Entenda como a Hospedagem do seu ecommerce influencia nas suas vendas

09/04/2018 Kalina Teixeira
5 min de leitura
1
Amou?

hospedagem de loja virtual - bleez ecommerce

A hospedagem da sua loja virtual, site ou blog tem total importância e influência no crescimento do seu negócio. Vindo desde o bom desempenho e segurança da sua loja e indo até o Marketing e vendas.

O principal ponto da hospedagem de lojas virtuais é oferecer soluções ágeis que impactam na experiência do seu usuário e como consequência também impactam nas vendas.

Por isso, na hora de escolher sua Hospedagem de loja virtual, tenha em mente que ela deve ser de qualidade, garantindo que sua loja tenha uma alta performance e assim não decepcionando seus usuários.

Quer entender mais sobre Hospedagem de loja virtual, quais benefícios ela traz para seu negócio e como ela influencia nas suas vendas? Continua aqui, que eu te mostro tudo!

O que é Hospedagem de loja virtual

Se você é novo no mercado digital e ainda não ouviu falar em Hospedagem, já te adianto que esse serviço é responsável em deixar sua loja virtual disponível na web. Toda loja ou site necessita de uma hospedagem para funcionar de maneira fluida e sem erros na internet.

A hospedagem nada mais é que um ambiente online onde sua loja é armazenada e transmitida em tempo real para qualquer lugar.

Se você está planejando criar uma loja virtual, inclua a hospedagem no seu planejamento e busque a que entregue a melhor qualidade para estrutura e funcionalidades que terão no seu ecommerce.

Principais benefícios de uma boa estrutura de Hospedagem

1. Velocidade

Um dos principais pontos (se não o mais) para uma boa experiência de usuário com sua loja, é a velocidade de carregamento de páginas, produtos e informações.

Cada segundo vale ouro! Se a sua loja virtual demora muito para processar o que seu usuário está buscando, ele desistirá em segundos e você provavelmente perdeu pra sempre aquele possível cliente.

A hospedagem está completamente relacionada com a velocidade da sua loja virtual. Se você tem, por exemplo, uma loja com quantidade grande de acessos, você deverá escolher uma hospedagem que se enquadre nessa quantidade, se não, automaticamente sua loja se tornará mais lenta.

Por isso, opte por uma empresa que ofereça uma hospedagem dedicada, com todo suporte necessário, garantindo aplicações de máxima performance e velocidade.

2. Segurança

Não preciso nem dizer a importância da segurança de informações da sua loja virtual certo? A final na sua loja terão informações valiosas de seus clientes, e você deve prometer sigilo total quanto a isso.

Por isso, na hora de buscar por sua hospedagem certifique que o servidor que você está escolhendo consegue proteger totalmente seus clientes. Dessa forma, por maiores os problemas ou imprevistos que existam a sua loja sempre estará preservada.

Esse também é um ponto essencial na hora de conquistar seus clientes, pois se você tiver um certificado digital SSL (esse cadeado que fica ai cima antes do “https”) você já ganhará pontos de confiança nos usuários que acessarem sua loja.

certificado SSL - agencia bleez

3. Otimização de SEO

Se você já tem alguma noção sobre o que é SEO, com certeza já sabe que o Google prioriza 100% as páginas que tem carregamento mais rápido, e que proporcionam sempre oferecer a melhor experiência para seus usuários.

Por isso, se você tiver uma boa Hospedagem na sua loja virtual, você já estará pelo menos 50% otimizado para estar nas primeiras páginas do Google.

Óbvio que não é só essa questão que o Google analisa, porém de nada adiantará se você fizer todas as técnicas de SEO se o seu site não tiver uma ótima usabilidade e velocidade.

4. Otimização no processo de vendas

Todos os tópicos anteriores influenciam neste quesito. Se você tiver um bom serviço de hospedagem, que mantenha uma boa velocidade de carregamento na sua loja, que forneça segurança e que esteja também bem otimizada para SEO, seu processo de vendas, com certeza, já estará bem preparado.

Entenda que a hospedagem, é apenas o primeiro passo, o que não deixa de ser o mais importante.

Isso porque, de nada vai adiantar você ter por exemplo, uma super campanha de Facebook Ads, com um investimento altíssimo, se quando o usuário cair na sua loja, ele não conseguir visualizar a páginas pois sua loja não é responsiva, ou passar minutos esperando o carregamento do produto, ou ainda pior, entrar na sua loja e ela estar fora do ar, por congestionamento (caso esteja tendo muitos acessos).

Ter um ambiente otimizado, rápido e com um bom gerenciamento garante uma produtividade bem maior para sua equipe de vendas.

Como escolher a melhor estrutura de Hospedagem

Antes de você decidir qual é a melhor hospedagem para sua loja virtual, entenda primeiro que tipo de estrutura ela deverá conter.

A melhor opção, partindo do ponto inicial, é você ter uma conversa com o desenvolvedor da sua loja, deixando claro para ele tudo que você deseja, provavelmente por ele ter bem mais experiência que você, terá também uma visão mais clara de qual estrutura de hospedagem irá melhor se encaixar com sua loja.

Veja alguns quesitos importantes na hora de decidir a hospedagem da sua loja virtual:

Uptime

Qual é a garantia de disponibilidade do serviço? Ou seja, quanto é o percentual desse serviço para manter sua loja virtual no ar?

Analise esse fator na hora de escolher o provedor de hospedagem da sua loja, priorize as opções que oferecem uptime acima de 99%.

Tráfego

Existem provedores de hospedagem que limitam o número de tráfego da sua loja, cobrando um valor adicional, caso esse limite exceda e também automaticamente tirando sua loja do ar.

O essencial é você buscar por um servidor que ofereça um número ilimitado de acessos, dessa forma você não sofrerá nenhuma dor de cabeça, caso sua loja faça muito sucesso e tenha muitos acessos (que com certeza é o que você deseja que aconteça).

Velocidade

A velocidade da sua loja, como já foi citado aqui nesse conteúdo é um dos principais fatores para o seu sucesso, seja para a boa experiência do cliente ou para estar nas primeiras páginas do Google.

De acordo com a Pingdom, que possui uma ferramenta que testa a velocidade de sites, o tempo médio de carregamento dos sites é de 5 segundos.

A melhor escolha é: um servidor que tenha o carregamento mais rápido possível!

Porém se baseie nessa estatística, no máximo 5 segundos para o carregamento de uma página, mais que isso, as chances do seu usuário desistir e ir para outra loja é gigantesca.

Armazenamento

Qual é o armazenamento disponível para os arquivos que você incluirá na sua loja? Essa é uma pergunta que você deverá fazer para escolher sua hospedagem.

Isso dependerá exclusivamente das suas necessidades. Se você necessita de muito espaço de memória para quantidade de produtos e fotos, por exemplo, escolha um servidor que te forneça essa quantidade precisa, o mesmo serve se você precisar de menos espaço.

O que importa é que você tenha conhecimento disso, para evitar problemas futuros.

Segurança

Existe estrutura para Certificado SSL? ou você pagará a mais para isso? Existem servidores que já oferecem esse certificado e existem os que não, por isso essa também deverá ser uma preocupação inicial na hora de escolher seu servidor.

O ideal é que tenha este certificado, pois ele fornece tanto a você quanto a seu usuário confiança de compra!

 

A Bleez oferece Hospedagem gratuita no plano Basic e Pro! Você já conhece a Bleez e sabe de todas as nossa soluções para a criação da sua loja virtual? SAIBA MAIS AQUI!