A Importância Dos Aplicativos de Delivery Para Bares e Restaurantes

17/01/2021
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Conteúdo produzido em parceria pelo o Bruno Guerra

Se você possui um bar ou um restaurante, certamente você teve o seu negócio afetado por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Afinal, devido às medidas de combate e prevenção, diversos estabelecimentos, inclusive os gastronômicos, tiveram que reduzir o horário de funcionamento, fazer mudanças no ambiente, aumentar a limpeza e higienização do espaço, etc.

E neste cenário tão desafiador, o uso de aplicativos de delivery foi a principal saída que inúmeros bares e restaurantes encontraram para sobreviver em meio à crise.

Porém, mesmo com a chegada da vacina e com uma possível normalização das coisas, esses aplicativos não podem ser deixados de lado por donos de negócios gastronômicos. Veja porque!

Aplicativos de delivery para bares e restaurantes: entenda a importância

A cada ano que passa, a população brasileira fica mais conectada. Ou seja, o número de pessoas que acessa a internet cresce exponencialmente. Diversos dados e pesquisas já mostraram isso. 

Sendo assim, é de suma importância que negócios sigam esse fluxo e se adaptem a essa realidade tecnológica. Isso porque, é nela que grande parte das oportunidades está!

Bares e restaurantes que tinham pouca ou nenhuma presença online, sofreram muito nos últimos meses, ou pior, tiveram que encerrar as atividades por conta da pandemia. 

A “dependência” de clientes no espaço físico, acabou impactando fortemente os resultados desses estabelecimentos.

Por isso, investir em aplicativos e em outros meios digitais é fundamental para qualquer tipo de negócio hoje em dia!

Contexto dos aplicativos e principais vantagens

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Aplicativos de delivery como o iFood, Uber Eats e Rappi existem no Brasil há pelo menos cinco anos e cada vez mais os consumidores os utilizam para comprar.

Essa é uma tendência, ou melhor, uma realidade que só tende a crescer. 

E sabe por que? Porque fazer compras utilizando aplicativos é muito mais prático, fácil, cômodo e rápido. Com poucos cliques no smartphone é possível comprar um lanche, uma marmita, uma pizza, um bolo e muito mais!

Ou seja, as pessoas não precisam sair de suas casas para comer e também não precisam ir ao mercado para fazer compras e adquirir ingredientes para cozinhar.

E vamos ser sinceros, quem nunca chegou cansado em casa, depois de um dia pesado e exaustivo e, ao invés de cozinhar, pediu algo no iFood?

Além do mais, há diversas opções nesses aplicativos. Você pode encontrar desde um restaurante peruano até um fast food ou um estabelecimento que vende comida vegana. Ou seja, há uma boa variedade de comidas nesses apps.

Alcance e divulgação

Dependendo da região na qual o seu estabelecimento atua, o seu bar ou o seu restaurante pode ser facilmente encontrado por inúmeras pessoas e assim ter um ótimo alcance.

Dessa forma, as chances de atrair mais clientes, fidelizá-los e aumentar o número de vendas são bem maiores.

Para exemplificar, imagine que em seu restaurante haja três atendentes e os pedidos, além de presenciais, podem ser feitos por telefone. Cada colaborador conseguirá atender um telefone por vez, certo? O que de certa forma é algo limitante.

Agora com um aplicativo a história é outra, afinal, diversos pedidos podem ser feitos de uma só vez. Não precisa de um colaborador para atender cada ligação.

Além disso, ao estar presente nesses aplicativos, o seu bar ou restaurante terá uma ótima forma de divulgação, em que diversas pessoas poderão vê-lo e 

compartilhá-lo com amigos, colegas, familiares, vizinhos, etc.

Muitos consumidores gostam de boas dicas e recomendações. 

Por isso, se o seu bar ou restaurante presta um serviço de qualidade, as chances de as pessoas divulgarem e recomendarem ele são grandes.

Opções alternativas

A principal maneira que bares e restaurantes utilizam para vender de maneira online atualmente, é se cadastrando em um ou mais aplicativos que já mencionamos no começo deste artigo.

No entanto, tais aplicativos, além da forte concorrência, cobram taxas (comissões) e possuem certas limitações, principalmente nos quesitos personalização e layout, afinal, você tem que usar o que eles disponibilizam.

Por isso, uma boa alternativa para o seu negócio, principalmente visando o crescimento dele para esse e os próximos anos é utilizar o WhatsApp para vendas de delivery ou desenvolver um aplicativo próprio, em que as pessoas poderão baixar e usar assim como já fazem.

Um aplicativo próprio dá muito mais liberdade e possibilidades para o seu negócio.

E caso você tenha dúvidas ou mesmo receios, que tal os dois? Assim, o seu bar ou restaurante poderá ter um aplicativo próprio e estar presente em um app já conhecido como o iFood e o Uber Eats. 

Faça essa avaliação e veja o que compensa.

Boas práticas

Como você pode ver, os aplicativos de delivery estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia e por conta das diversas vantagens que oferecem aos consumidores, eles serão cada vez mais utilizados.

Por isso, para aproveitar ao máximo esse canal de vendas e se destacar, é essencial que o seu bar ou seu restaurante siga algumas boas práticas, como:

  • Oferecer um atendimento de qualidade, que seja personalizado, prestativo e educado;
  • Cumprir com prazos e horários, isto é, evitar atrasos;
  • Possibilitar diferentes formas de pagamento;
  • Disponibilizar um cardápio adequado, mesmo que seja mais limitado;
  • Publicar belas fotos que atraiam os consumidores;
  • Utilizar títulos e descrições relevantes/chamativos;
  • Ter cuidado com o transporte (do estabelecimento até a residência do consumidor);
  • Criar promoções exclusivas;
  • E claro, oferecer pratos, bebidas e/ou sobremesas saborosas, que sejam de qualidade. 

Dessa forma, levando em conta as dicas e informações contidas neste artigo, o seu bar ou restaurante estará muito mais preparado para esse e os próximos anos!