Plano de comunicação: A sua loja virtual precisa de um

26/11/2015 Lahisla Vilar
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planejamento

Você sabia que 70% das lojas virtuais brasileiras são inoperantes? Isso quer dizer que a maioria tem menos de 10 vendas por mês de acordo com um levantamento feito pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Entre tantas causas que podem levar a esse alto índice de insucesso, a falta de um plano de comunicação está entre as principais.

Antes de a loja virtual está no ar, as pessoas se preocupam bastante com os produtos e com a plataforma de e-commerce que será usada, mas se esquecem de pensar em quanto poderão gastar com divulgação e como farão isso. Uma loja virtual não vende os produtos sozinha, ela precisa de investimento para atrair visitantes e depois convertê-los em clientes. A comunicação faz esse papel e precisa ser planejada.

O grande passo para o sucesso na criação de loja virtual é tomar consciência da importância de traçar uma estratégia de comunicação e marketing antes do lançamento da loja. Isso garantirá que o empreendedor e sua equipe saibam para onde estão indo e alcancem as suas expectativas com a criação de loja virtual.

Por que tenho que fazer um plano de comunicação

Algumas das melhores razões para você planejar e investir na comunicação para o seu e-commerce:

1. O mercado muda muito rápido

Você precisa ter uma estratégia pensada para estar sempre conquistando visitantes e convertendo-os em clientes.

2. O mercado digital muda mais rápido ainda

Nem preciso dizer que a Internet lança sucessos astronômicos que ninguém lembra mais na semana seguinte. Esteja semper trabalhando para ser lembrado.

3. Posicionamento competitivo

O e-commerce virou um mar enorme de empresas. Você precisa se diferenciar, assim como já acontece no varejo tradicional. É no planejamento que você consegue o melhor posicionamento competitivo, uma forma como você quer que seja seu público enxergue a sua loja virtual e trabalhará para que aconteça.

O que eu preciso para fazer um plano de comunicação

O planejamento de comunicação reúne todas as informações do seu negócio, do mercado e dos concorrentes que serão relevantes para as decisões relacionadas à comunicação (ou “divulgação”) da sua loja virtual. Após esse levantamento, deverão ser pensadas as ações que podem ser feitas dentro do seu orçamento, as metas a serem alcançadas e como serão mensurados os resultados.

Algumas perguntas ajudam a guiar esse trabalho:

1. Conhecer o público

Quem compra?
Informações demográficas, como idade, gênero, ocupação, região do país, estado, cidade, etc.
Quanto e quando compra?
Identificar períodos de alta e baixa nas vendas.
Onde compra?
Preferências de compra do público (shoppings, e-commerce, catálogos, etc)
Por que compra?
Identificar os motivos que levarão o público às compras, razões para adquirir o seu produto.

2. Influenciadores

Quem influencia?
Identificar quem são os principais influenciadores da compra e como essa relação de influência é exercida.

3. Conhecer os concorrentes

Quem são seus concorrentes?
Como se relacionam com o público?
Como desempenham em sua loja virtual?
Como estão inseridos no meio digital?
Quais as vantagens e desvantagens competitivas?

4. Relevância dos produtos

Meus produtos são relevantes?
Em relação à concorrência?
Em relação ao mercado?
O consumidor considera meus produtos relevantes?

5. Política de preços

A política de preços está adequada ao mercado?
E em relação ao meu posicionamento?

6. Meus objetivos

Manter ou aumentar clientes?
Aumentar ticket-médio?
Conquistar novos clientes?

7. Especificar objetivos

O quanto quero crescer?
Em quanto tempo?

 

Essas perguntas dão um norte sobre como fazer um plano de comunicação básico. Se você puder investir um pouco mais, o ideal é contratar um profissional especializado em comunicação e marketing ou uma agência digital que ofereça o serviço de marketing digital.

Planeje-se sempre e boas vendas!