Marketing de oportunidade: 10 estratégias para engajar seu público
Sabe aqueles dias que você está sem inspiração, não sabe como chamar a atenção do seu cliente e os conteúdos começam a ficar repetitivos?
É aí que entra o marketing de oportunidade, que nada mais é do que pegar carona nos acontecimentos do cotidiano para promover e divulgar sua marca, de forma a aumentar sua audiência, ganhar visibilidade e até mesmo alavancar as vendas do seu produto/serviço.
Saber captar essas tendências e transformá-las em vantagens competitivas é o principal combustível para o sucesso.
Por isso, é importante estar atento ao tempo dos acontecimentos, pois o que é repercutido hoje, amanhã se torna apenas um burburinho e logo cai no esquecimento.
Está afim de pegar uma carona nos assuntos do momento? Aperta o cinto que a gente te mostra como aproveitar o marketing de oportunidade para atrair público, conquistar engajamento e ganhar notoriedade online.
Do tradicional ao digital
Com o avanço da era digital, estratégias voltadas para as mídias sociais têm se mostrado um instrumento bastante eficaz para a criação de conteúdo, aproximação do público-alvo e melhorias dos serviços prestados.
As redes sociais desempenham hoje um papel fundamental, pois são uma das principais fontes para disseminação de conteúdos e informações. O que antes se limitava a revista, rádio e TV, hoje ganha proporções inimagináveis com o poder das oportunidades na web.
Essa transformação nos permite vivenciar experiências que sequer imaginávamos anos atrás. A forma como as empresas envolvem os consumidores mudou e continua mudando a cada dia.
Hoje em dia temos um dia para tudo, logo, as datas comemorativas são os principais momentos para disparar conteúdos. Os programas de TV, séries, eventos esportivos e shows também auxiliam na inspiração para criar novas postagens.
Porém, os conteúdos precisam ter relevância e agregar valor, caso contrário, de nada adiantarão. Pois mesmo as mais bem-intencionadas interações irão fracassar se não forem aceitas pelos clientes.
Não adianta sair compartilhando tudo, bombardeando sua audiência com ideias rasas. Pense em conteúdos valiosos, que respondam dúvidas e que transmitam sentimentos bons.
A comunicação, que muitas vezes é vista como algo básico e de pouca relevância, deve ser aprimorada constantemente.
Instruções iniciais
Para que você possa aproveitar da forma correta os assuntos que estão em alta, é preciso fazer uma análise detalhada do contexto em que o assunto está inserido.
Entender se o tema se encaixa no seu negócio, não deixa possibilidades para interpretações negativas e não discrimina algo ou alguém.
Listamos abaixo outros fatores que não podem passar despercebidos na hora de criar os conteúdos:
1 – Conheça seu produto: Que consumidor irá comprar de alguém que não transmite segurança sobre a solução dos seus problemas? Em um mercado onde o cliente está cada vez mais informado e consciente das suas escolhas, o conhecimento e domínio do produto é condição básica para anunciá-lo;
2 – Conheça seu público alvo: Como ele se comporta diante dos acontecimentos do dia-a-dia? É mais conservador e reservado ou descontraído e alto astral?;
3 – Escolha o melhor canal: De que adianta criar um conteúdo sensacional se você não consegue entregá-lo a seu cliente? O melhor canal não é aquele que está em alta, e sim aquele que dá mais retorno;
4 – Tenha bom senso: É preciso conhecer e analisar o contexto das informações. Não dá para fazer comunicação sem antes pensar nas pessoas e no relacionamento com elas. O bom senso traz humanização durante as ações e gera confiança;
5 – Dê liberdade para o consumidor: Por mais incrível que seja seu post, sempre haverá os haters. É um risco obrigatório que você precisa enfrentar. Seu anúncio pode gerar muitos likes e compartilhamentos, como também uma enxurrada de críticas. Seja maduro para aceitar os dois pontos de vista;
6 – Certifique-se de que os retrovisores estejam ajustados para visualizar onde sua empresa estava e aonde quer chegar se envolvendo com tal assunto. Deve haver um objetivo claro a ser alcançado para a veiculação do mesmo. Mensure se esse tipo de conteúdo está gerando resultados;
7 – Escolha o melhor caminho e evite perda de tempo. Pergunte para si mesmo: Esse assunto realmente vai impactar meu negócio? Se a resposta for “não”, esqueça esse assunto e foque em algo que lhe trará resultados;
8 – Mantenha o pisca alerta sempre ligado, tendo em vista que nem tudo que é midiático irá gerar buzz para sua empresa. Algumas vezes há armadilhas disfarçadas de oportunidades. Não é porque todo mundo tá falando de um assunto que você precisa falar também;
9 – Cuidado com o combustível! Se seu público não é flex, não tente misturar álcool com gasolina. Em outras palavras, não tente misturar assuntos que não tem a ver com a sua persona. Pois ao invés de se aproximar, você pode estar se distanciando mais ainda dele;
10 – Coloque originalidade no porta-malas, com a quantidade de informações que são veiculadas diariamente, torna-se difícil se destacar em meio a tantos concorrentes.
10 táticas para alavancar as vendas do seu ecommerce com o Instagram
Vantagens
Baixo custo
É ideal para empresas pequenas que não podem competir com as maiores, tendo em vista que as campanhas tradicionais necessitam de um investimento maior. Tudo o que você vai precisar é de um designer e muita criatividade;
Combate o bloqueio criativo
Se você está sem ideias para criar conteúdos, acione uma carona! Através dos momentos oportunos é possível obter insights para seu negócio. Seja criativo e autêntico, uma chuva de compartilhamentos e likes aguardam aqueles que alimentam o público com humor e irreverência;
Aproximação do público-alvo
As redes sociais possibilitam uma infinidade de ações diferenciadas, principalmente por possibilitar o envolvimento direto com seu público. Ao utilizar assuntos do cotidiano, o público vai se sentir mais à vontade para interagir;
Repercussão instantânea
Você não precisa esperar até o fim do mês para ter acesso aos relatórios de vendas e analisar se seus anúncios funcionaram ou não. No marketing digital eles são visualizados e ajustados 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.
Presença online
Ao investir em marketing de conteúdo, sua empresa ganha visibilidade e fica lembrada na mente dos usuários. Isso lhe possibilitará ter um canal consistente e confiável.
Cases de marketing de oportunidade
A Toys4Fun aproveitou a época de chuva em Fortaleza e a chegada do filme da Marvel para criar um diálogo engraçado entre os personagens:
A Printerama aproveitou a volta de Sandy e Junior e criou uma estampa para enlouquecer os fãs da dupla:
A Luxo Natural aproveitou o casamento de Alok e Romana para fazer um enquete sobre a belíssima escolha da noiva em substituir o buquê por uma Rosa:
A Deu Na Telha fez uma camiseta com o pisão da debochada Netflix para um seguidor:
E você? O que está esperando para aproveitar o marketing de oportunidade? Aproveite as chances que os assuntos do momento trazem e acione sua carona.
Mas antes, não esqueça de deixar um <3 no nosso post!