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O que é Landing page: Tudo que você precisa saber

O que é Landing page bleez ecommerce

Landing page é uma página de destino de um site ou e-commerce onde o seu maior foco é trazer algum tipo de conversão, seja em uma venda, em baixar algum material, receber algum desconto, ou até mesmo passar informações persuasivas para fazer com que o usuário deixe seu contato.

Uma das melhores estratégias de marketing digital para captar leads é através de uma boa e bem feita Landing page, pois é uma página totalmente focada em converter seu usuário, transformando ele automaticamente em um novo lead.

Por isso, entender o que é, como funciona e principalmente como criar landing page que converte é essencial para o sucesso do seu negócio.

Nesse post a gente vai aprender sobre suas principais características de uma landing page, como deixá-la otimizada e também como medir seu sucesso.

O que é uma Landing page

Landing page, ou página de destino, ou página de conversão é uma página que traz algo interessante para o cliente a ponto de fazer com que ele tome alguma ação. Essa é a sua principal missão, convencer aquele usuário a tomar a ação proposta dentro da landing page.

Geralmente os elementos que contêm em uma landing page se baseiam em:

Oferta

Uma oferta pode ser feita de variadas formas e objetivos, você pode ofertar um serviço ou produto, alguma promoção ou desconto, e o mais comum dentro das estratégias de marketing digital é você ofertar conteúdos com materiais ricos e gratuitos, que tragam algum valor para a vida do usuário.

Em troca disso, para ele receber sua oferta, é onde você pedirá algumas informações, que são através do Formulário de contato.

Formulário

Através do formulário que você conseguirá alguma informações importantes do seu usuário. Podem ser nome, empresa que trabalha, idade, cargo e outras opções que podem ajudar para uma formação mais assertiva dos seus leads. O principal elemento dentro de um formulário, é pedir o e-mail do usuário, dessa forma, você poderá entrar em contato com ele outras vezes.

E pra finalizar a ação, o usuário clica em um call to action, onde ajudará a entender o que vem de resultado com essa ação.

Call to action (CTA)

Call to action, ou chamada de ação é a finalização da ação do usuário, vai ser através do call to action que o usuário finalmente vai converter, ou seja, seguir o que você está “mandando”.

Modelo de Landing page

Uma landing page precisa ter apenas as informações necessárias para convencer o cliente a fazer uma conversão. Por isso esqueça qualquer tipo de elemento ou informação que esteja fora do seu principal objetivo com essa página de destino.

Elabore sua Landing page da forma mais simples e clara possível, obtendo apenas informações essenciais sobre aquele produto/serviço/material, fazendo com que o usuário entenda sua mensagem, entenda que valor você está gerando para ele, preencha o formulário de contato e finalize a ação se tornando seu novo lead. 😍

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Como fazer uma landing page que converte

Bom, agora que você já sabe os elementos que devem conter dentro de uma landing page, preciso te informar que, não basta apenas fazê-los, sem pensar detalhadamente em cada palavra que conterá dentro dela.

Para criar uma boa landing page que converte e que transforme seus visitantes em leads você precisa pensar com muita atenção em alguns pontos básicos:

Qual o valor da oferta

Você precisa expressar pro seu visitante um real valor com sua oferta. Para o seu usuário fornecer seus valiosos dados e concluir uma ação, você precisa mostrar pra ele de maneira clara e persuasiva tudo que ele vai ganhar como benefícios REAIS com essa ação.

Um dos principais quesitos que você deverá se preocupar é:

  • Qual será o título
  • Pontos essenciais que informem o que é sua oferta
  • Pontos essenciais que informem que benefícios essa oferta traz

Junto com esses pontos, nas principais informações não deixe de usar com cautela para dar destaque:

  • Cores chamativas
  • Negrito
  • Bullet points

Sem exageros e distrações

Como disse, o destaque das suas informações precisa ser uma forma sucinta, que faça apenas com que o leitor entenda ainda mais rápido o que você está querendo passar, não exagere nunca, nem nas informações e nem nos destaques sobre elas, pois uma landing page precisa ser de boa experiência pro leitor, sem conter nada que atrapalhe sua visualização.

Não coloque nada que possa distrair a leitura do seu leitor, por isso, na maioria das landing pages não costuma ter nenhum menu de navegação ou qualquer tipo de link no rodapé como costuma ser nas diversas outras páginas de um site.

Entenda que, quanto mais coisas você colocar, mais fácil será do seu usuário se distrair em algum momento podendo não concluir a ação, que é o que você tanto quer que ele faça.

SEO

Um dos grandes aspectos e benefícios de uma landing page é que ela tem grandes chances de ser a página encontrada pelo Google quando seu cliente buscar por alguma informação que nela contenha.

Por isso pensar na estrutura da sua landing page para SEO é essencial para o sucesso com ela, então não deixe de pensar em:

  • Pesquisa de palavras chave.
  • Otimização das palavras chave pesquisadas durante as informações.
  • Essas palavras chave tente encaixar no H1, H2 e etc.
  • Links que tenham sentido dentro do contexto

Call to action persuasivo

A CTA da sua landing page é um dos seus principais elementos e precisa ser feito com muito cuidado, pois ele é o gatilho final para que o seu visitante tenha certeza que ele precisa concluir essa ação.

Seu CTA deve ser motivador, pense exatamente em qual ação o seu cliente está precisando tomar e coloque ela no seu CTA.

Tente “conversar” com seu cliente através do CTA, por exemplo:

Vamos supor que você está fazendo uma landing page para conversão de um E-book sobre “como atrair clientes”, ao invés de colocar ”Baixe aqui” no seu call to action, coloque “Saiba agora como atrair clientes”; “Preciso saber como atrair clientes”.

Dessa forma, você estará dando um contexto a mais para seu cliente, chamando ainda mais sua atenção e provavelmente persuadindo-o.

Thank you page

É uma página de agradecimento que tem como missão informar os clientes que sua ação foi concluída com sucesso e também para indicar onde está o arquivo que ela baixou.

A página de agradecimento também pode servir de gatilho para outra ação do usuário, onde você poderá indicar algum material complementar para o que ela baixou ou indicar para que ela fale com um consultor para receber mais informações e etc.

Mensurar os resultados

Para você saber se sua landing page teve um bom desempenho você utilizar algumas formas se mensurações como:

  • Taxa de conversão

A taxa de conversão vai indicar a relação entre visitantes e leads gerados. Como calcular a taxa de conversão? É simples, divida o valor de visitantes dessa página pelo valor de leads que ela trouxe, e você terá a porcentagem de conversão desta página.

Se sua landing page obteve 100 visitantes e gerou 10 leads, a taxa de conversão foi de 10%.

  • Heatmaps

São os mapas de calor que representam através de cores onde está tendo o maior calor no seu site, onde tem maior interação.

Veja o exemplo:

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A cor azul destaca os locais em que há menos cliques, os tons mais quentes (avermelhados, laranja) é onde tem uma relevância maior de cliques, e as manchas brancas e amarelas destacam as áreas com mais cliques na página.

Para fazer esse mapa de calor você terá que provavelmente pesquisar alguma ferramenta, e tem várias na internet, pagas e gratuitas para te ajudar nessa questão.

Com isso, fica bem mais fácil de você detectar possíveis erros e assim corrigi-los.