Plataforma Magento: Por que escolhê-la para sua loja virtual

31/10/2016 Lahisla Vilar
4 min de leitura
0
Amou?

Magento Commerce

Magento é uma das plataformas de e-commerce mais usadas em todo o mundo, com mais de 250 mil lojas virtuais. Ela é open source e isso quer dizer que ela tem código aberto, podendo ser baixada e instalada gratuitamente em um servidor de sua preferência. Só isso já poderia ser motivo suficiente para você querer utilizar o Magento na sua loja virtual, mas vamos te contar mais vantagens de usá-lo como a sua plataforma de e-commerce.

Vantagens da plataforma Magento

Não exige investimentos em licenças de softwares

Ao escolher um serviço de hospedagem para loja virtual em Magento, você pode optar por um servidor Linux com PHP e base de dados MySql. Esses softwares são gratuitos, não exigindo investimentos em licenças de softwares.

Módulos adicionais capazes de personalizar a loja virtual

O Magento possui uma infinidade de módulos que podem ser instalados para personalizar a sua loja virtual. Além das funcionalidades padrões, você pode adicionar novas funcionalidades e, Por ser uma plataforma open source, você também pode contratar um desenvolvedor web ou uma agência digital para desenvolver módulos exclusivos para o seu e-commerce.

Há bons prestadores de serviço Magento no Brasil

Como é uma plataforma open source, o Magento tem uma comunidade que colabora para o desenvolvimento contínuo dele, inclusive no Brasil. Por aqui há pacotes de tradução em português brasileiro, módulos de pagamento e cálculo de fretes adaptado para a nossa realidade, além de bons prestadores de serviço especializados em Magento.

Possui recursos avançados de loja virtual

O Magento é uma plataforma de e-commerce robusta, que conta com recursos avançados para a sua loja virtual. Funcionalidades como gestão do catálogo de produtos, atendimento ao cliente, gestão de frete e elaboração de relatórios estão presentes na sua versão padrão, além dos módulos que você pode instalar gratuitamente ou desenvolver especificamente para o seu negócio. Além disso, o Magento suporta mais de 500 mil produtos em um só site e consegue lidar com 80 mil pedidos por hora (dependendo da hospedagem que você contratar).

É uma plataforma multi site

Para negócios que precisam de uma plataforma multi site, o Magento é ideal. Ele nos permite com uma só instalação gerir várias lojas e reuni-las num só painel de administração. Assim você pode, por exemplo, gerenciar lojas distintas, em diferentes línguas, em domínios distintos e com níveis de segurança diferentes num só local.

Fácil integração entre ferramentas

A plataforma Magento permite fácil integração com outras ferramentas, permitindo ao lojista virtual conhecer o comportamento do seu cliente e oferecer melhores experiências de compras. São bons exemplos a integração através do módulo dos Correios, que permite o cálculo automático de frete sem sair da loja virtual; a possibilidade de receber pagamentos de vários cartões de crédito e boleto através do módulo do PagSeguro e a integração com o Google Analytics para ter acesso a relatórios de acessos e vendas da sua loja virtual, além de muitos outros.

Recursos Avançados de SEO

O Magento possui recursos avançados de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), que se explorados pelo gestor da loja virtual, pode trazer tráfego gratuito dos sites de busca como o Google. Esse tráfego gratuito é essencial para uma boa estratégia de marketing digital, além de diminuir os custos com anúncios.

Robusto e forte nos quesitos de segurança e estabilidade

A segurança utilizando Magento é garantida pela criptografia de dados usando os certificados SSL e o protocolo HTTPS, que permitem maior segurança para a transferência de dados entre o computador do seu cliente e a loja virtual. Além disso, o Magento permite gerenciar permissões em vários níveis, tornando o seu e-commerce mais seguro.

Informações de sua loja virtual são totalmente privadas

Por ser uma plataforma de e-commerce que você pode instalar em um servidor próprio, as informações do banco de dados da sua loja virtual, como cadastro de clientes, produtos, pedidos e transações, são totalmente privadas, sem acesso de terceiros.

Existem plataformas alugadas que usam Magento e não permitem que você instale em um servidor próprio, mas essas empresas devem garantir a privacidade de todos os dados da sua loja virtual.

Facilidade de importação/exportação de dados em formato CSV

Com o Magento, é possível importar, por exemplo, uma grande quantidade de produtos que estejam numa folha de cálculo, facilitando a vida do gestor de e-commerce.

Desvantagens da plataforma Magento

Para não dizer que a plataforma Magento só tem vantagens, os principais pontos apontados como desvantagens são:

  • Exige a contratação de um bom servidor de hospedagem por ser uma plataforma robusta;
  • Exige bom nível de conhecimento em programação para instalar e customizar a plataforma ou a contratação do serviço de profissionais de desenvolvimento ou agências especializadas.

Seu negócio precisa de personalização e precisa de uma plataforma que permita a expansão do seu negócio? Então o Magento é ideal para você. Veja todos os prós e contras, planeje-se e boas vendas!

Quer vender seus produtos de moda pela Internet? Conheça nossos planos.