O que é google tag manager e como criar sua conta

06/08/2020
3 min de leitura
1
Amou?
google tag manager

Você já ouviu falar do google tag manager (gerenciador de tags do google)?

Antes de te explicar sobre essa ferramenta e como a mesma funciona, é importante que você entenda como essa ferramenta trabalha.

Você já ouviu falar no termo “TAG”? Pois bem, uma tag é um pequeno trecho de um código, ela é usada para rastrear os principais dados do usuário e conversões realizadas no seu site/loja.

Podemos dizer que todos os sites existentes na internet, possuem tags instaladas para diversos tipos de objetivos (campanhas, email..), você não consegue detectar com facilidade, mas elas estão lá.

Quando você visita um website ou abre um email que contém uma tag de pixel instalada, o seu navegador segue discretamente um link externo que transmite certos dados para o servidor.

Um pouco confuso né? Pois bem, é pra isso que o google tag manager existe, pra te ajudar a fazer isso tudo de uma forma mais simples e fácil.

O que é o google tag manager?

Essa ferramenta do google, disponibiliza uma maneira fácil e rápida de você instalar determinados códigos de rastreamento, dentro do seu site ou loja virtual.

É muito simples, basta você instalar uma única vez o código no <head> e <body> do seu site/loja e pronto, você já tem acesso aos dados mais importantes.

Um coisa muito legal do google tag manager é o GANHO DE TEMPO! Por exemplo, ao invés de ter que instalar um determinado código página por página, você pode inserir uma única vez o código dentro do seu google tag manager, que ele então replica para todas as páginas do seu site/loja.

A integração que o google tag manager oferece, é muito vasta, desde o Google Analytics até a integração com diversas plataformas de ecommerce, incluindo o magento.

Como se cadastrar no Google tag manager

1. Criando a conta 

Para se cadastrar no google tag manager, basta você clicar aqui e depois clicar em avaliação gratuita no canto superior direito da tela. Logo depois o sistema vai pedir que você faça login na sua conta do Gmail.


Como mostrado na imagem 1, na página de adicionar uma nova conta, você vai precisar preencher os campos usando os dados corretos. A opção container segue o tipo de dispositivo do qual o seu website opera.

criando conta google tag manager
Imagem 1

Assim que tudo estiver devidamente preenchido, clique em Create (Criar).

Depois, a página irá mostrar os termos de serviço do google tag manager, então basta marcar a caixinha para aceitar os termos e então clicar em sim.

2. Pegue o Código

Nesta etapa, você já deve ser capaz de ver a sua página inicial. Um pop-up também aparecerá na tela, contendo dois diferentes grupos de códigos HTML, conforme exibido na imagem 2 abaixo.

tag do google tag manager
Imagem 2

Eles são os seus códigos de rastreamento, que precisam ser adicionados ao seu site/loja. O primeiro grupo vai na sua seção <head> enquanto o segundo vai depois da abertura da tag <body>

Se você for um cliente Bleez, basta seguir os passos a seguir para instalar esses dois códigos na sua loja.

Entre no admin do seu site, e clique em: Lojas > Configuração > Vendas > Google API > Tag Manager

magento google tag manager
Imagem 3

Como mostrado na imagem acima, coloque o primeiro código na sua seção <head> e o segundo na seção <body>.

Depois é só clicar em salvar!

—–

Espero ter te ajudado a entender mais sobre essa ferramenta tão poderosa pro marketing e para análise de dados. E não se esqueça, lave bem as mãos, fique em casa se puder e se cuide, isso tudo vai passar!

Se quiser saber mais sobre nossas soluções e planos:

Clique aqui e conheça o Bleez Shop

Gostou desse conteúdo? Coloca um <3 aqui embaixo, e compartilha com geral!