O que é um site de e commerce

02/11/2016 Bruno Viana
2 min de leitura
0
Amou?

O que é um site de e-commerce

Homem é homem, menino é menino, um site é um site e um e-commerce é um e-commerce.

Sempre há confusão entre o que é um e-commerce, um site e uma loja virtual. Tem gente que acha que é a mesma coisa, mas não é.

“Então Bruno, me explique a diferença.”

Pode deixar…

O que é um e-commerce?

Quando falamos de E-commerce nós estamos nos referindo especificamente do setor de vendas pela Internet de modo geral.

Isso significa que se você vende roupas pelo Facebook ou pelo Whatsapp você está “fazendo” e-commerce. Talvez você já fizesse isso desde a época do finado Orkut e nem sabia.

Agora sabe.

O que é um site?

Esse é o mais fácil de todos.

Um site é um conjunto de páginas na web. Apenas isso e nada mais.

Ou seja, o Facebook é um site, o Youtube é um site, o Wikipedia também e até mesmo aquele sistema que você compra ingressos de cinema é um site. O que vai diferenciar entre cada um deles é o seu objetivo. Alguns sites são feitos apenas para exibir conteúdo em texto, enquanto outros possuem objetivos mais complexos que é o caso de uma loja virtual.

O que é uma loja virtual?

No frigir dos ovos uma loja virtual é um site. Mas nós não costumamos chamar dessa forma pois um site comum não tem a mesma complexidade que uma loja virtual possui.

Enquanto o objetivo de um site é apenas de cadastrar conteúdo em texto que será exibido em forma de página (este artigo que você está lendo é um exemplo), uma loja virtual possui um complexo cadastro de produtos, recebe pagamentos, gerencia cadastro de clientes, calcula promoções, se integra com diversos sistemas externos, etc.

Por conta de toda essa complexidade é mais caro criar e manter uma loja virtual e por causa disso existe o que chamamos de Plataforma de E-commerce. São “sites de e-commerce” prontos com o objetivo de reduzir os custos de quem quer ter uma loja virtual.

Saiba mais sobre plataforma de e-commerce lento este artigo.