Marketing de oportunidade: 10 estratégias para engajar seu público

25/06/2019 Wandeson Felipe
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Marketing de oportunidadeSabe aqueles dias que você está sem inspiração, não sabe como chamar a atenção do seu cliente e os conteúdos começam a ficar repetitivos?

É aí que entra o marketing de oportunidade, que nada mais é do que pegar carona nos acontecimentos do cotidiano para promover e divulgar sua marca, de forma a aumentar sua audiência, ganhar visibilidade e até mesmo alavancar as vendas do seu produto/serviço.

Saber captar essas tendências e transformá-las em vantagens competitivas é o principal combustível para o sucesso.

Por isso, é importante estar atento ao tempo dos acontecimentos, pois o que é repercutido hoje, amanhã se torna apenas um burburinho e logo cai no esquecimento.

Está afim de pegar uma carona nos assuntos do momento? Aperta o cinto que a gente te mostra como aproveitar o marketing de oportunidade para atrair público, conquistar engajamento e ganhar notoriedade online.

Do tradicional ao digital

Com o avanço da era digital, estratégias voltadas para as mídias sociais têm se mostrado um instrumento bastante eficaz para a criação de conteúdo, aproximação do público-alvo e melhorias dos serviços prestados.

As redes sociais desempenham hoje um papel fundamental, pois são uma das principais fontes para disseminação de conteúdos e informações. O que antes se limitava a revista, rádio e TV, hoje ganha proporções inimagináveis com o poder das oportunidades na web.

Essa transformação nos permite vivenciar experiências que sequer imaginávamos anos atrás. A forma como as empresas envolvem os consumidores mudou e continua mudando a cada dia.

Hoje em dia temos um dia para tudo, logo, as datas comemorativas são os principais momentos para disparar conteúdos. Os programas de TV, séries, eventos esportivos e shows também auxiliam na inspiração para criar novas postagens.

Porém, os conteúdos precisam ter relevância e agregar valor, caso contrário, de nada adiantarão. Pois mesmo as mais bem-intencionadas interações irão fracassar se não forem aceitas pelos clientes.

Não adianta sair compartilhando tudo, bombardeando sua audiência com ideias rasas. Pense em conteúdos valiosos, que respondam dúvidas e que transmitam sentimentos bons.

A comunicação, que muitas vezes é vista como algo básico e de pouca relevância, deve ser aprimorada constantemente.

Instruções iniciais

Para que você possa aproveitar da forma correta os assuntos que estão em alta, é preciso fazer uma análise detalhada do contexto em que o assunto está inserido.

Entender se o tema se encaixa no seu negócio, não deixa possibilidades para interpretações negativas e não discrimina algo ou alguém.

Listamos abaixo outros fatores que não podem passar despercebidos na hora de criar os conteúdos:

1 – Conheça seu produto: Que consumidor irá comprar de alguém que não transmite segurança sobre a solução dos seus problemas? Em um mercado onde o cliente está cada vez mais informado e consciente das suas escolhas, o conhecimento e domínio do produto é condição básica para anunciá-lo;

2 – Conheça seu público alvo: Como ele se comporta diante dos acontecimentos do dia-a-dia? É mais conservador e reservado ou descontraído e alto astral?;

3 – Escolha o melhor canal: De que adianta criar um conteúdo sensacional se você não consegue entregá-lo a seu cliente? O melhor canal não é aquele que está em alta, e sim aquele que dá mais retorno;

4 – Tenha bom senso: É preciso conhecer e analisar o contexto das informações. Não dá para fazer comunicação sem antes pensar nas pessoas e no relacionamento com elas. O bom senso traz humanização durante as ações e gera confiança;

5 – Dê liberdade para o consumidor: Por mais incrível que seja seu post, sempre haverá os haters. É um risco obrigatório que você precisa enfrentar. Seu anúncio pode gerar muitos likes e compartilhamentos, como também uma enxurrada de críticas. Seja maduro para aceitar os dois pontos de vista;

6 – Certifique-se de que os retrovisores estejam ajustados para visualizar onde sua empresa estava e aonde quer chegar se envolvendo com tal assunto. Deve haver um objetivo claro a ser alcançado para a veiculação do mesmo. Mensure se esse tipo de conteúdo está gerando resultados;

7 – Escolha o melhor caminho e evite perda de tempo. Pergunte para si mesmo: Esse assunto realmente vai impactar meu negócio? Se a resposta for “não”, esqueça esse assunto e foque em algo que lhe trará resultados;

8 – Mantenha o pisca alerta sempre ligado, tendo em vista que nem tudo que é midiático irá gerar buzz para sua empresa. Algumas vezes há armadilhas disfarçadas de oportunidades. Não é porque todo mundo tá falando de um assunto que você precisa falar também;

9 – Cuidado com o combustível! Se seu público não é flex, não tente misturar álcool com gasolina. Em outras palavras, não tente misturar assuntos que não tem a ver com a sua persona. Pois ao invés de se aproximar, você pode estar se distanciando mais ainda dele;

10 – Coloque originalidade no porta-malas, com a quantidade de informações que são veiculadas diariamente, torna-se difícil se destacar em meio a tantos concorrentes.

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Vantagens

Baixo custo

É ideal para empresas pequenas que não podem competir com as maiores, tendo em vista que as campanhas tradicionais necessitam de um investimento maior. Tudo o que você vai precisar é de um designer e muita criatividade;

Combate o bloqueio criativo

Se você está sem ideias para criar conteúdos, acione uma carona! Através dos momentos oportunos é possível obter insights para seu negócio. Seja criativo e autêntico, uma chuva de compartilhamentos e likes aguardam aqueles que alimentam o público com humor e irreverência;

Aproximação do público-alvo

As redes sociais possibilitam uma infinidade de ações diferenciadas, principalmente por possibilitar o envolvimento direto com seu público. Ao utilizar assuntos do cotidiano, o público vai se sentir mais à vontade para interagir;

Repercussão instantânea

Você não precisa esperar até o fim do mês para ter acesso aos relatórios de vendas e analisar se seus anúncios funcionaram ou não. No marketing digital eles são visualizados e ajustados 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Presença online

Ao investir em marketing de conteúdo, sua empresa ganha visibilidade e fica lembrada na mente dos usuários. Isso lhe possibilitará ter um canal consistente e confiável.

Cases de marketing de oportunidade

A Toys4Fun aproveitou a época de chuva em Fortaleza e a chegada do filme da Marvel para criar um diálogo engraçado entre os personagens:

Exemplo de marketing de oportunidade

 

A Printerama aproveitou a volta de Sandy e Junior e criou uma estampa para enlouquecer os fãs da dupla:

Marketing de conteuúdo

 

A Luxo Natural aproveitou o casamento de Alok e Romana para fazer um enquete sobre a belíssima escolha da noiva em substituir o buquê por uma Rosa:

Exemplo de marketing de oportunidade

 

A Deu Na Telha fez uma camiseta com o pisão da debochada Netflix para um seguidor:

criatividade em marketing

 

E você? O que está esperando para aproveitar o marketing de oportunidade? Aproveite as chances que os assuntos do momento trazem e acione sua carona.

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