O papel da plataforma no sucesso da sua loja virtual

29/03/2016
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plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é mais do que apenas o sistema responsável pelo gerenciamento da sua loja virtual e pela visualização dela na web, ela pode ser responsável pelo seu sucesso e pelo crescimento do seu negócio.

>> Leia também: “O que é uma plataforma de e-commerce e como escolher a sua”

Vou comentar alguns itens que são muito importantes para o crescimento do seu e-commerce e que dependem da plataforma que você escolheu.

Permitir instalação de Google Analytics
Os dados de navegação dos usuários dentro da sua loja virtual e das conversões em vendas são essenciais para o crescimento do seu e-commerce. É a partir dessas informações que o Google Analytics coleta e fornece pra você que devem ser traçadas estratégias para atrair cada vez mais usuários para a sua loja e convertê-los em clientes.

Algumas plataformas alugadas não permitem a instalação do Google Analytics, se tornando um empecilho à expansão do seu negócio.

Ferramentas que possibilitem um bom trabalho de SEO
SEO é um conjunto de práticas que melhoram a encontrabilidade da sua loja virtual nos sites de busca na Internet. Estar nas primeiras posições dos resultados das buscas por produtos que você vende é fundamental para aumentar as suas vendas sem aumentar os custos com anúncios. A sua plataforma de e-commerce deve ser preparada para essas boas práticas, devendo contar com elementos como:

• Arquivo sitemap e arquivos robots .txt,
• URL’s amigáveis
• Domínio próprio
• Meta tags específicas para cada produto

Integração com redes sociais e blogs
A integração da plataforma de e-commerce com os principais sites de redes sociais da Internet e com blog aumentará a abrangência da sua loja virtual. Cada vez mais esses canais estão presentes no dia a dia do seu público e deve fazer parte da estratégia de comunicação do seu e-commerce.

Recursos de Cross Selling
Uma boa plataforma de e-commerce deve ter funcionalidades que permitam a implementação da técnicas de vendas como o cross selling. Nessa técnica de venda, a loja virtual oferece um produto complementar ao que o cliente escolheu, possibilitando o aumento do ticket médio. A sua plataforma deve ter esse tipo de funcionalidade para aplicar mais facilmente técnicas conhecidas de vendas e aumentar o seu faturamento.

Escolha bem a plataforma de e-commerce que você usará para montar a sua loja virtual, pois ela deve permitir a expansão das suas vendas sem grandes traumas. Não se esqueça de que uma migração de plataforma pode significar perdas para o seu negócio.