5 estratégias de marketing digital para impulsionar as vendas do seu e-commerce

Você quer atrair mais consumidores para o seu e-commerce e aumentar suas vendas? Então invista em estratégias de marketing digital.
Segundo informações da Content Trend 2019, 90% da sua audiência está presente na internet. Isso significa que adotar estratégias de marketing é o grande segredo para atrair seu público e expandir seu negócio.
Para isso, te convidamos a acompanhar o artigo para descobrir como o marketing pode te ajudar a acelerar suas conquistas!
O que são estratégias de Marketing Digital?
Primeiramente, é preciso entender o que são, afinal, as estratégias de marketing digital. Trata-se de um conjunto de ações voltadas para a promoção da marca na internet, atração de clientes e desenvolvimento de identidade.
Existe uma variedade de maneiras de aplicar essas estratégias no ambiente virtual. Porém, o mais importante, é que todas elas sejam direcionadas ao público-alvo da empresa.
Por que desenvolver ações de marketing digital na empresa?
Sem estratégias de marketing digital, impulsionar o crescimento do seu negócio e gerar lucro será muito difícil.
Isso porque divulgar sua mensagem, vender produtos ou serviços na internet ou lançar MVP se tornou cada vez mais trabalhoso, ainda mais com o aumento da concorrência.
Por essa razão, o marketing é considerado indispensável para o sucesso de qualquer negócio!
Como o marketing auxilia nas vendas?
Por meio de ações de marketing, você conseguirá aumentar a visibilidade da sua empresa, transmitir sua mensagem para o público certo e alavancar as vendas.
Além disso, também é uma ferramenta que facilita na fidelização de clientes e fortalece a marca no mercado.
E mais, mesmo que seu orçamento seja limitado, é possível conquistar ótimos resultados se você utilizar as melhores estratégias e focar o público-alvo certo.
Coloque todas as informações na planilha de controle de orçamento para avaliar o quanto se pode investir nessas estratégias. E se necessário, invista em um curso de power bi para preencher a lacuna entre os dados e a tomada de decisão e, com isso, ser mais assertivo nas escolhas.
5 ações de marketing para alavancar as vendas:
Várias técnicas de marketing funcionam bem para impulsionar as vendas. Conheça algumas delas:
#1 SEO
SEO (Search Engine Optimization), que significa otimização para mecanismos de busca, é uma estratégia que ajuda na exposição da sua loja online nos motores de busca — como o Google.
Assim, os clientes podem encontrar seu site facilmente no topo do SERP, ou seja, nos resultados de busca, o que oferece mais tráfego orgânico para seu e-commerce.
#2 Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma ação eficiente para atrair, envolver e encantar os clientes. Ao contrário dos métodos tradicionais de marketing, essa estratégia ganha a atenção dos clientes e os leva para o site de uma empresa ao produzir conteúdo significativo.
Como as mensagens são relevantes e aparecem no lugar certo na hora certa, o Inbound convida os visitantes e auxilia na otimização de conversão, em vez de incomodá-los com a publicidade tradicional interruptiva.
#3 Outbound Marketing
Já o Outbound Marketing (também conhecido como Marketing Tradicional) é o processo de prospecção ativa de clientes. Ou seja, a empresa cria anúncios e propagandas para atingir clientes em potencial ativamente.
Junto da equipe comercial, montem uma gestão de metas com okr atingíveis para que os colaboradores se motivem a fazer uma prospecção efetiva e buscar leads qualificados.
Alguns exemplos são banners e anúncios gráficos, outdoors e comerciais de televisão ou rádio. Já na internet são os pop-ups e anúncios em display.
#4 Anúncios Patrocinados
A publicidade paga é uma ferramenta que ajuda a aumentar o tráfego de seu site de maneira rápida.
Um dos métodos mais populares é o PPC (Pay per Click). Basicamente, uma empresa patrocina um link, que aparecerá como um anúncio nos resultados do mecanismo de busca quando são pesquisadas palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço. Esse processo também é conhecido como SEM (Search Engine Marketing).
Cada vez que o anúncio é clicado, a empresa paga ao mecanismo de pesquisa (ou outro site de hospedagem de terceiros) uma pequena taxa para o visitante.
Também é possível patrocinar anúncios nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para que suas publicações tenham um alcance maior.
#5 Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita onde você pode registrar sua empresa para que ela apareça em destaque no Google quando for pesquisada por clientes e possíveis clientes.
Por lá, você pode adicionar informações importantes sobre seu negócio, como site, número de telefone, endereço, e-mail, horário de funcionamento e até receber feedbacks de clientes.
Vale ressaltar que, segundo o Google, as empresas que possuem essa validação têm o dobro de chances de serem consideradas respeitáveis pelos usuários da plataforma.
Conclusão
O marketing digital possui estratégias vencedoras para atrair mais consumidores e aumentar as vendas do seu e-commerce. Porém, é preciso que elas sejam pensadas e criadas para atingir seu público-alvo.
Aproveite para colocar em prática as estratégias digitais que abordamos no artigo para obter mais retornos lucrativos para seu negócio.
Conteúdo escrito por Paula Moraes, Redatora freelancer