Qual o papel do e-commerce na pandemia do covid-19?

30/04/2020
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Post escrito por: Sarah Patrício

Você já parou pra pensar qual o papel do e-commerce neste período de quarentena?

Dentre as medidas preventivas ditadas pela a OMS (organização mundial da saúde), a mais importante é a de isolamento, ou seja, cada um na sua casa, saindo só em situações urgentes.

Por conta dessa medida, o e-commerce se tornou um meio fundamental para que as pessoas continuassem a adquirir produtos, movimentar a economia e mais importante, sobreviver.

Negócios que até então só possuíam lojas físicas, estão migrando rapidamente para a venda online, e quem já possuía loja virtual, está querendo focar ainda mais em estratégias online. Sem duvidas, o mercado mudou e as lojas precisam também se adaptar o mais rápido possível a essas mudanças.

Partindo dessa linha de raciocínio, já fica bem claro, que não tem como você evitar o e-commerce em tempos de quarentena. Evitar o contato com as pessoas e ficar em casa é de suma importância em tempos como este.

Por conta de ser tudo muito novo pra todo mundo, decidimos trazer pra você, qual o papel do E-commerce nisso tudo e o que você pode fazer pro seu negócio continuar vendendo, mesmo nesse período.

Crescimento do e-commerce no período de isolamento

Antes de qualquer coisa, precisamos deixar uma coisa bem clara pra você:

O e-commerce brasileiro está mais vivo do que nunca!

Ou seja, se você, ainda achava que o mercado estava parado e que o seu negócio precisava fechar as portas, já pode parar de achar isso. Entenda, as vendas online é que estão mantendo nossa economia viva, e nada te impede de surfar nessa onda também.

Só pra você entender melhor, no gráfico abaixo podemos notar que a partir do dia 23 — período em que se iniciou a segunda semana de quarentena — as vendas online começaram a subir, registrando o primeiro pico em 26/03 e atingindo seu maior pico no dia 31.

*Dados referentes a base da Social Miner

Segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen, na primeira semana de abril, as vendas online registraram um aumento de 18,5%, por conta da busca por chocolates e ovos da páscoa.

E se comparado ao ano anterior, o aumento foi de 377%.

*Dados referentes a base do E-bit

Então, acredite o e-commerce está sendo sim, o principal impulsionador de vendas e da economia do Brasil, isso já é uma realidade para muitos.

O que fazer pra continuar vendendo

Diante de todos esses números, já vemos que é sim possível você fazer o seu negócio continuar vendendo, e claro você precisa de umas dicas pra saber como fazer isso!

#1 Atendimento

  • Aumente os canais de contato com o cliente: telefone, e-mail, redes sociais, whatsapp e telegram;
  • Acompanhe de perto cada pedido e atualize os clientes em cada etapa do processo de compra;
  • Utilize os vendedores de loja física para fazer atendimentos personalizados, sanar dúvidas de clientes, fazer a compra pelo cliente na loja virtual, enviar links de pagamento;
  • Faça uma pesquisa de satisfação com os clientes (por ligação ou whatsapp), procure ouvir as necessidades deles, para quando a quarentena acabar a empresa consiga ofertar o que os clientes estão pedindo;

#2 Frete e delivery

  • Faça novos contratos com empresas que possam fornecer entrega em poucas horas, com motoboys ou Rappi;
  • Transforme suas lojas físicas em pontos de entrega, onde o cliente compra pela loja online e agenda um horário para ir fazer a retirada na loja física;

#3 Loja virtual

  • Crie banners e seja extremamente claro com relação a como sua empresa está trabalhando neste período;
  • Atualize suas vitrines e deixe em evidência os produtos que devem ter mais saída neste período;
  • Procure sanar todas as dúvidas do cliente, e se possível já deixe respostas em algum local da loja prevendo eventuais perguntas;

#4 Redes sociais

  • Divulgue os canais de atendimento e horário de atendimento;
  • Reforce o total funcionamento da loja virtual nesse período e garanta que todos os pedidos sejam entregues;
  • Mostre que os produtos que estão sendo enviados para casa do cliente estão passando por todo um processo de limpeza e higiene, para os clientes se sentirem seguros com você;

#5 Promoções, cupons e descontos

  • Crie um voucher especial (com desconto) para os seus clientes recorrentes da loja física, com um período de uso estendido para os clientes usarem quando essa pandemia passar;
  • Crie banners e seja extremamente claro com relação a como sua empresa estará fornecendo neste período;
  • Para as lojas de roupas/confecção: costurar máscaras de pano para enviar junto dos produtos como brinde ou fazer alguma ação social de doação para pessoas ou instituições que estão sem máscaras. (Não esquecer de fortalecer essa ação nas redes sociais);
  • Crie um voucher de filha para mãe, para esse dia das mães: Disponibilize voucher de diferentes valores para a filha presentear sua mãe, e a mesma comprar quando a loja física reabrir.

#6 Não deixe de divulgar

Muitas empresas que andei conversando, decidiram parar com as divulgações, para cortar gastos, caso a economia do Brasil ficasse ainda pior, e se você fizer isso, você estará cometendo um grande erro.

Nessa hora, é que vemos o crescimento do e-commerce. Mesmo sem poder sair de casa normalmente, as pessoas querem e precisam continuar adquirindo produtos, você só precisa mostrar ainda mais o valor que a sua marca possui.

Conclusão

E se apesar de toda essa explicação, você ainda não conseguiu uma resposta pro título deste conteúdo, pois bem, o e-commerce é a saída para o seu negócio.

O papel do e-commerce para esse período de isolamento, é bem mais do que só vender um produto e fazer esse produto chegar até a sua casa, é também fazer com que a economia do Brasil não pare, é proporcionar qualidade de vida para todos, é diminuir riscos e até mesmo, salvar vidas.

E não se esqueça, lave bem as mãos, fique em casa, se cuide, isso tudo vai passar e o e-commerce vai se tornar mais forte do que nunca!

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