O poder do contágio

05/10/2012 Lahisla Vilar
1 min de leitura
0
Amou?

Às vezes, nos deparamos com fenômenos ou situações que provocam uma reflexão sobre o comportamento das pessoas. O que nos leva a fazer nossas escolhas dessa forma e não de outra, até mesmo no trabalho?

Observe o que acontece com esses 32 metrônomos – objetos utilizados por músicos para marcar o tempo musical – quando colocados juntos, marcando tempos diferentes, sobre uma mesma superfície móvel.

Em pouco tempo, a energia do movimento de um metrônomo vai afetando o movimento dos outros ao redor, fazendo com que eles comecem a marcar o ritmo sincronizadamente por estarem na mesma superfície dinâmica.

Com as pessoas, o poder do contágio também acontece. As influências do meio em que vivemos e das pessoas com as quais nos relacionamos tem muito a ver com a forma como vivemos e nos influencia nos diversos setores de nossa vida. Estar num ambiente no qual as pessoas praticam os hábitos que você quer e torna mais fácil realizações e mudanças nesse sentido, como se os novos hábitos fossem um caminho natural.

O poder do contágio social está presente em nossas vidas, seja nos nossos grupos de amigos ou na cultura da empresa em que trabalhamos, e nem sempre nos damos conta disso. Boas práticas e atitudes produtivas, principalmente cultivadas pelo exemplo, se apoiam no poder do contágio e se propagam.