A importância do whatsapp na loja virtual

05/01/2021
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Conteúdo produzido por Business Connection

Com mais de 2 bilhões de usuários pelo mundo, o whatsapp se tornou uma febre digital. Dentre os usuários estão pessoas físicas e jurídicas que incluíram o aplicativo em suas vidas e negócios.

Além disso, a sua relevância pode ser vista também no dia a dia de negócios de diversos segmentos e modelos, incluindo os e-commerces. Esse tipo de negócio, nativo da era digital, tem no whatsapp um aliado para otimizar as atividades e estreitar o relacionamento com o público.

Continue lendo para saber as funcionalidades que tornam o Whatsapp Business um recurso indispensável para qualquer empresa.

Funções do Whatsapp Business

O Whatsapp Business oferece alguns recursos específicos para as necessidades dos negócios e aprimoramento da comunicação entre empresa e clientes.

Confira algumas funcionalidades da versão comercial do aplicativo. 

Catálogo de produtos ou serviços

O Whatsapp Business permite criar um catálogo com produtos e serviços dentro do próprio aplicativo. 

O usuário poderá cadastrar seus produtos ou serviços e adicionar informações como fotos, preço, descrição e um link para a página do site. Esse recurso pode ser utilizado por lojas de qualquer segmento.

Uma loja que vende produtos para empresas de dedetização, por exemplo, pode montar o seu catálogo e também produzir descrições mais detalhadas sobre cada um deles para enviar aos clientes interessados em produtos específicos. 

Assim, as tratativas ficam mais fáceis de serem feitas, o que economiza tempo. 

Mensagens automáticas

Quem trabalha com comunicação na internet sabe que um planejamento redes sociais precisa prever a interação com o público, isto é, responder comentários e mensagens privadas. 

No caso do Whatsapp isso é ainda mais importante, já que o aplicativo serve justamente para que a empresa converse diretamente com seus clientes.

Para facilitar a comunicação e evitar a perda de tempo com respostas repetitivas é possível criar mensagens personalizadas para serem enviadas em momentos pré-estabelecidos. Dentre elas estão mensagens de saudação, agradecimentos e avisos para aqueles que entrarem em contato fora do expediente. 

Etiquetas 

Quando se trata de atendimentos por mensagem, a organização é primordial. No entanto, coordenar todos os contatos pode se tornar um desafio, já que são muitas informações chegando a todo o momento. 

Pensando nisso, o Whatsapp Business possibilita a categorização das mensagens. O responsável pelo atendimento pode organizá-las por nível de urgência ou por qualquer outro tema que desejar. 

Vantagens para o seu negócio

Divulgação 

Imagine poder divulgar promoções e novidades do seu negócio de forma instantânea e direta. Bom, com o Whatsapp Business isso é possível.

Com o aplicativo o envio de vídeos, fotos e outros materiais informativos e publicitários torna o trabalho de marketing mais eficiente e até mais barato. 

Basta pensar que antes a divulgação dependia totalmente dos veículos tradicionais de comunicação, mas hoje ela pode ser feita quase gratuitamente de modo a aproveitar o status de um dos aplicativos mais utilizados nos celulares atualmente.

Para aqueles que trabalham com empresas de moda, empresas de decoração, empresa de paisagismo ou qualquer outro segmento, e que contam com orçamentos e recursos escassos para o marketing utilizar as funcionalidades do whatsapp pode ser uma ótima solução.

Ampliação de contatos 

Além dos recursos audiovisuais, o aplicativo conta com a lista de transmissão. Esse recurso permite com que uma mesma mensagem seja enviada para vários contatos ao mesmo tempo.

Com isso, comunicados importantes e avisos são distribuídos rapidamente por meio da lista de transmissão. 

Essa é uma ótima forma de engajar a clientela, além de segmentá-la para enviar as mensagens adequadas a cada momento da jornada de compra.

Fidelização e novos clientes

A essa altura já deve ter dado para perceber que quando há inserção do negócio no meio digital as possibilidades se ampliam. Como dito acima, no caso do whatsapp a possibilidade de divulgação de novos mecanismos, estratégias e até mesmo de novos projetos, pode ser direcionada a cada pessoa.

Outro benefício é que com um canal direto para comunicar-se com os clientes a empresa também tem uma forma de estreitar relacionamentos, já que dúvidas, pedidos, recomendações, entre outras coisas, podem ser respondidas imediatamente e de forma natural e informal. 

Tudo isso faz com que o cliente se sinta próximo da empresa e continue comprando por um longo tempo.

Feedbacks

Parte da evolução de uma empresa vem do feedback dado por quem já experimentou seu produto ou serviço. 

Normalmente, a opinião dos clientes é coletada por meio de pesquisas de satisfação enviadas por e-mail ou no próprio site. Por meio delas é possível acompanhar as expectativas do público para garantir que as melhorias necessárias sejam feitas.

Com o whatsapp essas opiniões, sejam elas elogios ou críticas, podem ser feitas rapidamente e de forma mais detalhada, pois não ficam limitadas a quantidade de estrelas ou algo assim. 

Adote o Whatsapp Business

Como um aplicativo que veio para aproximar cada vez mais o mundo, o Whatsapp vem ajudando os comércios no atendimento ao cliente. 

Para o e-commerce, principalmente aqueles que estão no começo, esse aplicativo ajuda a deixar o atendimento mais profissional e padronizado, o que também ajuda a construir a reputação do negócio online.

Agora com todas essas informações na mente e o celular na mão, não deixe de incluir o Whatsapp Business no dia a dia da sua empresa junto com outras estratégias – como comunicação nas redes sociais, produção de conteúdo para sites e blogs, entre outros. 

Conteúdo produzido por Business Connection