Receba conteúdo exclusivo sobre comércio eletrônico

Receba o nosso orçamento

Digite seus dados abaixo para que nossos consultores de vendas possam entrar em contato com você:

Loja virtual Magento ou WordPress

 

111

Selecionar a plataforma de ecommerce que irá operar sua loja virtual é um fator de extrema importância. Pois vai ser através dessa plataforma que você poderá definir qual será o desenvolvimento, gerenciamento e manutenção da sua loja virtual. Esses fatores podem ser decisivos para os resultados da sua empresa, sejam eles positivos e negativos.

Loja virtual Magento ou WordPress, se tornou uma dúvida constante entre muitos empreendedores, pois são duas plataformas de e-commerce que oferecem bons recursos que já ajudam diversos varejistas online a desenvolver e configurar suas lojas virtuais.

Por isso, nós preparamos esse post para você que não é um programador PHP e não faz a menor ideia de qual plataforma escolher. Vamos te passar as principais funcionalidades e características de cada uma dessas 2 plataformas, e daí fica a seu critério escolher qual a melhor pro seu negócio.

Plataforma Magento – Vantagens

O Magento é uma plataforma de ecommerce Open Source (código aberto) que se comunica em uma linguagem toda em PHP, linguagem utilizada por programadores, por isso é uma plataforma que você só conseguirá mexer se entender (bastante) sobre programação.

Geralmente as empresas contratam esses programadores ou escolhem empresas especializadas em Magento – A Bleez por exemplo, é especializada em Magento.

Suas principais vantagens:

  • Qualquer desenvolvedor pode ajudar a melhorá-la ou criar suas próprias funcionalidade.
  • Conta com duas versões (gratuita e paga).
  • Voltado para o e-commerce, venda de produtos.
  • Ferramentas dedicadas para lojas virtuais.
  • Gerenciamento avançado para o catálogo de produtos.
  • Gerenciamento de 2 lojas na mesma instalação.
  • Integração com diversos sistemas e meios de pagamento.
  • Sem limitação de cadastro de produtos e categorias.
  • Flexibilidade e autonomia para fazer promoções de diversos formatos.
  • SEO configurado.

Plataforma WordPress – Vantagens

O WordPress é uma plataforma de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) voltado – bem mais – para conteúdo. Porém por obter uma grande quantidade de plugins, temas e widgets permite também vender produtos.

Suas principais vantagens:

  • Interface Simples e intuitiva.
  • Variedade de Plugins, Temas e Widgets.
  • Gratuito.
  • Comunidade gigantesca, permitindo uma troca de informações mais fácil sobre as funcionalidades.
  • Boa gestão para conteúdos e de fácil uso.

Loja virtual Magento ou WordPress – Semelhanças

São duas plataformas ricas em boas funcionalidades, recursos e gerenciamento.

As duas plataformas são de código aberto, ou seja estão disponíveis para todos de forma gratuita. Ambas têm como parte de suas funcionalidades a integração de blog, permitindo que os usuários consigam gerar conteúdos ricos relacionados a sua marca.

O gerenciamento de conteúdo das duas plataformas é bem eficaz e simples, permitindo que você adicione, apague, modifique e gerencie tudo.

Ambas as plataformas possuem opções avançadas para personalização e também são amigáveis para SEO.

São amplamente conhecidas em todo o mundo, com uma forte comunidade para ajudar e dar suporte.

Loja virtual Magento ou WordPress – Diferenças

Plugins

O WordPress tem como vantagem oferecer muitos plugins, até mesmo plugins de terceiros do comércio eletrônico.

Já o Magento você não precisará de plugins para incorporar funções e recursos do comércio eletrônico no seu site, pois o Magento já é desenvolvido para entregar essas soluções.

Segurança

O WordPress por integrar sistemas de terceiros pode ser considerado menos seguro, principalmente se você vende produtos.

Já o Magento pode ser considerado mais confiável, pois ele já vem incorporado com esses plugins que o wordpress utiliza de terceiros, como Gateways de pagamentos e outros tipos de interfaces.

Objetivo

Se o seu foco é na gestão de conteúdo e na venda de alguns produtos, que agreguem valor para seus conteúdos ou que se relacionem com eles, o WordPress se adapta melhor para esse objetivo.

Já se você quer uma loja virtual onde seu principal objetivo estar em vender produtos, com certeza o Magento será sua melhor opção, pois ele já tem toda a estrutura adequada para atender suas vendas.

Desenvolvimento

Trabalhar com o WordPress é bem mais fácil do que trabalhar com a plataforma Magento.

O Magento é dividido em partes bem mais profundas comparado ao WordPress, por isso ele se torna mais complexo e complicado na hora de se trabalhar.

Na hora de pensar em qual escolher, se optar pelo Magento busque por desenvolvedores que tenham pelo menos alguma experiência com a plataforma, assim você terá menos dores de cabeças.