Passo a passo: Criação de Campanhas no Facebook

02/02/2018 Sarah Patrício
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Já ouviu falar das campanhas do Facebook? Acredito que sim!

Já faz um tempo que o Facebook chama a atenção de muitas empresas que querem aumentar as suas vendas.

Mas para que isso aconteça, é preciso ir além, e porquê não vivenciar as campanhas do Facebook?!

Sabemos que para quem ainda está começando a usar as campanhas do Facebook ADS as dúvidas são muitas, por isso, preparamos um passo a passo completíssimo que explica como você pode criar suas primeiras campanhas do Facebook.

Passo 1: Gerenciador de anúncios

Criação

O Gerenciador de anúncios é a ferramenta usada para criar e monitorar as campanhas.

Comece acessando o business.facebook.com e clique em “Criar conta” como na imagem abaixo.

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Você será direcionado para uma página para digitar o nome da empresa, endereço de e-mail do trabalho e a página principal que pretende divulgar.

Observação: Se você ainda não tiver uma Página para sua empresa, crie uma.

Depois, é só inserir o restante dos campos obrigatórios.

Adicionar a página

Para começar a divulgação dos seus anúncios, basta adicionar a página do seu negócio

Comece acessando as Configurações do negócio e clique na guia “Páginas” para seguir o restante dos passos:

  • Clicar em “Contas”
  • Clicar em “Páginas no lado direito da tela”
  • E escolher a opção “adicionar novas Páginas”

 

Selecione uma das três opções: “Adicionar uma Página”, “Solicitar acesso a uma Página” ou “Criar uma nova Página”

Se você escolher “solicitar o acesso a uma página” ou “adicionar uma Página”, você deverá informar o nome ou a URL da página do Facebook.

Adicionar pessoas

Você pode dar acesso aos colaboradores da sua empresa ao gerenciador. Só será necessário permitir o acesso ao e-mail cadastrado no perfil do facebook.

Para cadastrar, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse as Configurações do negócio.
  • Em “Usuários”, clique em “Pessoas.”
  • No lado direito da página, clique em “Adicionar novas pessoas”
  • Insira os endereços de e-mail comercial das pessoas que você deseja adicionar, selecione a função que pretende atribuir a elas e clique em “Salvar”.

Os colaboradores receberão um e-mail sendo convidados para participar dos negócios da campanha.

Depois das solicitações serem aceitas, basta adicioná-las às Páginas.

Pixel de conversão

Uma fase muito importante para a análise dos seus anúncios é a criação do pixel de conversão.

O pixel deve ser instalado no código da sua loja  para que o Facebook possa receber as informações de compras e pessoas que visitaram o seu site.

Para criá-lo basta acessar o link e seguir os passos abaixo::

  • Acesse a guia “pixels”

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  • Clique em “Criar um pixel”
  • Insira um nome para o pixel.

Só poderá haver um pixel por conta de anúncios, então escolha um nome que represente o seu negócio.

  • Marque a caixa para “aceitar os termos do facebook”
  • E clique em “Criar pixel”

Depois da criação, ele está pronto para ser instalado pelo o desenvolvedor da sua Loja!

Fundamentos básicos

Antes de passarmos para criação das campanhas, é importante entender como o Gerenciador de anúncios é estruturado:

  • Campanhas: Nível usado para definir o objetivo da divulgação dos anúncios.
  • Conjunto de anúncios: Nível de direcionamento, orçamento, programação, lances e posicionamento.
  • Anúncios: Nível de criação do anúncio!  Aqui você escolhe as fotos, descrições, títulos etc

Passo 2: Campanha

Criação

Para começar a criação das suas campanhas do zero, acesse o Gerenciador de negócios, clique em “Criar campanha” e defina um nome para ela.

 

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Uma vez feito isso, é hora de definir o objetivo da sua campanha.

Na imagem abaixo estão listadas as opções disponíveis pela a plataforma:

 

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Para entender detalhadamente sobre cada um deles é só acessar esse link

Passo 3: Conjuntos de anúncios

Definição do público

Logo depois de definido o objetivo da campanha, é hora de criar os conjuntos de anúncios.

É importante ter bastante atenção nessa fase, pois aqui será especificado quem verá os anúncios.

O Facebook permite segmentar a sua audiência em até 3 formas diferentes:

Segmentação por Interesse

Os  anúncios podem ser segmentados com base em diferentes tipos de informações, tais como: idade, gênero, cidade, páginas ou Fan Pages que a tua persona curtiu.

Nessa segmentação, é possível criar uma audiência a partir de interesses específicos!

Exemplo:

Digamos que temos uma loja de roupa feminina, basta refinar a segmentação por faixa etária entre 25 a 35 anos, que tenham dado likes nas Fan Pages dos seus principais concorrentes e que morem na cidade de São Paulo, que o facebook fará a segmentação baseada nessa informações, sacou?!

Público Personalizado

Na configuração do conjunto de anúncio, é permitido adicionar segmentação por públicos, logo nesse campo da imagem abaixo:

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OBS: É preciso criar o público personalizado no Gerenciador antes.

Criação do público personalizado é baseada em dados de usuários que você “conhece”.

Há diferentes tipos de públicos, sempre de acordo com o tipo de fonte de onde você extraiu as informações.

Exemplo:

O que mais usamos aqui na Agência para os clientes é o “tráfego do site” onde as informações do público são obtidas a partir das visitas à sua página web.

Esse tipo de fonte é ideal para quem busca exibir anúncios a usuários que já entraram na loja e que já tem um certo interesse no produto/serviço.

Público Semelhante

A criação de público semelhante é feito partir de um Público Personalizado.

Através do público personalizado, é só adicionar a opção de “público semelhante”.

A partir desse púbico, fica mais fácil identificar usuários com traços semelhantes aos dos usuários que interagiram com sua marca.

Exemplo: 

Digamos que você criou um público personalizado de todos as pessoas que visitaram o seu site nos últimos 30 dias, você pode criar um público semelhante ás pessoas que visitaram seu site!

Além do público ficar maior, aumenta consideravelmente a possibilidade de vendas.

Definição do orçamento

Público segmentado, é hora de definir o orçamento diário ou se preferir, indicar uma data de início e de término para a campanha.

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Você pode escolher entre dois tipos de pagamentos: Pagar por Impressões (CMP) ou Pagar por Cliques (CPC).

Na escolha do CPC, você pagará por cada vez que o seu anúncio for clicado, já na escolha do CPM você pagará por cada vez que o anúncio for visualizado por alguém.

PS: Para quem está começando as campanhas agora, indicamos a opção de pagar por cliques (CPC).

Passo 4: Anúncios

Criação

Logo depois de configurado os conjuntos de anúncios, você será direcionado para a criação dos anúncios de divulgação.

Para criá-lo, basta seguir os passos abaixo:

  • Defina um nome para o seu anúncio

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  • Escolha um formato de divulgação. Dependendo do objetivo que você escolher lá na guia de campanhas esses formatos poderão mudar.

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  • Adicione a imagem que gostaria de divulgar no quadro indicado.

Fique atento aos redimensionamentos do anúncio indicados logo ao lado direito da imagem.

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  • Insira o texto do seu anúncio.  As opções disponíveis são:
  1. URL do site;
  2. Texto 1;
  3. Título.

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  • Escolhe uma chamada de ação para o usuário clicar assim que ver o seu anúncio.  As opções disponíveis são essas abaixo:

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Dicas na hora de criar os anúncios:

  1. Dedique o tempo necessário à tarefa de criar um bom título;
  2. O título não deve exceder 25 caracteres;
  3. Crie uma descrição coerente com o objetivo do anúncio;
  4. A descrição tem um limite de 90 caracteres;
  5. Use boas imagens
  6. Se houver textos na sua imagem, certifique-se de que a área que ele ocupa não exceda 20% do espaço total
  7. Não se esqueça de incluir uma chamada para ação irresistível.

Após a finalização dos seus anúncios, você poderá visualizá-lo dessa forma:

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Passo 5 : Mensuração de resultados

Uma vez que for finalizada a criação das campanhas é hora de mensurar os resultados.

É essencial realizar as otimizações necessárias, para identificar o que deverá ser ajustado ou eliminado.

Veja aqui: 5 dicas cruciais para otimizar campanhas do facebook