5 dicas cruciais que você precisa usar para a otimização de campanhas do Facebook

08/03/2018 Sarah Patrício
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Talvez você já tenha percebido que as campanhas do facebook mudam muito de um dia para o outro. Um dia a campanha converte perfeitamente bem e no outro você não consegue sequer uma conversão.

É meu querido, isso é um problema para muitas empresas e não só para você!

Pensando nessa dificuldade, elaboramos 5 dicas cruciais para a otimização de campanhas do Facebook, já testadas por nós e que dão certo, vamos lá!

Para você continuar a leitura, é necessário que tenha as suas campanhas do Facebook já criadas!

Se você não sabe por onde começar, clica aqui que a gente te ajuda!

Resumo da tática

  • Dica 1: Criação dos públicos
  • Dica 2: Audience Insights
  • Dica 3: Teste A/B
  • Dica 4: Diário de alterações
  • Dica 5: Analisar as alterações

Dica 1: Criação dos públicos

Dentro do Gerenciador de anúncios você pode criar 2 tipos de públicos, são eles:

Os públicos personalizados que são baseados em dados de usuários que você já “conhece” e os Públicos semelhantes, que são criados a partir de um Público Personalizado.

Público de visitantes do site

Com esse público é possível criar um grupo só com as pessoas que visitaram o seu site dentro de um período específico.

É bem simples, basta você ir na aba de públicos, clicar em “criar um público personalizado” e adicionar a opção de “Tráfego do site”

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Obviamente, você precisa ter um tráfego relativamente bom no seu site, para que o facebook consiga criar um público grande de pessoas.

Logo depois de você criar o público personalizado, a ferramenta perguntará se você gostaria de criar um público semelhante a ele, e então, é só criá-lo e seguir o restante dos passos.

Não esqueça de adicioná-lo quando for criar seu conjunto de anúncio.

A criação desses públicos aumenta muito a sua probabilidade de converter, pois você estará direcionando para pessoas que já demonstraram um interesse real no seu produto/serviço.

Para seguir o passo-a-passo de todos os métodos abordados neste conteúdo é só acessar aqui!

Públicos das redes sociais

Assim como o público de visitantes do site, é possível criar um grupo só de pessoas que estão nas redes sociais do seu negócio.

A ferramenta permite você escolher entre várias rede sociais (Facebook; Instagram; e-mail…)

As pessoas desse grupo, são pessoas que também já sentem um interesse real no seu produto e na sua marca, sem falar que a qualidade delas será maior.

Para criar esse público basta “criar um público personalizado” escolher a opção de “envolvimento” e escolher a rede social desejada.

envolvimento

Assim como no público anterior, ele também vai sinalizar a opção de já criar um público semelhante, é só criá-lo e seguir o restante dos passos.

Dica 2: Audience Insights

audience

Já ouviu falar do Audience insights?

É uma ferramenta essencial para você encontrar novos interesses de direcionamentos.

Basta você adicionar um interesse principal do seu segmento, que ela vai te fornecer informações do seu público, como páginas que ele curte, sua localização e muito mais.

Na maioria das vezes, é exibido páginas que para você não tem nada a ver com o seu segmento ou com o planejamento que criou, porém, as suas personas estão lá pode ter certeza, e o melhor, os seus concorrentes nem sabem disso.

Dica 3: Teste A/B

O Teste A/B é um método de teste que consiste entre dois elementos com informações similares, porém mudando algum detalhe específico, a fim de comparar qual teste irá persistir melhor.

Teste A/B nos anúncios

Sempre que iniciamos as campanhas dos nossos clientes, criamos o teste A/B de anúncios logo de imediato.

Normalmente fazemos um comparativo com as informações bem similares, mas com mudanças pequenas na imagem.

Exemplo prático

Iniciamos uma campanha com uma loja de Moda Plus size, a KN PLUS.

De início testamos esses dois anúncios abaixo, a fim, de saber qual imagem chamaria mais atenção das mulheres para clicar no anúncio.

kn-1

kn2

Como você pode ver, o primeiro anúncio contém mais informações na foto, enquanto o segundo é mais limpo.

E a conclusão do teste foi: O primeiro anúncio chamou mais atenção e gerou mais vendas.

O teste foi realizado em duas semanas e no final dele, o segundo anúncio foi desativado e os outros anúncios foram feitos criados com base no primeiro anúncio.

Você pode fazer isso com descrições; emoticons; cores e muitas outras variantes.

O importante nesse teste, é diagnosticar qual estratégia se encaixa melhor com o seu negócio e com o seu público.

Dica 4: Diário de alterações

Anote, anote, anote e por último ANOTE!

É primordial que toda alteração executada nas campanhas, sejam documentadas. Isso é muito importante para a otimização de campanhas do facebook.

Normalmente, as empresas realizam milhares de alterações, conseguem o resultado desejado e no final, não fazem a mínima ideia de qual alteração realmente deu certo.

Isso dificulta muito quando você quer repassar o sucesso dessa campanha para uma outra, sacou?!

Dica bônus

Além da documentação dessas alterações, é importante também que você estabeleça um período de teste. Isso vai diante do objetivo que você pretende alcançar.

O período mínimo para um teste único é de uma semana!

Dica 5: Analisar as alterações

Você já parou alguma vez para analisar detalhadamente os números das suas campanhas?

É essencial ficar atento a todos os números que a sua campanha traz, e não falo só da receita e sim de números como: ticket médio; Visitas; cliques no link; CPA; ROI entre outras.

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O próprio Gerenciador das campanhas disponibiliza informações significativas para ajuda na otimização de campanhas do facebook.

Uma dessas informações é a aba de “detalhamento” no lado direito da tela.

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Nessa aba, está disponível informações como: Dispositivos usados (Celular, tablet, desktop); Região mais acessada; Posicionamentos (Instagram, Facebook, Messenger) e muitas outras.