Link Building: O que é, qual a sua importância e como fazer

09/04/2018 Sarah Patrício
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Resumo da tática

  • O que é Link building
  • Importância do link building
  • Influenciadores para um bom Link Building
  • Principais técnicas de Link building
  • Google Search Console
  • Google Analytics

O que é Link Building

Nada mais é, que a técnica Off Page mais importante para uma estratégia de SEO.

Técnicas de SEO – Guia Completo para alcançar os primeiros lugares no Google

Consiste em um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar autoridade através da construção de links externos.

Por conta dessa autoridade, é relevante que o seu site obtenha o máximo de links apontados para ele.

Para você entender melhor, imagine o link building como uma indicação.

Digamos que você está precisando ir a um dentista e um amigo seu indica um profissional que ele já conhece e que garante ser de confiança, certeza que você vai seguir o conselho do amigo concorda?

O Link building funciona da mesma forma!

Conforme o seu site for indicado, maior relevância você tem para o Google.

Importância do link building

Os Links são responsáveis por ditar a popularidade e relevância de um site.

Se o seu site possui links apontados para ele; se ele é indicado por sites bem posicionados ou com domínios antigos, não será tão difícil assim se posicionar bem nos motores de busca.

Um site sem links dificilmente será visto, em consequência receberá pouco ou quase nenhum tráfego orgânico, o que impacta diretamente nas vendas da sua marca.

O Sem Rush (ferramenta de SEO) realiza uma pesquisa de 2 em 2 anos, muito conceituada e aceita no mercado sobre os Fatores de Ranqueamento.

A última pesquisa realizada em 2017, afirma que os links estão presentes na vida de um site em 22% dos fatores de ranqueamento.

Veja a pesquisa aqui

Influenciadores para um bom Link Building

Deve-se levar em consideração quatro pontos que influenciam diretamente em um bom processo de link building, são eles:

  • Qualidade do conteúdo;
  • Tempo do domínio;
  • Links internos e externos;
  • Quantidade de links;

Qualidade do Conteúdo

É importante que o conteúdo apontando para o site, seja de qualidade e tenha relação ao assunto que você está abordando na página de destino.

Isso vale também para o conteúdo do SEU SITE.

Fique atento as técnicas de SEO básico e avançada para que o seu conteúdo tenha ainda mais probabilidade de ser posicionado pelo o Google.

Tempo do domínio

Quanto mais antigo o domínio que está te lincando, melhor!

O Google dá mais preferência para aqueles sites que são mais antigos, por conta disso se possível, procure fazer essa troca de links com um domínio que já está a mais tempo na internet.

Links internos e externos

Não adianta só querer ser lincado por outros sites e não fazer isso por outras empresas.

É importante que você também tenha links internos apontando para outros sites.

Quantidade de Links

Quanto mais links apontados para o seu site melhor!

Quanto mais pessoas te indicando, tendo a sua página como referência, mais o Google vai te considerar relevante para as primeiras posições do orgânico.

Principais técnicas de Link building

Guest Post

São artigos ou posts do blog, escritos por outra pessoa.

O mais usado e o que traz mais resultados, até o momento!

Essa técnica, dá uma abertura para conseguir novos links e parceiros para o seu site, já que no conteúdo o autor do post é citado como referência.

Essa técnica, também possibilita lincar para outras páginas de destino que você desejar por meio de uma palavra-chave que você considerar forte para o seu segmento.

Ps: A página de destino lincada, deverá ser institucional e não de venda!

O ideal, é que você faça um pesquisa minuciosa na hora de escolher o site que você pretende fazer o Guest Post, já que você estará lá como referência, é importante ficar atento na qualidade do domínio.

Para você que está afim de colocar em prática o processo desde o início, é só seguir os passos abaixo:

  1. Buscar blogs de qualidade e referentes ao assunto do seu segmento
  2. Criar temas dos conteúdos que você pretende escrever
  3. Entrar em contato via e-mail
  4. Enviar as sugestões dos temas junto com a solicitação
  5. No caso de conseguir um sim, começar a escrever os conteúdos
  6. Solicitar a parceria de ambos os blogs escreverem um no outro
  7. Compartilhar o guest post nas redes sociais

Exemplo de Guest post feito pela a Resultados digitais no blog da Bleez

Exemplo de Guest post feito pela a Bleez no Blog da Resultados Digitais

Conteúdos e Posts do Blog

Essa estratégia é bem mais simples que a anterior.

Consiste em simplesmente você adicionar links dos conteúdos do seu próprio blog em outros.

Você não depende de outra empresa disponibilizar a autorização para você inserir links nos conteúdos deles, simplesmente você vai adicionando-os nos locais de um determinado post que você já possui.

Como no exemplo abaixo, onde criamos um conteúdo sobre “otimização de campanhas do Google AdWords” e inserimos o link de um outro post nosso, detalhando as palavras-chave.

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Parceiros comerciais

De todas as estratégias de link building essa é uma das mais simples.

Essa estratégia consiste em pedir para seus clientes, fornecedores, prestadores de serviços ou qualquer outro tipo de parceiro comercial que tenha um site, a inclusão de um link apontando para seu site.

Como já são pessoas que te conhecem, fica mais fácil a solicitação ser aprovada.

Dica bônus

Google Search Console

O Search Console ou Google Webmasters Tools, é uma ferramenta do Google voltada só para os webmasters.

Ele possui diversas funções e dentre elas uma bem específica para links externos.

É possível através dela descobrir quais links o Google considera mais relevante para o seu site, assim como também alguns erros que devem ser atentados.

Google Analytics

No Google Analytics, você também consegue ver detalhadamente qual post do seu blog está sendo mais visitado.

Analisar os números de cada conteúdo, é fundamental diante de qualquer técnica que você escolher usar. Com essa ferramenta, fica mais fácil avaliar qual post está fazendo mais sucesso.

Para acessar a guia da visualização de todos os conteúdos é só seguir os passos abaixo:

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link-building-3Logo depois de seguir os passos, você visualizará uma página semelhante a esta:

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Pronto, agora e só colocar todos esse fundamentos abordados aqui neste post, em prática.

Boa sorte!