Palavras-chave de cauda longa: O que são e como podem te ajudar

12/03/2018 Sarah Patrício
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Resumo da tática

  • O que são palavras-chave de cauda longa
  • Exemplo prático de base
  • Qual a importância de usá-las
  • Quais ferramentas usar
  • Conclusão

Você deve saber que as palavras-chave são muito importantes para o seu site, pois são através delas que você pode adquirir posicionamentos relevantes no tráfego orgânico do Google.

Porém adquirir esse posicionamento exige que você esteja atento a alguns elementos, sendo o mais relevante deles, o bom uso das palavras-chave de cauda longa.

O que são Palavras-chave de cauda longa

As palavras-chave de cauda longa se referem a uma estratégia para acionar pessoas com termos que não são tão demandados, porém que possuem um bom volume de buscas.

Essa estratégia ficou conhecida a partir da teoria abordada no livro “A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho”, escrito por Chris Anderson.

As palavras-chave de cauda longa são muito usadas em estratégias de SEO.

Ao invés de utilizar palavras que são muito disputadas no Google, usa-se palavras mais longas com vários termos em um só!

Dessa forma, as palavras-chave que são mais genéricas e mais disputadas são deixadas de lado, a fim de usar aquelas que não são tão usadas pelo os anunciantes, porém bastante usadas pelo o buscador.

A dúvida que mais prevalece nas empresas assim que começam a querer focar em palavras-chave de cauda longa é:

Qual deveria ser o tamanho de uma palavra-chave de cauda longa?

Geralmente elas são formadas por três ou mais palavras que estão mais intencionadas a atingir as pessoas que ainda está no topo e meio de funil.

Entenda, que quanto maior a palavra-chave, mais fácil é para você alcançar uma boa classificação para ela.

Importante

A escolha das palavras-chave, vai depender do seu planejamento inicial e está atrelado especialmente na persona que você pretende alcançar.

Personas: Tudo que você precisa saber para fazer a sua

Exemplo prático de base

Partindo para um exemplo prático de uma loja de tênis, abaixo temos a sequência de palavras mais genéricas até as palavras-chave de cauda longa:

aaeaaqaaaaaaaaqnaaaajdqxyjc5ndnhltvlyjmtndq4nc1izjniltnjytbkodvjztk5yg

 

Outros bons exemplos de palavras-chave de cauda longa que especificariam bem os interesses dessa loja, seriam:

  • comprar tênis running online
  • loja online de tênis
  • comprar tênis casual em sao paulo
  • preços de tênis running em sao paulo

Qual a importância de usá-las

Conforme um estudo realizado pela Statista, um portal de estatísticas e estudos, mostra que a otimização de uma loja de sucesso está em 50% do seu foco em usar palavras-chave de cauda longa!

Sabia disso?!

Melhora na competição pela busca

Palavras-chave que são muito populares na busca do Google são sempre mais competitivas

O termo “tênis” como do exemplo acima, provavelmente compete com milhares de lojas do ramo da moda.

Porém, “tênis Running feminino” não é tão disputada assim, já que é uma palavra mais específica.

Usando da segunda opção, o seu posicionamento, seja em qual plataforma você pretende focar, melhoraria significativamente a otimização da sua página.

Maior chance de conversão

Quanto mais próximo da resposta o visitante chegar em uma pesquisa, maior é a probabilidade de conversão.

Ou seja, quanto mais específica a sua palavra-chave for, maior a possibilidade de ele efetuar uma compra.

Quais ferramentas usar

Keyword Tool

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O Keyword tool não é uma ferramenta 100% gratuita mas mesmo na versão gratuita gera até mais de 750 sugestões de palavras-chave de cauda longa para cada termo de pesquisa.

Você só precisa digitar uma palavra relacionada ao seu produto no campo e pronto, a ferramenta vai te fornecer infinitas palavras-chave de cauda longa semelhantes.

UberSuggest

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UberSuggest também não é 100% gratuito, porém assim como keyworld tool fornece uma infinidade de palavras-chave muito boas.

Muito usada para auxiliar em estratégias de SEO e produção de conteúdo.

Keyword Planner do AdWords

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O Keyword Planner do AdWords, diferente das ferramentas anteriores, além de disponibilizar ideias de palavras-chave garante acesso também a um histórico de estatísticas.

Com ela fica mais fácil você analisar a concorrência e volume de pesquisa de cada uma, a fim de entender melhor qual usar.

*Para ter acesso a ferramenta, você vai precisar criar uma conta na plataforma do Google AdWords.

Conclusão

O uso correto das palavras-chave de cauda longa, é essencial para que o seu site receba visitas mais qualificadas para então, gerar mais conversões.

O objetivo de as usar não está atrelado somente ao posicionamento do Google, mas também em usar as palavras certas que o seu público está buscando.

Lembre-se de analisar os resultados das suas palavras-chave, em caso de um ROI negativo, é muito importante a continuidade da pesquisa, afim de encontrar as certas para o seu negócio.

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