Música e Marketing: O impacto da trilha sonora na publicidade

22/12/2020
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Guest post: Este artigo foi escrito por Paula Moraes, Criadora de conteúdo Freelancer

Muito além dos jingles, o uso da música no marketing é uma poderosa estratégia para gerar conexão entre marcas e pessoas por meio das emoções.

Afinal, quem nunca se encantou com uma propaganda especialmente pela trilha sonora? Mais do que despertar o interesse de compra, esse é um gatilho que aproxima as pessoas das marcas.

E algumas músicas viram verdadeiros “chicletes”, não é? Podem passar anos que, ao ouvir as primeiras notas, a letra da música vem naturalmente e quando você vê já está cantando.

Reunimos abaixo alguns exemplos de como a música no marketing pode ser empregada na publicidade e se tornar um verdadeiro hit.

A semiótica e sua relação com a publicidade

Para os profissionais que trabalham com publicidade, o entendimento sobre semiótica é boa parte do processo criativo, por permitir novos caminhos e gatilhos que podem gerar interesse do consumidor por um produto ou serviço.

Mas, afinal, o que é essa tal de semiótica?

A semiótica trata-se da interpretação de signos, ou seja, do entendimento individual diante dos elementos verbais ou visuais que façam sentido para nós humanos. 

Isso se aplica a diversos campos de estudo e formas de se comunicar, como fotografia, cinema, religião, literatura, música, videogames e, como já vimos, na publicidade.

Na propaganda, há várias formas de aplicar a semiótica para reforçar a imagem e mensagem de uma marca e despertar uma identificação da pessoa com a empresa.

Com a trilha sonora, por exemplo, é possível despertar uma conexão mais profunda ao usar uma música que atinge alguma memória ou sentimento específico do espectador.

Um outro exemplo é usar a associação de uma marca ou produto a determinado sentimento, como é bastante utilizado em propagandas.

Marcas de roupas e calçados, por exemplo, que remetem ao conforto e ao bem-estar. Publicidades de bebidas e alimentos, que abusam dos elementos que refletem felicidade e satisfação.

Sensações causadas pela música

Você com certeza tem uma playlist que é capaz de deixar seu dia muito melhor, não é?

Em uma olhadinha rápida nos principais serviços de streaming de música é possível ver indicações como “Músicas para home office”, “Músicas para praticar exercícios físicos” ou “Músicas para dormir”.

Exemplos simples como estes mostram como a música está intimamente ligada com as nossas emoções e sensações.

Algumas trilhas sonoras são tão envolventes que é impossível não se sentir mais feliz, motivado e até mesmo mais concentrado ao ouvi-las. 

A memorização é uma grande força da música

A música tem o poder de despertar a nossa memória, pois atinge áreas do cérebro diferentes das regiões em que outras memórias são armazenadas. 

Por isso, a maioria das pessoas têm maior facilidade em decorar letras de músicas com mais facilidade do que outras informações.

Como a publicidade reforça a marca institucional e os produtos a serem vendidos

A publicidade desempenha um grande papel na construção da imagem de uma marca. É a partir dessa estratégia que a marca apresenta ao público seus valores, objetivos como empresa e sua autoridade.

Isso normalmente é feito de forma atrativa e em uma linguagem adequada ao público-alvo com um estudo aprofundado sobre o melhor canal. 

É através das campanhas publicitárias que muitos clientes chegam até as marcas e seus produtos, pois esse é um modelo que potencializa o alcance das empresas.

Benefícios do uso da música na publicidade

As principais vantagens do uso da música nas campanhas está no grande poder de despertar emoções nas pessoas e na facilidade de memorização da mensagem.

Selecionamos também outras possibilidades e benefícios de uma boa trilha sonora:

Anúncio atraente

A música, por vários aspectos, torna o conteúdo mais espetacular, emocionante e, consequentemente, muito mais atrativo. Para comparar, basta assistir um anúncio com e sem o áudio original, não é?

Storytelling

As pessoas adoram ouvir boas histórias e uma trilha sonora é o complemento perfeito para tornar uma narrativa completa. Por que não explorar esses recursos na publicidade, não é?

Vídeos bem roteirizados e editados geram um bom engajamento. 

Por isso, além de elaborar um bom storytelling, invista em ferramentas que ajudam na criação e edição de vídeos, deixando seu anúncio ainda mais impactante.

Linguagem lírica

A música permite uma liberdade maior para que os publicitários possam trabalhar objetivos lógicos, como aumento das vendas, de forma emocional e poética. 

É uma forma de fugir do óbvio e atingir o público-alvo de forma mais sensível e incomum.

Reforça a venda

A soma de todos esses fatores, que se ligam pelo uso de uma boa trilha sonora, há uma boa chance de sucesso maior nas vendas.

Tanto pelo alcance maior da campanha quanto pela conexão criada com os clientes.

Conclusão

Seja na televisão, no rádio ou na internet, as músicas sempre foram elementos fundamentais em anúncios. Mesmo que inconscientemente, as músicas despertam e produzem memórias e emoções nas pessoas.

A escolha de uma trilha sonora que representa a sua marca é capaz de alavancar as vendas e o alcance dos serviços e produtos de sua empresa. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da trilha sonora, que tal começar agora a planejar sua próxima campanha?

Guest Post: Este artigo foi escrito por Paula Moraes, Criadora de conteúdo Freelancer