Receba conteúdo exclusivo sobre comércio eletrônico

Receba o nosso orçamento

Digite seus dados abaixo para que nossos consultores de vendas possam entrar em contato com você:

Como o layout pode influenciar nas vendas do seu e-commerce

layout de sites bleez ecommerce

O layout da sua loja virtual pode influenciar completamente na decisão de compra do seu cliente, é um fator decisivo porque tem o poder de trazer pro cliente a primeira impressão do seu negócio, como já diz aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”.

Através do layout da sua loja virtual que você poderá despertar desejos e chamar atenção do seu cliente, por isso ele precisa ser atrativo, persuasivo e principalmente precisa ser feito estrategicamente para sua persona.

Saia dessa ideia que o layout é algo desnecessário e que não precisa de atenção, se você tem esse pensamento você está pecando grande, pois o cuidado com o layout da sua loja virtual e a maneira como ele é estruturado influencia fortemente nas suas vendas.

Você sabe o que um layout que converte vendas deve ter? Se não, continua a ler que eu te explico tudinho, se sim, leia também pra ter certeza que tá tudo correto!

O que é Layout

Layout é uma palavra inglesa e é um termo bem amplo, porém usualmente quer dizer, plano, arranjo, esquema, design, projeto, entre outras especificações. Se refere a aparência de um documento, seja uma imagem, texto ou qualquer outro meio que o torne atraente para alguém, um telespectador.

Layout que converte vendas

Como já havia prometido, vou citar alguns fatores ideais para o seu layout influenciar positivamente nas suas vendas.

Paleta de Cores

A escolha das cores, é considerado um elemento chave para a formação de um bom layout, pois as cores, elas podem ter um grande poder de influenciar na decisão do usuário.

As cores podem ser separadas em cores frias e cores quentes, que são elas:

paleta de cores layout de sites bleez ecommerce

As cores quentes, são cores vibrantes que trazem sensações como euforia, alegria, diversão e descontração.

Já as cores frias, são cores mais neutras que, interligando a uma sensação de tranquilidade, relaxamento e credibilidade.

O essencial na hora de fazer o equilíbrio das cores é você entender quem é a sua persona e o que sua empresa é e quer passar pra ela.

Above the Fold

Refere-se à parte da página que é visível sem ser necessário passar a barra de rolagem, ou seja, é a primeira visualização que o cliente vai ter de uma página e as informações dentro dessa primeira visualização precisam ser as mais essenciais.

above the fold layout de sites bleez ecommerce

Não abuse dessas informações no above the fold, apenas as principais e essenciais para convencer seu cliente.

Geralmente o que consta no Above the fold é:

  • Chamada principal
  • Títulos descritivos e chamativos
  • Call to action
  • Incentivos

Layout responsivo

Um dos maiores problemas dos sites por aí, é não conter layout responsivo, ou seja, que seja disponível para todos os tipos de dispositivos.

Hoje em dia, é comprovado que a maioria do tráfego de um e-commerce vem de dispositivos móveis, ou seja, se a sua loja der erro ou tiver uma visualização horrível para esses dispositivos, é provável que você esteja perdendo grandes oportunidades de vendas.

Fotos atrativas

As fotos do seu site precisam ser de qualidade, e principalmente atrativas para seu cliente. Com apenas uma boa foto, você pode passar para seu cliente credibilidade, desejo e pode realmente ser decisivo na hora de uma compra.

Se você vende produtos principalmente, invista em fotos legais, divertidas e vibrantes, que faça seu cliente desejar utilizar e comprar seus produtos.

Mostrar seus produtos de forma detalhada com fotos, também é muito interessante para a experiência de compra do seu cliente, fotos com pessoas também funciona bastante, pois dá pro cliente uma idéia mais humanizada do seu produto.

Layout intuitivo

Faça um layout simples de entender, intuitivo e que tenha uma boa usabilidade, onde o cliente não tenha que fazer uma ginástica mental para saber o que fazer ou para achar o que procura.

Se o seu cliente passar muito tempo para entender onde deve ir e o que fazer, provavelmente ele vai desistir de procurar e você vai perder um cliente, então tente sempre ter um layout simples e fácil para seu cliente.

Busca

O botão de busca do seu site precisa ser visível e de fácil entendimento. Nunca deixe de colocar o botão de busca no seu layout, pois isso dificulta muito a vida de seus clientes, caso eles não encontrem o que procuram na visualização das categorias e subcategorias.

Fora isso, não deixe de configurar no seu site as opções de busca interna, para que não aconteça do seu cliente procurar por um produto e aparecer “produto não encontrado”, tenha um filtro de busca eficiente no seu site, adicione todas as formas que seu produto pode ser buscado, até mesmo com erros gramaticais, sem acentos e com as variadas formas de pesquisa que seu cliente poderá fazer.