5 estratégias de marketing digital para impulsionar as vendas do seu e-commerce

02/07/2021
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Você quer atrair mais consumidores para o seu e-commerce e aumentar suas vendas? Então invista em estratégias de marketing digital.

Segundo informações da Content Trend 2019, 90% da sua audiência está presente na internet. Isso significa que adotar estratégias de marketing é o grande segredo para atrair seu público e expandir seu negócio.

Para isso, te convidamos a acompanhar o artigo para descobrir como o marketing pode te ajudar a acelerar suas conquistas!

O que são estratégias de Marketing Digital?

Primeiramente, é preciso entender o que são, afinal, as estratégias de marketing digital. Trata-se de um conjunto de ações voltadas para a promoção da marca na internet, atração de clientes e desenvolvimento de identidade.

Existe uma variedade de maneiras de aplicar essas estratégias no ambiente virtual. Porém, o mais importante, é que todas elas sejam direcionadas ao público-alvo da empresa. 

Por que desenvolver ações de marketing digital na empresa?

Sem estratégias de marketing digital, impulsionar o crescimento do seu negócio e gerar lucro será muito difícil.

Isso porque divulgar sua mensagem, vender produtos ou serviços na internet ou lançar MVP se tornou cada vez mais trabalhoso, ainda mais com o aumento da concorrência.

Por essa razão, o marketing é considerado indispensável para o sucesso de qualquer negócio! 

Como o marketing auxilia nas vendas?

Por meio de ações de marketing, você conseguirá aumentar a visibilidade da sua empresa, transmitir sua mensagem para o público certo e alavancar as vendas.

Além disso, também é uma ferramenta que facilita na fidelização de clientes e fortalece a marca no mercado.

E mais, mesmo que seu orçamento seja limitado, é possível conquistar ótimos resultados se você utilizar as melhores estratégias e focar o público-alvo certo.

Coloque todas as informações na planilha de controle de orçamento para avaliar o quanto se pode investir nessas estratégias. E se necessário, invista em um curso de power bi para  preencher a lacuna entre os dados e a tomada de decisão e, com isso, ser mais assertivo nas escolhas.

5 ações de marketing para alavancar as vendas:

Várias técnicas de marketing funcionam bem para impulsionar as vendas. Conheça algumas delas:

#1 SEO

SEO (Search Engine Optimization), que significa otimização para mecanismos de busca, é uma estratégia que ajuda na exposição da sua loja online nos motores de busca — como o Google.

Assim, os clientes podem encontrar seu site facilmente no topo do SERP, ou seja, nos resultados de busca, o que oferece mais tráfego orgânico para seu e-commerce.

#2 Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma ação eficiente para atrair, envolver e encantar os clientes. Ao contrário dos métodos tradicionais de marketing, essa estratégia ganha a atenção dos clientes e os leva para o site de uma empresa ao produzir conteúdo significativo.

Como as mensagens são relevantes e aparecem no lugar certo na hora certa, o Inbound convida os visitantes e auxilia na otimização de conversão, em vez de incomodá-los com a publicidade tradicional interruptiva.

#3 Outbound Marketing

Já o Outbound Marketing (também conhecido como Marketing Tradicional) é o processo de prospecção ativa de clientes. Ou seja, a empresa cria anúncios e propagandas para atingir clientes em potencial ativamente.

Junto da equipe comercial, montem uma gestão de metas com okr atingíveis para que os colaboradores se motivem a fazer uma prospecção efetiva e buscar leads qualificados. 

Alguns exemplos são banners e anúncios gráficos, outdoors e comerciais de televisão ou rádio. Já na internet são os pop-ups e anúncios em display. 

#4 Anúncios Patrocinados

A publicidade paga é uma ferramenta que ajuda a aumentar o tráfego de seu site de maneira rápida.

Um dos métodos mais populares é o PPC (Pay per Click). Basicamente, uma empresa patrocina um link, que aparecerá como um anúncio nos resultados do mecanismo de busca quando são pesquisadas palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço. Esse processo também é conhecido como SEM (Search Engine Marketing).

Cada vez que o anúncio é clicado, a empresa paga ao mecanismo de pesquisa (ou outro site de hospedagem de terceiros) uma pequena taxa para o visitante.

Também é possível patrocinar anúncios nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para que suas publicações tenham um alcance maior.

#5 Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita onde você pode registrar sua empresa para que ela apareça em destaque no Google quando for pesquisada por clientes e possíveis clientes.

Por lá, você pode adicionar informações importantes sobre seu negócio, como site, número de telefone, endereço, e-mail, horário de funcionamento e até receber feedbacks de clientes.

Vale ressaltar que, segundo o Google, as empresas que possuem essa validação têm o dobro de chances de serem consideradas respeitáveis pelos usuários da plataforma.

Conclusão

O marketing digital possui estratégias vencedoras para atrair mais consumidores e aumentar as vendas do seu e-commerce. Porém, é preciso que elas sejam pensadas e criadas para atingir seu público-alvo.

Aproveite para colocar em prática as estratégias digitais que abordamos no artigo para obter mais retornos lucrativos para seu negócio.

Conteúdo escrito por Paula Moraes, Redatora freelancer