Loja virtual Magento: A melhor amiga para SEO

27/10/2017 Kalina Teixeira
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loja virtual magento seo

A plataforma magento nasceu em 2008 e com esse pouquinho tempo de vida já é considerada a plataforma de loja virtual mais utilizada do mundo.

Se você pretende ou já planeja fazer a criação de sua loja virtual, na hora de decidir em que plataforma escolher para ela, escolha uma loja virtual Magento, que te dará uma facilidade, e escalabilidade bem maior em várias funcionalidades como: cadastrar produtos, incluir e alterar preços e promoções, controlar estoque, oferecer diversas opções de meios de pagamento, enviar pedidos, gerenciar relatórios entre várias outras.

Dentre essas e outras diversas funções, temos uma que possui um grande diferencial: Fazer SEO com a loja virtual Magento é muito mais fácil e garantido.

E vai ser sobre essa linda história de amor que faz com que o Magento seja imbatível em SEO que vou abordar no post de hoje.

Nesse vídeo o Bruno fala sobre algumas das principais vantagens de fazer uma Loja virtual Magento:

Porque a loja virtual Magento é perfeita para SEO

Porque a Magento possui todos os requisitos necessários para fazer sua loja virtual bombar em SEO. É uma plataforma totalmente preparada para lidar com todos os detalhes essenciais, que farão com que sua loja esteja sempre otimizada para aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google.

Eu vou te mostrar todos esses diferenciais e te provar que você não vai se arrepender em escolher essa plataforma.

Obs: Provavelmente não vai ser você que vai fazer a criação de sua loja virtual Magento, só se você já for um ótimo programador, se não realmente será quase impossível de você mexer nessa ferramenta que se comunica basicamente por PHP, uma linguagem de script código aberto, que é utilizada pelos programadores, por isso, na hora de escolher para quem entregar sua loja virtual, escolha empresas especializadas em Magento.

Hierarquia de Informação

Um bom trabalho de SEO começa pela arquitetura de informações da sua loja virtual, onde você irá definir todas as categorias e subcategorias de uma forma hierárquica.

A maneira ideal para você fazer essa hierarquia é tentando fazer com que todas as páginas do seu site comuniquem entre si, pense nas suas categorias e subcategorias como uma pirâmide, onde uma coisa sempre levará para outra.

Deixe seu conteúdo sempre acessível com no máximo 3 cliques para chegar em uma página, por exemplo, se você é dono de uma loja de roupas de acessórios de moda e uma cliente está a procura de “brinco pequeno prata”, separe suas categorias pensando nos cliques da sua cliente até chegar nesse produto:

1º clique na home;
2º clique na categoria de acessórios de prata;
3º clique na subcategoria de brincos pequeno;

A loja virtual Magento é perfeita para essa arquitetura, pois é totalmente flexível, te dando facilidade na hora de administrar essas categorias, ou até mesmo para modificá-las.

URL amigáveis

Um dos grandes fatores para o Google otimizar seu e-commerce é ele conter URLs amigáveis, que sejam limpas e claras e que contenham a palavra chave principal de otimização.

Com a Magento essa opção é totalmente possível e simples de fazer, pois a plataforma já vem otimizada para essa função, te dando a oportunidade de editar TODAS as URLs de páginas da sua loja virtual.

URL não amigável: http://meusite.com.br/?cat_id=42

URL amigável: http://meusite.com.br/brincos-pequenos

Títulos otimizados

A maior prioridade para o Google é o título, se o seu título não estiver otimizado com a sua palavra chave principal, você provavelmente nunca estará na primeira página do Google. (só se você for muito sortudo)

A loja virtual Magento mais uma vez é perfeita para esse quesito, pois te permite personalizar e editar cada título, de cada página do seu site, ainda oferecendo a alternativa de você inserir a palavra chave principal, para a plataforma indicar ou não se essa palavra está corretamente inserida no título.

Imagens e tags otimizadas

As imagens na loja virtual Magento vem preparadas para otimizações. Você pode adicionar tags com a palavra chave principal, título e legenda.

Com essas imagens otimizadas, a chance de você aparecer nas imagens do google para a palavra chave escolhida, será bem mais fácil, podendo assim trazer tráfego pro seu site, pois muitos consumidores, ainda optam pelas imagens do google, clicam nela e são direcionados para a página que aquela imagem se encontra.

Produtos relacionados

Produtos relacionados são produtos que complementam o produto que o cliente está visualizando, é uma ótima estratégia para fazer com que o cliente compre mais e como já não era de se esperar a Magento também vem configurada para essa funcionalidade.

Na plataforma Magento você poderá:

  • Escolher diversos tipos de produtos relacionados.
  • Economizar tempo com a relação automática de produtos no Magento.
  • Desabilitar facilmente a relação de produtos da mesma categoria e exibir itens de outras categorias.
  • Itens do carrinho não são exibidos como produto relacionados

Loja virtual otimizada

Mais um diferencial que faz o Magento ser o melhor amigo da sua loja virtual para SEO, pois se o seu site não for de qualidade, não for responsivo e principalmente não tiver um carregamento rápido de páginas, a chances do seu usuário desistir de navegar dentro dele serão 99% maiores.

E com o Magento desse problema você definitivamente não sofrerá, pois sua loja virtual terá

todos esses quesitos acima (claro se você escolher por programadores especializados em Magento, pois não é todo mundo que sabe configurar sua loja virtual para esses diferenciais).

Google Analytics

Como todos sabem o Google analytics é uma das ferramentas mais completas para análises do mundo.

A plataforma Magento já vem com suporte a configuração de sua loja virtual com o Google Analytics, e é muito fácil e simples de fazer. Feita essa configuração sua loja virtual já vim com o Google analytics, puxando desde o comecinho todas as informações, dados e métricas.