Onde o meu cliente está na Internet? Saiba como encontrá-lo

18/02/2016 Lahisla Vilar
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Usuário de Internet

Os seus potenciais clientes estão neste exato momento navegando aqui na Internet, interagindo com pessoas e empresas e você talvez não esteja tirando o melhor proveito disso. Antes de pensar em qualquer estratégia, procure saber onde o seu público alvo mais passa o seu tempo online. Vou te dar algumas dicas para descobrir onde o seu cliente está na Internet.

1. Produza conteúdo e seja encontrado
A Internet tem uma grande vantagem em relação às mídias tradicionais: a sua empresa pode ser encontrada pelo cliente em vez de encontrá-lo. E você pode fazer isso produzindo conteúdo relacionado ao seu negócio e à sua área de atuação no mercado.

As pessoas estão o tempo todo buscando informações úteis na Internet e a sua empresa pode conquistar um cliente disponibilizando essas informações úteis para elas. Se você vende artigos de decoração, criar um blog sobre o assunto e escrever posts falando como combinar cores, tendências de arquitetura moderna, estilos de decoração e outros temas vai atrair pessoas que estão construindo e decorando suas casas e buscando sobre o assunto. Essas pessoas estão muito interessadas em decoração e ao entrar em contato com a sua marca através do blog, podem se tornar clientes no futuro.

2. Pesquise por palavras-chave no Google
O Google é um excelente termômetro do que é popular na Internet. Como o principal buscador utilizado no Brasil, com cerca de 90% da preferência, ele mostra nos primeiros resultados das buscas o que realmente é mais relevante e popular para o público.

O que você deve fazer é selecionar palavras-chave relacionadas ao seu negócio, buscar por elas no Google e ver quais sites, blogs e páginas em redes sociais mais estão sendo acessados. Seguindo o exemplo da loja de decoração, você poderia buscar por “decoração”, “design de interiores”, “decoração de interiores”, “decoração de festas”, “itens de decoração”, “objetos de decoração” e outras. Navegando pelos resultados dessas buscas, você pode ter uma ideia de sites e blogs onde poderia anunciar, ter ideias de conteúdos que você pode falar no seu próprio blog e atrair potenciais clientes.

3. Busque por fóruns e grupos em redes sociais
A sua empresa pode interagir com o seu público também em fóruns e grupos em redes sociais, como o Facebook. Essa interação aproxima as pessoas da sua marca, que receberá ajuda sua em dúvidas sobre assuntos relacionados ao seu negócio, e futuramente podem ser geradas vendas devido a essa aproximação. O mais importante é não tentar vender o seu produto ou serviço logo de cara, mas ajudar o cliente para que ele lembre de você quando for pesquisar produtos com a intenção de compra.

4. Esteja presente em sites de redes sociais
Assim como produzir conteúdo e ter um blog atrai clientes em potencial, estar presente em redes sociais também ajuda na missão de encontrar clientes (ou ser encontrado por eles). Redes como Facebook, Twitter e Instagram permitem que você faça buscas por termos (chamados de #hashtags) e veja o que e onde está sendo falado ou compartilhado sobre determinados assuntos, podendo dar diversos insights para o seu negócio: de onde anunciar para atrair mais clientes, que assuntos tratar nos conteúdos produzidos por você e até novos produtos que você pode vender.

O e-commerce, por ser um canal de vendas que já está na Internet, consegue tirar maior proveito das estratégias que comentei aqui, mas qualquer negócio pode tirar grande proveito da Internet para encontrar seus clientes e gerar vendas. Pesquise, planeje-se e boas vendas!