A importância do whatsapp na loja virtual
Conteúdo produzido por Business Connection

Com mais de 2 bilhões de usuários pelo mundo, o whatsapp se tornou uma febre digital. Dentre os usuários estão pessoas físicas e jurídicas que incluíram o aplicativo em suas vidas e negócios.
Além disso, a sua relevância pode ser vista também no dia a dia de negócios de diversos segmentos e modelos, incluindo os e-commerces. Esse tipo de negócio, nativo da era digital, tem no whatsapp um aliado para otimizar as atividades e estreitar o relacionamento com o público.
Continue lendo para saber as funcionalidades que tornam o Whatsapp Business um recurso indispensável para qualquer empresa.
Funções do Whatsapp Business
O Whatsapp Business oferece alguns recursos específicos para as necessidades dos negócios e aprimoramento da comunicação entre empresa e clientes.
Confira algumas funcionalidades da versão comercial do aplicativo.
Catálogo de produtos ou serviços
O Whatsapp Business permite criar um catálogo com produtos e serviços dentro do próprio aplicativo.
O usuário poderá cadastrar seus produtos ou serviços e adicionar informações como fotos, preço, descrição e um link para a página do site. Esse recurso pode ser utilizado por lojas de qualquer segmento.
Uma loja que vende produtos para empresas de dedetização, por exemplo, pode montar o seu catálogo e também produzir descrições mais detalhadas sobre cada um deles para enviar aos clientes interessados em produtos específicos.
Assim, as tratativas ficam mais fáceis de serem feitas, o que economiza tempo.
Mensagens automáticas
Quem trabalha com comunicação na internet sabe que um planejamento redes sociais precisa prever a interação com o público, isto é, responder comentários e mensagens privadas.
No caso do Whatsapp isso é ainda mais importante, já que o aplicativo serve justamente para que a empresa converse diretamente com seus clientes.
Para facilitar a comunicação e evitar a perda de tempo com respostas repetitivas é possível criar mensagens personalizadas para serem enviadas em momentos pré-estabelecidos. Dentre elas estão mensagens de saudação, agradecimentos e avisos para aqueles que entrarem em contato fora do expediente.
Etiquetas
Quando se trata de atendimentos por mensagem, a organização é primordial. No entanto, coordenar todos os contatos pode se tornar um desafio, já que são muitas informações chegando a todo o momento.
Pensando nisso, o Whatsapp Business possibilita a categorização das mensagens. O responsável pelo atendimento pode organizá-las por nível de urgência ou por qualquer outro tema que desejar.
Vantagens para o seu negócio
Divulgação
Imagine poder divulgar promoções e novidades do seu negócio de forma instantânea e direta. Bom, com o Whatsapp Business isso é possível.
Com o aplicativo o envio de vídeos, fotos e outros materiais informativos e publicitários torna o trabalho de marketing mais eficiente e até mais barato.
Basta pensar que antes a divulgação dependia totalmente dos veículos tradicionais de comunicação, mas hoje ela pode ser feita quase gratuitamente de modo a aproveitar o status de um dos aplicativos mais utilizados nos celulares atualmente.
Para aqueles que trabalham com empresas de moda, empresas de decoração, empresa de paisagismo ou qualquer outro segmento, e que contam com orçamentos e recursos escassos para o marketing utilizar as funcionalidades do whatsapp pode ser uma ótima solução.
Ampliação de contatos
Além dos recursos audiovisuais, o aplicativo conta com a lista de transmissão. Esse recurso permite com que uma mesma mensagem seja enviada para vários contatos ao mesmo tempo.
Com isso, comunicados importantes e avisos são distribuídos rapidamente por meio da lista de transmissão.
Essa é uma ótima forma de engajar a clientela, além de segmentá-la para enviar as mensagens adequadas a cada momento da jornada de compra.
Fidelização e novos clientes
A essa altura já deve ter dado para perceber que quando há inserção do negócio no meio digital as possibilidades se ampliam. Como dito acima, no caso do whatsapp a possibilidade de divulgação de novos mecanismos, estratégias e até mesmo de novos projetos, pode ser direcionada a cada pessoa.
Outro benefício é que com um canal direto para comunicar-se com os clientes a empresa também tem uma forma de estreitar relacionamentos, já que dúvidas, pedidos, recomendações, entre outras coisas, podem ser respondidas imediatamente e de forma natural e informal.
Tudo isso faz com que o cliente se sinta próximo da empresa e continue comprando por um longo tempo.
Feedbacks
Parte da evolução de uma empresa vem do feedback dado por quem já experimentou seu produto ou serviço.
Normalmente, a opinião dos clientes é coletada por meio de pesquisas de satisfação enviadas por e-mail ou no próprio site. Por meio delas é possível acompanhar as expectativas do público para garantir que as melhorias necessárias sejam feitas.
Com o whatsapp essas opiniões, sejam elas elogios ou críticas, podem ser feitas rapidamente e de forma mais detalhada, pois não ficam limitadas a quantidade de estrelas ou algo assim.
Adote o Whatsapp Business
Como um aplicativo que veio para aproximar cada vez mais o mundo, o Whatsapp vem ajudando os comércios no atendimento ao cliente.
Para o e-commerce, principalmente aqueles que estão no começo, esse aplicativo ajuda a deixar o atendimento mais profissional e padronizado, o que também ajuda a construir a reputação do negócio online.
Agora com todas essas informações na mente e o celular na mão, não deixe de incluir o Whatsapp Business no dia a dia da sua empresa junto com outras estratégias – como comunicação nas redes sociais, produção de conteúdo para sites e blogs, entre outros.
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