O que você precisa para ser um empreendedor digital

11/01/2016
3 min de leitura
1
Amou?

 

Empreendedor digital

Começar um negócio digital, como um e-commerce, por exemplo, funciona basicamente da mesma forma que um empreendimento físico. Você precisará formalizar a empresa, ter um CNPJ, pagar impostos e tudo mais, como qualquer outro negócio. O que muda é o meio de comunicação e vendas.

Em relação à rotina de trabalho, o empreendedor digital tem uma liberdade maior para escolher onde, como e quando trabalhar. Esse é um dos fatores que atraem muitas pessoas para investir em um negócio digital.

Mas surge a pergunta: será que eu tenho o necessário para ser um empreendedor digital? A resposta é sim, qualquer um pode já ter características favoráveis à gestão de negócios digitais, desenvolvê-las com o tempo ou suprir essas necessidades contratando uma equipe que o auxilie.

E quais são essas características de um empreendedor digital de sucesso? Vou comentar algumas delas.

1. Gostar de trabalhar. Muito!
Começar um negócio digital pode ser uma excelente oportunidade de sair da CLT, ser o dono do próprio negócio e escolher onde, como e quanto trabalhar. O mercado está em crescimento acelerado, cheio de oportunidades para todos. Mas você não pode se enganar! Assim como qualquer outro negócio, um e-commerce ou qualquer outro empreendimento digital precisa que você trabalhe muito, mais até do que quando você era empregado de alguém, para alcançar o sucesso. Empreendedores digitais com negócios em estágio inicial relatam que trabalham mais de 10 horas por dia, chegando até 14 horas. A flexibilidade de horários é real, mas é preciso trabalhar muito.

2. Ser adaptável às mudanças
No mundo digital as mudanças acontecem bem mais rápido do que no mundo físico. Sempre estão surgindo novas tecnologias que exigem uma adaptação rápida dos negócios digitais em relação às estratégias de marketing, ao desenvolvimento web, entre outros aspectos. O público está acostumado a essas mudanças rápidas e migram para novas lojas virtuais, aplicativos e demais negócios digitais.

3. Não ter medo de correr riscos
Perder o medo de arriscar é essencial para alcançar o sucesso com um negócio digital. Num mercado onde tudo muda rápido, em que a adaptação às mudanças e a inovação são requisitos necessários para a sobrevivência, é preciso seguir a intuição e arriscar no momento certo. Caso contrário, você ficará para trás até os seus clientes migrarem totalmente para a concorrência.

4. Gostar de estudar. Muito!
Um empreendedor digital precisa estar sempre aprofundando seus conhecimentos. Como já falei, tudo muda bem rápido no mundo digital e você precisa estar atualizado e capacitado para colocar em prática o que for necessário. Investir em livros, cursos, e-books e eventos tem que fazer parte da rotina do empreendedor digital. Além disso, ler biografias de outros empreendedores ajuda a se manter consciente dos problemas e desafios que podem surgir pela frente.

5. Ser capaz de investir
Investir em novas ideias e em projetos já existentes na empresa é muito importante para o sucesso de um negócio digital. É preciso que o empreendedor tenha em mente que deve estar sempre investindo no seu negócio uma parte dos lucros para mantê-lo em crescimento. Se algum dos seus projetos está fazendo muito sucesso, então invista mais nele e torne algo que já é bom em algo transformador.

Curtiu as dicas? Planeje-se, coloque tudo em prática e torne-se um empreendedor digital de sucesso.