suas redes sociais?
  6. Quais assuntos ela gosta de conversar com os amigos, familiares e pessoas ao redor?

etc…

Você só vai entender como a sua persona se comporta, se você se colocar inteiramente no lugar dela.

Depois que você entender realmente TUDO sobre ela, comece a atraí-la!

[POST] Personas: Tudo o que você precisa saber para fazer as suas

Quais fontes de tráfego usar

Depois de você entender a fundo, o público que você quer atingir é preciso definir em qual linha de tráfego você irá atraí-lo.

Lembre-se de analisar bem TODAS as fontes de tráfego que você pretende usar, se perguntando:

  1. Será que a persona do meu negócio está nessa fonte?
  2. Quanto de retorno terei investindo nessa fonte de tráfego?
  3. Em qual etapa da jornada de compra, minha persona está nessa fonte de tráfego?

etc..

Após entender qual linha de tráfego te trará mais retorno, é hora de começa a divulgar!

Existem infinitas formas de atrair sua persona para dentro da loja, entre as principais temos: Tráfego Pago; Tráfego orgânico; Tráfego social e tráfego de referência.

Tráfego Pago

É o meio de divulgação mais usado hoje pelo os e-commerces.

Consiste em anúncios publicitários criados através de plataformas específicas, onde você paga para aparecer mais rápido para a sua persona.

Para usar essa fonte você pode escolher entre as seguintes plataformas para divulgar:

  • Google AdWords (links patrocinados): Consiste em anúncios patrocinados com aparição no topo das pesquisas do Google. A divulgação ocorre através da compra de palavras-chave.

[POST] Criar as primeiras campanhas no Google AdWords

  • Facebook/Instagram ADS: Como o nome já diz, são anúncios patrocinados nestas principais redes sociais, muito usada atualmente, é a plataforma queridinha dos e-commerces do ramo de moda.

[POST] Criar as primeiras campanhas do Facebook/Instagram ADS

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é exatamente o contrário do tráfego pago.

Também conhecido como tráfego livre, ele não é pago.

Vamos para um exemplo:

Imagine que a sua persona digitou no Google alguma palavra-chave atrelada ao seu negócio, o que fez com que ele aparecesse entre os primeiros resultados e fosse clicado.

Neste caso, o tráfego que levou ao site foi orgânico, ou seja, gratuito e livre.

Você pode atrair a sua persona de diversas formas, são elas:

  • Técnicas de SEO: Consiste em técnicas usadas dentro da sua loja para que a mesma fique bem posicionada no Google, e assim com mais probabilidade de ser clicada quando alguém pesquisar sobre seu produto ou serviço.

[POST] Guia completo para alcançar os primeiros lugares no Google

  • Blog: É um local onde você pode armazenar conteúdos relacionados ao seu produto ou serviço da loja. Assim você vai captar a sua persona em todos os estágios da jornada de compra.

[POST] Como fazer um blog

Tráfego social

O tráfego social consiste em atrair as pessoas através das principais redes sociais da sua loja virtual.

Essa fonte de tráfego, normalmente traz uma galera muito qualificada já que são pessoas com um certo interesse na sua marca.

Qualquer rede social, é válida!

[POST] Mídias sociais e E-commerce: Uma parceria que funciona

Tráfego de referência

Quando falamos de tráfego de referência, estamos falando de pessoas que vieram de locais em que a sua loja foi citada ou posicionada.

Para o Google isso é essencial, e para gerar tráfego qualificado, mais ainda.

Se a sua loja está sendo citada com referência em algum local, seja por uma loja ou por um cliente, significa que mais pessoas estão te vendo e se gostarem do seu produto vão querer te visitar.

Existem infinitas formas de gerar tráfego de referência para a sua loja.

Os principais são:

  • Parcerias: Digamos que você é uma loja de roupas femininas, é essencial que a sua loja tenha uma parceria com uma blogueira ou digital influencer.

Normalmente essas pessoas, possuem milhares de seguidores e cada vez mais, as pessoas estão sentindo a necessidade de usar o que uma pessoa que é admirada usa, e você pode se aproveitar dessa necessidade.

  • Link Bulding: Consiste em você criar parceiros para que eles coloquem links de seus conteúdos no blog deles, em troca, você faz o mesmo por eles.

Imagine-o como uma indicação. Digamos que você está precisando ir a um dentista e um amigo seu indica um profissional que ele já conhece e que garante ser de confiança, certeza que você vai seguir o conselho do amigo concorda?

[POST] Link Building: O que é e como fazer