Os benefícios da computação em nuvem para o e-commerce

29/08/2013
2 min de leitura
0
Amou?

Computação em nuvem no e-commerceInovações de ruptura são aquelas que provocam mudanças que afetam diversos setores da economia e da sociedade, mudando consequentemente a forma de se fazer negócios e a nossa forma de consumir. São exemplos relativamente recentes de tecnologias de ruptura: smartphones, tablets, redes sociais e computação em nuvem.

Todas as tecnologias de ruptura recentes afetaram o comércio eletrônico, mas a computação em nuvem trouxe grandes benefícios para o e-commerce na parte de estrutura de TI, diminuindo riscos e custos.

Grandes empresas de tecnologia, como Netflix, Instagram, Dropbox, VTEX, Samsung e grandes órgãos como a NASA utilizam computação em nuvem. Os benefícios para essas empresas vêm das características básicas dessa tecnologia como elasticidade, pagamento apenas pelos recursos usados, infraestrutura de autosserviço e APIs/automação.

Em primeiro lugar, a loja virtual que utiliza a nuvem tem a elasticidade necessária para atender a picos de usuários, que acontecem principalmente durante ações promocionais e em datas comemorativas. Além disso, os custos são menores, pois a loja só paga pela quantidade de recursos utilizados durante as horas específicas dos picos de acessos. Essa tecnologia também aumenta a agilidade e diminui os riscos de desenvolvimento e implantação de projetos inovadores.

Colocando em números os benefícios da computação em nuvem, de acordo com estudo do IDC, a redução de custos com a utilização da nuvem em um modelo elástico pode chegar a 70% de economia em comparação a um ambiente tradicional. Além disso, o estudo concluiu que a TI aumenta a agilidade e a produtividade em 52% e reduz o tempo de parada de sistemas em até 72% graças ao uso da nuvem.

A Amazon através da Amazon Web Services foi a primeira empresa a oferecer computação em nuvem em 2006. Hoje, ela tem recursos de automação e serviços gerenciados oferecidos pela nuvem da Amazon para grandes lojas virtuais em todo o mundo.