Hospedagem de ecommerce: Como escolher sem ter prejuízos

28/09/2016 Lahisla Vilar
4 min de leitura
1
Amou?

Hospedagem de loja virtual

Para abrir uma loja física precisamos alugar um espaço comercial para expor os produtos e receber os clientes, não é mesmo? No caso da loja virtual, esse espaço que você precisa alugar se chama servidor de hospedagem e o objetivo desse post é te ajudar a escolher uma empresa provedora desse tipo de serviço e o pacote ideal de acordo com o estágio em que o seu e-commerce se encontra.

Muito se fala em plataforma de e-commerce quando pesquisamos o que é preciso para abrir uma loja virtual, mas a hospedagem é de fundamental importância, tanto ou mais do que a plataforma escolhida. Para termos uma ideia, a hospedagem de loja virtual envolve questões de segurança, velocidade e compromisso no suporte técnico. Então acertar nessa escolha é importantíssimo para o seu sucesso.

Por que eu preciso de uma hospedagem de loja virtual?

O servidor de hospedagem é onde a sua plataforma de e-commerce estará para que consiga ser acessada pelos seus clientes através da Internet. É como se você alugasse um espaço virtual dentro de máquinas que são mantidas por empresas especializadas nesse serviço, os provedores de hospedagem.

Basicamente, o provedor de hospedagem deve garantir que os softwares, sistema operacional e outros arquivos necessários para manter a estrutura funcional estejam presentes e atualizados no servidor, permitindo assim que a sua loja virtual possa ser acessada a qualquer momento.

O tipo de hospedagem e o pacote que você vai escolher depende do estágio em que a sua loja virtual está: se é uma loja virtual iniciante, com poucos acessos simultâneos e poucos produtos cadastrados; se é uma loja intermediária, que já tem bons acessos simultâneos, mas ainda não atinge picos muito altos de visitas e não tem muitos produtos cadastrados; ou se já é uma loja com muitos acessos e um catálogo de produtos grande e precisa de uma solução mais robusta.

Qual é o tipo de hospedagem de loja virtual mais adequado pra mim?

Existem quatro tipos de hospedagem de site de e-commerce e cada um é indicado para um tamanho diferente de loja virtual, de acordo com a etapa em que ela se encontra. Vou comentar brevemente cada um:

Hospedagem compartilhada

Nesse tipo de hospedagem, o espaço do servidor é dividido entre outros sites e lojas virtuais e cada um pode utilizar mais ou menos recursos dessa máquina. É uma opção indicada para lojas pequenas, que estejam começando ou que não têm pretensões de expandir muito em pouco tempo.

VPS (Virtual Private Server)

Virtual Private Server (ou Servidor Privado Virtual) é o nome de um tipo de hospedagem em que uma máquina é dividida em partes que atuam como servidores independentes, evitando o risco de a sua loja virtual sofrer com excessos de requisição de recursos dos outros sites e lojas hospedados no mesmo servidor.

Esse tipo de hospedagem é mais cara que o servidor compartilhado, mas ganha-se com mais recursos e flexibilidade, permitindo que você comece com uma VPS com 1 GB de RAM e ir subindo gradualmente até 8 ou 16 GB. É indicada para lojas pequenas.

Cloud Server

O Cloud Server (ou servidor em nuvem) funciona com uma estrutura formada por diversas máquinas dividindo os recursos, assim se existir algum problema com um dos servidores, outra máquina assume a carga. Você paga pelo “espaço em nuvem” que utilizar, permitindo que você aumente recursos a qualquer momento de acordo com a necessidade do seu negócio.

Para lojas virtuais que utilizam muitos recursos ou que têm volumes de acessos que variam bastante de acordo com o tempo, o Cloud é uma excelente opção por oferecer ainda mais flexibilidade. Tem o preço geralmente mais alto que a hospedagem VPS, mas também tem alta disponibilidade, diminuindo as chances de a sua loja ficar fora do ar. É indicada para lojas de médio porte que tenham a perspectiva de receber picos de acessos simultâneos.

Servidor dedicado

Um servidor dedicado disponibiliza recursos exclusivos para o seu e-commerce, com uma máquina física dedicada somente à sua loja virtual. Esse tipo de hospedagem permite que o seu e-commerce continue crescendo com a inclusão de mais servidores. Essa opção é indicada para lojas de médio e grande portes.

O que acontece se a minha hospedagem de loja virtual não for adequada?

Uma hospedagem com menos recursos do que a sua loja virtual exige pode comprometer a estabilidade da plataforma e o seu e-commerce enfrentará erros seguidamente. E como você pode imaginar, um site com erros leva à perda de clientes e pedidos não concluídos, gerando prejuízos para o seu negócio.

Quanto custa uma hospedagem de loja virtual?

É muito importante pesquisar e já colocar no planejamento do seu e-commerce o valor da hospedagem. O preço varia de acordo com a solução que for mais adequada para a sua loja virtual, podendo ir de R$ 200,00 mensais para as soluções mais simples até estruturas mais complexas que podem ultrapassar R$ 10 mil mensais. Tudo vai depender do tamanho do seu projeto, sendo muito importante uma análise feita por um especialista em e-commerce.

Agora que você já sabe da importância de escolher uma boa hospedagem, comece a planejar o seu e-commerce ou o upgrade do seu servidor. Boas vendas!