Por que o atacado deveria investir mais na Internet

12/02/2016 Lahisla Vilar
2 min de leitura
0
Amou?

Ecommerce para atacado

Vender no e-commerce está deixando de ser uma inovação e está se tornando essencial para o varejo, mas o atacado ainda anda a passos lentos no rumo das vendas online. A chegada de grandes empresas ao comércio eletrônico, como o Ponto Frio Atacado, pode estimular uma mudança.

Vou comentar algumas das melhores vantagens para um atacado investir mais na Internet e abrir a sua loja virtual.

1. Menos custos, mais lucratividade
O e-commerce diminui os custos de um atacado com a sua equipe de vendas, como transporte, salários, hospedagem, alimentação e outros. Toda essa economia pode ser revertida para investimentos em marketing, permitindo à empresa atingir um cliente que antes não conseguia pela falta de um representante comercial em sua região. Portanto, com menos custos, o atacadista pode aumentar a sua lucratividade aumentando o seu alcance através da Internet e conquistando mais clientes.

2. Vendedores se tornam consultores
Outra boa oportunidade que o e-commerce traz para o atacado é a possibilidade de transformar os seus vendedores em consultores. Sem ter que fazer a parte “burocrática” das vendas, os vendedores têm tempo livre para ajudar os clientes, principalmente os pequenos comerciantes, a fazerem compras melhores e a melhorar as vendas.

3. Relacionamento próximo com o cliente
Acessando uma loja virtual, o comerciante terá um lugar para tirar dúvidas, ver novidades, promoções e receber descontos sem a necessidade de um vendedor para explicar tudo isso para ele. Ter vendedores com tempo livre para atuar mais como consultores aproxima e fideliza o cliente, consequentemente melhora ainda mais as vendas dos atacadistas.

4. Mais pequenos comerciantes como clientes
O número de pequenos empreendedores cresceu bastante no Brasil nos últimos anos devido a incentivos do Governo como o Simples Nacional. Porém, vender para eles, que compram em pequenas quantidades, pode ser desvantajoso para a maioria dos atacadistas devido aos custos das visitas da equipe de vendas. O e-commerce consegue diminuir esses custos, como já comentei aqui, pois diminui as tarefas dos vendedores, já que o cliente faz o próprio pedido pela loja virtual, e permite ao atacadista vender para mais pequenos negócios.

As vantagens de o atacado investir na Internet e no e-commerce estão aqui. O próximo passo é planejamento. Boas vendas!