Por que o seu negócio tem que ter uma loja virtual responsiva?

21/07/2016 Lahisla Vilar
3 min de leitura
0
Amou?

Loja virtual mobile

As pessoas estão gostando cada vez mais de navegar na Internet através de dispositivos móveis. Para usuários iniciantes, a tela pequena de um smartphone ou de um tablet pode parecer desconfortável para visualização, mas a comodidade de acessar de onde estiver já conquistou muita gente, inclusive para pesquisar e comprar produtos no e-commerce.

De acordo com o relatório Webshoppers, 12% das vendas do e-commerce em 2015 foram feitas via mobile, sendo responsável pelo faturamento de R$ 5 bilhões. Muitas vendas têm participação decisiva do mobile para a conversão mesmo quando a compra é finalizada via desktop, portanto a importância de ter uma loja virtual que ofereça boa navegação ao usuário via dispositivos móveis já é considerável e crescente.

>>Leia também: Você está preparado para vender no mobile?

O seu usuário precisa encontrar a sua loja virtual mobile e ter uma boa experiência, isso é fato. Mas como você vai fazer isso depende da sua estratégia e dos custos que você pode bancar.

Qual é a melhor opção de loja virtual mobile?

Para lojas que podem fazer um investimento mais alto, criar um aplicativo móvel do seu e-commerce pode ser uma boa opção. Além de ser criado para navegação exclusiva via mobile, eles podem (e devem) oferecer opções de interação que gerem engajamento dos usuários. Se você vende medicamentos online, seu aplicativo pode oferecer uma opção que lembre a você os horários de tomar os remédios através de notificações no seu celular, por exemplo.

Há também a opção do layout responsivo, que resolve a questão de oferecer um site que se adapte a telas de diversos tamanhos, como são os dispositivos móveis. A loja virtual fica sendo acessada com a mesma URL em todos os dispositivos, sejam desktops ou mobile.

Para quem quer fazer um investimento mais baixo, a versão mobile da loja virtual pode ser uma opção. Os sites mobile também se adaptam a todos os tamanhos de tela, mas são sites que não são visualizados em computadores. O site reconhece o tipo de dispositivo que o usuário está utilizando e direciona para o site que se adaptará da melhor forma. Eles têm a URL como “m.seudominio.com.br”.

Além de oferecer uma boa experiência para os usuários, ter uma loja virtual mobile vai ajudar você a ser encontrado mais facilmente nas buscas na Internet. Isso acontece porque em 2015 o Google fez mudanças no seu algoritmo para beneficiar os sites que fossem mobile friendly (adaptado para navegação em dispositivos móveis) com o objetivo de trazer resultados melhores para seus usuários.

Já temos bons motivos pra investir no mobile, não é? Mas vou citar só mais um: as lojas físicas. Se você tem uma loja física, saiba que os usuários fazem buscas no e-commerce enquanto estão dentro do seu estabelecimento para comparar preços e saber mais sobre os produtos. Portanto, você pode perder vendas para o seu concorrente que já tem uma loja virtual recheada de informações úteis sobre os produtos e talvez esteja com uma promoção para o exato item que o seu cliente procura dentro da sua loja.

>>Leia também: Consumidores fazem tudo dentro da loja física menos comprar.

Se você está planejando abrir uma loja virtual, já comece pensando nisso e colocando no seu planejamento. Se já tem um e-commerce, verifique se ele já tem boa navegação mobile e busque sempre melhorar a experiência do seu usuário.