Mídias sociais e e-commerce: Como essa parceria funciona

22/03/2018 Sarah Patrício
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Introdução

As mídias sociais são ocupadas por cerca de 3 bilhões de usuários.

Todas as interações dentro dessas mídias, seja com amigos ou com empresas, influenciam os usuários na hora de fazer compras, e o seu e-commerce deve estar presente para aproveitar o que elas podem trazer para o seu negócio.

As Redes sociais são plataformas utilizadas para uma conexão social entre as pessoas

A principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual.

É inegável o sucesso obtido pelas redes sociais que conhecemos, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Dificilmente você consegue pensar na possibilidade de viver sem elas e isso só mostra a força que essas plataformas possuem no nosso mundo.

Importância das Redes sociais para o E-commerce

Mídias sociais geram engajamento com a marca

Para começar, uma empresa que está ativamente compartilhando conteúdo útil para seu público nas redes sociais e interagindo com essas pessoas, ganha uma possibilidade maior do cliente recomendar seu produto ou serviço para a rede de contatos dele.

Um compartilhamento de um amigo atualmente pode ter mais credibilidade do que um anúncio que você pagou, já pensou nisso?

Então não fale apenas do seu produto, busque sempre contribuir com algo interessante para a vida das pessoas e que desperte nelas a vontade de compartilhar com os amigos.

Além da confiança na indicação de um amigo, o compartilhamento de conteúdo da sua empresa nas mídias sociais gera engajamento.

Mídias sociais podem ajudar a evitar crises

Outro fator que pode fazer uma loja virtual se dar muito bem com seus perfis em mídias sociais é o monitoramento de menções à marca.

Quando um cliente está satisfeito com o seu produto ou serviço ele pode até não dizer isso para ninguém.

Porém quando está insatisfeito, pode estar certo de que ele vai querer dizer isso para o mundo, começando pelas redes sociais.

Por isso, monitorar as menções ao nome do seu e-commerce pode fazer você ficar sabendo desse problema antes que uma simples reclamação do cliente afete a imagem do seu negócio.

Sabendo antes, você pode identificar falhas no atendimento ao cliente e evitar crises.

Mídias sociais ajudam a identificar falhas

No e-commerce, podem acontecer atrasos nas entregas devido a greves dos Correios ou outros problemas na entrega dos pedidos.

Nesses casos, as redes sociais podem ajudar a tratar da insatisfação do cliente antes que seja gerada uma imagem negativa da sua loja virtual por problemas de empresas fornecedoras, como no exemplo que dei aqui.

As mídias sociais não têm como função principal gerar vendas.

Elas atuam de forma muito positiva através de uma comunicação direta com o cliente, que acontece com a autorização dele ao seguir os seus perfis, e oferecendo a agilidade na troca de informações tão desejada nos dias de hoje.

Se bem utilizada, as redes sociais da Internet podem ajudar a construir uma imagem positiva e forte da sua loja virtual no mercado.

Principais Redes sociais

Facebook

Facebook é a maior rede social do mundo com mais de 2 bilhões de usuários

O facebook se revolucionou cada vez mais, sempre prezando pela experiência de seus usuários trazendo constantemente novidades, como por exemplo o stories, e desde sempre vem se mantendo no topo

Dificilmente uma empresa que não está no Facebook, será vista pelo os público que ela quer atingir.

Benefícios do Facebook para o E-commerce

  • Maior rede social do mundo

Como já foi falado, o facebook possui bilhões de pessoas conectadas em qualquer hora do dia.

A probabilidade do seu e-commerce ser visto, é muito grande.

  • Seus concorrentes estão lá

Por ser uma plataforma antiga e bem conhecida, é normal as empresas estarem presentes lá.

Por conta disso, com certeza alguns dos seus concorrentes estarão lá e talvez já com a página bem envolvida e repleta de uma galera que já virou fã da marca.

O Facebook possui a ferramenta de Gerenciador de negócios, mais conhecido por Facebook ADS

Nela você pode investir um determinado valor com a finalidade de impulsionar as suas publicações, dessa forma o Facebook vai se esforçar ao máximo para atrair pessoas que têm um interesse real no seu produto.

Para que tudo isso aconteça, é preciso que você já tenha uma persona bem definida para que o trabalho da ferramenta seja bem feito.

Essa estratégia está cada vez mais popular no Facebook e ajuda muito nas vendas e visibilidade da loja.

  • Vender é mais fácil

Quem pensa que redes sociais são só para dar visibilidade para o E-commerce está enganado.

Quem nunca entrou em um grupo de vendas no Facebook?

A verdade é que o Facebook reúne marcas e compradores na maior plataforma online do mundo.

Impossível uma maior oportunidade de vendas que essa!

  • Visibilidade

Todas as marcas e grande parte das pessoas online do mundo todo estão lá e, apesar da grande concorrência por atenção lá dentro, o volume de procura é gigantesco.

Instagram

Impossível não falar do Instagram, se tratando das principais redes sociais da atualidade.

O Instagram está em fase de crescimento todos os dias, e a previsão é de uma expansão ainda maior, considerando as novas funcionalidades que surgem.

Com cerca de 800 bilhões de usuários, você como empresa PRECISA está nela.

A plataforma possibilita o compartilhamento de fotos, assim como também o stories a fim de mostrar a vida diária do usuário.

Como o Instagram é a maior rede social com foco em conteúdo visual, ela apresenta grandes oportunidades tanto para empresas quanto para indivíduos.

Benefícios do Instagram para o E-commerce

  • Oportunidades

Com tantas funcionalidades, o Instagram é um poço de oportunidades para toda empresa.

O stories por exemplo, possui a funcionalidade em que uma foto ou vídeo desaparece em 24 horas, possibilitando um contato mais autêntico com seus seguidores.

Além disso, ele é uma grande ferramenta para auxiliar na vinda de tráfego para seu e-commerce, onde na visualização da história é possível clicar no link para ser direcionado automaticamente para a loja.

  • Inovações

Cada dia é uma novidade no Instagram.

E por que isso é vantajoso?

Cada inovação é uma nova chance de relacionar com seu consumidor de forma interativa e de dinamizar seu conteúdo, potencializando seus resultados.

  • Hashtags

As #hashtags sempre foram um ponto forte do Instagram, porém agora está ainda melhor.

Além de possibilitar o encontro de novas pessoas e conteúdos através dela, agora também é possível seguir uma Hashtag que é de um interesse seu.

Essa inovação do Instagram possibilita mais ainda, a interação entre os usuários e termos de interesse.

  • Estratégias

Assim como o Facebook, ela também possibilita o uso do Instagram ADS.

Que também funciona por impulsionamento de publicações, a fim de alcançar um público maior dentro da rede social.

Sem falar das estatísticas, ou seja, se você migrar para um perfil empresarial, é possível visualizar as estatísticas de todas as publicações e stories, vendo quem clicou, quem salvou a publicação e muito mais.

You Tube

Confesse, é impossível não ver pelo menos um vídeo dessa rede social durante o seu dia.

O Youtube é um plataforma para compartilhamento de vídeos com mais de 1.3 bilhões de usuários.

Está a cada dia mais se tornando febre entre influenciadores ou empresas, que buscam de maus visibilidade para seus conteúdos

O Youtube sem sombra de dúvidas, já é uma mídia imprescindível para qualquer indivíduo.

Benefícios do Youtube para o E-commerce

  • Potencial do volume de conteúdo

Cerca de 5 bilhões de vídeos são assistidos no Youtube todos os dias, e esse número só tende a crescer ainda mais.

  • Conteúdo diferenciado

Assim como algumas outras mídias, o Youtube permite uma gama de conteúdos e dinâmicas diferenciadas.

Sabemos como é possível diversificar o que você mostra para o seu público por meio de vídeos.

  • Monetização

Atualmente sabemos que existem pessoas que vivem apenas de seus vídeos no Youtube e a mídia social já criou verdadeiras celebridades.

Muito disso é devido a possibilidade de monetizar os vídeos, garantindo assim um ótimo ROI (retorno sobre investimento)

  • Estratégias

São inúmeras possibilidades disponíveis com o Youtube, mas você precisa ter alguns focos e são eles:

  1. Investimento em anúncios
  2. Parcerias com influenciadores
  3. Produção de conteúdo.

Twitter

O Twitter sendo uma das maiores redes sociais do mundo com cerca de 330 milhões de usuários, é marcado por ser uma plataforma onde as pessoas compartilham sua rotina e suas opiniões.

É conhecida por ser uma rede social muito liberal, se mostrando extremamente relevante como espaço de expressão, já que as pessoas compartilham muito a sua opinião.

Por conta disso, é uma plataforma muito vantajosa para as marcas.

Benefícios do Twitter para o E-commerce

  • Relacionamento com seus seguidores

A efemeridade é uma das principais características do Twitter.

Ela é uma oportunidade e tanto para criar relações duradouras com os consumidores de sua empresa.

Por ser uma plataforma muito pessoal para a maioria de seus usuários, as marcas tem a grande chance de criar conexões com aquilo que realmente importa para seus fãs e até mesmo entendê-los melhor.

Essa facilidade para criar relacionamento, também é muito usada por famosos.

  • Fortalecimento de seu posicionamento

Como já foi falado, essa rede é um grande palco para a liberdade de expressão para os usuários e personalidades, e pode ser para sua marca também!

Com tantas discussões e debates importantes acontecendo, estar atento a tudo relevante para sua persona é essencial para saber quando se posicionar e utilizar uma oportunidade a seu favor.

  • Estratégias

Estar presente é o pilar mais importante para conseguir uma presença no Twitter.

Diante de tantas informações por lá, pode ser difícil entender realmente o que é relevante ou não.

Por isso, acompanhe bem os seus seguidores, o público que você pretende atingir e analise o tipo de conteúdo que está sendo compartilhado por eles.

Whatsapp

Enfim, chegamos na rede social mais poderosa e popular do Brasil, o Whatsapp.

Essa popularidade se dar, por conta da facilidade na comunicação com as pessoas.

Com cerca de 1,5 bilhões de usuários e crescendo a cada dia, essa rede social se baseia na troca de mensagens instantâneas

O Whatsapp sem dúvidas, revolucionou o contato de uma pessoa com a outra, deixando de lado a regra de se comunicar somente por ligação.

Benefícios do WhatsApp para o E-commerce

  • Praticidade

Por conta de ser uma plataforma “onipresente” na vida da maioria das pessoas, é talvez a porta mais fácil de um usuário ter contato com sua marca.

Principalmente para pequenas empresas locais, que o usam como uma forma de SAC.

É um grande aliado para a compra de produtos, sendo um facilitador para essas transações.

  • Estratégias

Com a chegada do tão falado WhatsApp Business, a relação entre o consumidor e a marca na plataforma se concretizou e deve começar a atingir outros níveis mais profissionais.
Poderemos ter novidades como o pagamento pelo aplicativo chegando para potencializar ainda mais essa rede social como espaço de compra e venda.